Rovanperä confirma título do WRC 2022 com vitória no Rali da Nova Zelândia – Grande Prêmio

0
77

Kalle Rovanperä não tomou conhecimento dos adversários e cravou, neste domingo (2), seu nome na história do Mundial de Rali ao se tornar o mais jovem campeão da categoria da história. Aos 22 anos e um dia de idade, o finlandês da Toyota foi inconstestável neste último dia de provas na Nova Zelândia e venceu, com o tempo de 2h48min01.4s.
Em segundo lugar, veio o francês Sébastien Ogier, quase 34.6s atrás do vencedor. Completando o pódio na Nova Zelândia, ficou o estoniano Ott Tänak, que era o principal perseguidor de Kalle na busca por este título.
A temporada 2022 de Rovanperä foi dominante do início ao fim, com seis vitórias – Suécia, Croácia, Portugal, Quênia, Estônia e Nova Zelândia – e o título inédito veio com duas etapas de antecedência e 64 pontos de vantagem para Tänak, restando Catalunha e Japão para encerrar o Mundial de Rali este ano.
O finlandês supera o recorde que anteriormente era do escocês Colin McRae que, em 1995, venceu o WRC com 27 anos e 89 dias com o Subaru Impreza. Ele morreu em um acidente de helicóptero em 2007.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“É um grande alívio depois de uma temporada tão boa, finalmente estamos aqui. Foi uma pequena espera depois de alguns ralis difíceis, mas o maior agradecimento vai para a equipa, que fizeram este foguete este ano. Mesmo depois de tudo que passamos, eles acreditaram em nós e nos deram todo o apoio”, disse o campeão recém-coroado.
Jari-Matti Latvala, chefe de equipe da Toyota Gazoo Racing, falou sobre a importância de ter um campeão finlandês, afinal, era uma seca de 20 anos desde o título de Marcus Grönholm, em 2002. “É muito importante o que fez. É incrível para um jovem de 22 anos quebrar todos os recordes e conquistar o título do campeonato. Estou muito grato por ele ter feito isso, ele é um super-herói.”
A penúltima etapa do WRC acontece entre os dias 20 e 23 de outubro, na Catalunha. A briga agora fica pelo vice-campeonato, com Ott Tänak (173) e Thierry Neuville (144) sendo os principais concorrentes.
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

source

Leave a reply