Novela Guardiola: por que City vê pausa da Copa como trunfo e tenta evitar 'problemão' com futuro indefinido – ESPN.com.br

0
92

Você está na Edição Brasil. Para acessar edições de outras regiões, clique aqui.
Ninguém está preocupado com o futuro do treinador campeão da Premier League, mas todos sabemos que vão perguntar sobre sua permanência na equipe.
O contrato de Guardiola, que já alcançou os 51 anos, termina no final desta temporada e nenhuma negociação pela sua permanência foi oficialmente feita. O City nunca negou que deseja ficar com o treinador, campeão de quatro títulos do campeonato inglês e outros cinco troféus desde que chegou em 2016, mas Pep sempre é vago ao falar sobre o assunto.

Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!

“Eu não mudaria nada da vida que tenho aqui”, Guardiola disse: “Já são sete temporadas com a equipe. Nós conversamos com o clube e vamos falar sobre contrato no meio da temporada e no final dela, sempre pensando no que é melhor para a equipe. Eu já disse e repito: Se eles quiserem, eu adoraria ficar por muito tempo, mas eu preciso ter algumas certezas enquanto isso.”
Em um mundo ideal, o City adoraria já ter os termos acertados com Guardiola na pausa para a Copa do Mundo. A Premier League parará, entre 13 de novembro e 26 de dezembro e caso tudo esteja nos conformes na volta do campeonato, em pleno Boxing Day, permite que a equipe foque apenas na corrida do título e nas próximas etapas da Champions League.
Se os jogadores retornarem da Copa do Mundo, com o futuro de Guardiola bastante incerto, será um foco de problematização sobre qual o próximo passo que pode ser dado. É um problema que a equipe poderia evitar.
O Manchester City ainda precisaria de tempo para procurar outro técnico. A equipe tem alguns treinadores em seu radar: admira o trabalho de Julian Nagelsmann, no Bayern de Munique; Patrick Vieira vem fazendo bom trabalho no Crystal Palace; e o ex-capitão do City, Vincent Kompany, tem ido bem no Burnley. Mesmo assim, escolher um novo técnico não é um processo fácil.
O presidente da equipe, Khaldoon Al Mubarak, já aceitou o fato que a posição do técnico sempre será discutida, principalmente quando seu contrato estiver acabando:
“Pep nunca ficou tanto em um clube como ficou aqui, seja no Barcelona ou no Bayern de Munique. Então é bastante justo que perguntem sobre seu tempo aqui no time, seja no início do contrato, no meio e agora no fim. É uma parceria que tem trazido glórias com o passar dos anos.”
E não é a primeira vez que Al Mubarak está nessa situação com o técnico. Na temporada 2020/2021 a situação foi a mesma: que Pep está a mais tempo que no Barcelona e no Bayern de Munique; junto à especulação de que gostaria de descansar. No fim, Guardiola assinou por mais dois anos e citou que a relação que tem com a equipe é muito boa, sendo esta uma das razões para ficar. Novamente, este será um fato muito importante neste momento.
“Ter esse tipo de suporte é a melhor coisa que um técnico pode ter”, Pep disse há dois anos atrás: “Eu tenho tudo que eu poderia querer para trabalhar bem e eu estou lisonjeado pela confiança que o dono e presidente, Ferran Soriano e Txiki Begiristain, tem demonstrado para que eu fique mais dois anos depois desta temporada 2020/2021.”
Pep tem uma relação bem próxima com Soriano e Begiristain, feita durante sua passagem pelo Barcelona, e que tem crescido no City. Mas ele tem consciência de que seu sucesso passa pelo bom jogo dos seus atletas e, principalmente, que eles continuem acreditando naquilo que ele tenta fazer com o time.
“São muitos anos com a equipe e eu preciso ver como os jogadores se comportam”, disse Pep em agosto: “Eu não quero ser um problema. Às vezes quando você estende algumas coisas e força a situação não é benéfico, então é preciso passar por cima disso. É natural que isso aconteça. E, volto a dizer: se forçar não vai dar certo. Nós veremos o que vai acontecer durante a temporada e, dependendo do que sentirmos, vamos pensar no que é melhor para o time.”
Antes de começar a temporada, Bernardo Silva admitiu que pode ser um pouco exaustivo ter Guardiola como treinador, mas se o City começar bem a temporada é possível que seus métodos continuem a funcionar.
Além disso, Begiristain está tentando renovar sua equipe e apenas De Bruyne, Kyle Walker, Gundogan e Mahrez são os jogadores acima dos 30 anos. A idade média da equipe, na vitória por 3×0 contra os Wolverhampton antes da pausa do calendário Fifa, foi de apenas 26 anos, com alguns jogadores como Haaland e Phil Foden muito abaixo desta marca. Situação extremamente importante para que o sucesso do time continue.
Guardiola não quer ser treinador para sempre, mas tem ambições em Manchester. Parece que ele gostaria de ter uma pausa, viajar com a família e melhorar no golfe, mas depois disso não seria surpreendente que ficassse a frente de uma seleção. Mesmo assim, Khaldoon, Begiristain e Soriano esperam que sua motivação na equipe fique por mais alguns anos.
Sem desejo de trabalhar os 60 anos como Sir Alex Ferguson e Wenger, o tempo de trabalho de Guardiola terá um fim mais cedo. A esperança do City é que não tenha lugar outro lugar que ele prefira estar que não seja a própria equipe.

source

Leave a reply