PREFEITURA REFORÇA AÇÕES DE MANUTENÇÃO NO SISTEMA DE DRENAGEM DE SALVADOR.

0
212

Para que a cidade possa passar o período chuvoso com mais tranquilidade, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) tem intensificado as ações preventivas no sistema de drenagem e canais, além de realizar podas de árvores e outros serviços essenciais. As medidas, que buscam reduzir os transtornos para os soteropolitanos, tem investimento municipal estimado em R$25 milhões até junho, que é quando a Operação Chuva 2023 será finalizada.

O titular da Seman, Lázaro Jezler, destacou que as ações de zeladoria da cidade são executadas o ano inteiro e recebem um reforço nos meses de abril a junho, que é quando se espera um volume maior de chuva em Salvador. “Ampliamos ações de limpeza no sistema de drenagem urbana, que acumulam muito lixo, as equipes de trabalho e os horários de execução desse serviço. Ampliamos também podas de árvores e limpeza de canais”, explicou.

Desobstrução de galerias – Dentre os serviços executados pela Seman com o intuito de evitar o comprometimento do sistema de drenagem da cidade, evitando transtornos com o grande volume de águas pluviais, estão a desobstrução e o jateamento das galerias da rede de drenagem. Apenas em março e abril os serviços foram executados em 70,5 mil metros do sistema. De janeiro a abril também foram assentadas 2.050 mil unidades de tampas e grelhas no sistema de drenagem.

“Então, nesse momento a gente atua para que a cidade possa ter uma resposta mais rápida nos momentos de chuvas intensas como as que aconteceram nos últimos dias. Com chuvas muito intensas vão ocorrer alagamentos, inevitavelmente. Mas a gente consegue fazer com que o sistema de drenagem consiga dar conta da água mais rapidamente”, detalhou Jezler.

Outras ações preventivas – Alguns dos canais que passaram por ações de limpeza da Seman nos meses de março e abril em Salvador são os do Rua Caramuru, em Águas Claras, que tem 1.800 metros de extensão; Terracon, em Valéria, que possui 320 metros de extensão; Rio Cambonas, em São Cristóvão, com 300 metros de extensão; e o canal da Baixa Fria, em São Marcos, que possui 600 metros.

FONTE: bahiaba.

Leave a reply