SBT e Record escondem vitória de Lula na abertura de seus telejornais – UOL Confere
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 29 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na “Folha de S.Paulo”. Começou a carreira no “Jornal do Brasil”, em 1986, passou pelo “Estadão”, ficou dez anos na “Folha” (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o “Lance!” e a “Época”, foi redator-chefe da “CartaCapital”, diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros “Adeus, Controle Remoto” (editora Arquipélago, 2016), “História do Lance! ? Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo? (Alameda, 2009) e “O Dia em que Me Tornei Botafoguense” (Panda Books, 2011). Contato: mauriciostycer@uol.com.br
Colunista do UOL
03/10/2022 20h57
No primeiro telejornal noturno depois da eleições, nesta segunda-feira (03), apenas o “Jornal Nacional” destacou claramente na abertura o resultado da disputa entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL). O “Jornal da Band” citou a diferença de votos a favor do petista, mas não informou os percentuais de cada um. “SBT Brasil” e “Jornal da Record” simplesmente não informaram em suas aberturas que Lula venceu o primeiro turno.
De forma direta e clara, o “Jornal Nacional” começou assim:
“O Brasil tem a disputa eleitoral mais acirrada desde a redemocratização: 48% dos votos para Luis Inácio Lula da Silva, do PT, e 43% para Jair Bolsonaro, do PL. Você vai ver a distribuição desses votos por região. Catorze Estados e o Distrito Federal fecham o resultado em primeiro turno. Câmara passa a ter número recorde de deputados negros e mulheres, com participação maior do PL, do presidente Bolsonaro, seguido pelo PT, de Lula.”
No “Jornal da Band”, a primeira informação foi sobre como Bolsonaro reagiu à eleição:
“Presidente Jair Bolsonaro comemora resultado bem melhor do que apontavam as pesquisas e conta com a força da grande maioria eleita no Congresso e dos vencedores aliados em Estados-chave para o segundo turno
Em seguida, o telejornal noticiou assim a vitória de Lula:
“Ex-presidente Lula mantém otimismo e começa a negociar apoio de Simone Tebet e Ciro Gomes. A vantagem dele no primeiro turno passou dos 6 milhões de votos.”
No “SBT Brasil” a notícia que Lula venceu a eleição só ficou clara após dois minutos de telejornal:
“Esta edição começa mostrando detalhes do resultado inédito da eleição para presidente da República. Sozinhos, os dois candidatos mais bem colocados na disputa somaram quase 92% dos votos. É uma concentração recorde para o primeiro turno. Separados por 6 milhões de votos, Lula e Bolsonaro voltam agora a se enfrentar no dia 30 de outubro.”
Repórter: “Uma diferença de pouco mais de 5 pontos percentuais. O acirramento na disputa pela Presidência da República pode ser resumido neste mapa. Lula teve mais votos em todo o Nordeste, em parte da região Norte e em Minas Gerais, no sudeste. Bolsonaro venceu em todo Sul e Centro-Oeste do país, em quase todo o Sudeste. O candidato à reeleição manteve a preferência em regiões mais fortemente ligadas ao agronegócio. Para este cientista político, a defesa de costumes ajudou Jair Bolsonaro a vencer em regiões com eleitorado mais conservador.”
“O Nordeste, com quase 13 milhões de votos a mais para Lula, compensou a derrota do candidato nas outras regiões. O placar mais favorável ao PT foi no Piauí. Lula teve um percentual recorde de votos no primeiro turno.”
“No geral, para que Lula vencesse no primeiro turno seriam necessários mais 1,8 milhão de votos. Já Bolsonaro ficou distante da vitória por 8 milhões de votos. Os quase 33 milhões de eleitores que deixaram de votar poderia ter decidido a eleição para qualquer um dos lados. O resultado do primeiro turno de 2022 é diferente do de 2018. Nas eleições passadas, Bolsonaro foi para o segundo turno com uma vantagem de quase 19 milhões de votos em relação ao então candidato petista, Fernando Haddad.”
Assim como o “Jornal da Band”, o “Jornal da Record” também começou falando de Bolsonaro:
“No dia seguinte às votações de primeiro turno, o presidente Jair Bolsonaro decidiu que vai buscar alianças nos Estados de Minas Gerais e de São Paulo. O candidato à reeleição pelo PL passou a segunda-feira em reuniões para definir a estratégia da campanha no segundo turno”.
Em seguida, falou de Lula:
“O candidato do PT, Luis Inácio Lula da Silva, também começou a semana em reuniões. Lula pretende se aproximar dos candidatos que ficaram de fora do segundo turno para tentar ampliar os apoios”.
Em nenhum dos 3:30 minutos da abertura foi dito que Lula venceu o primeiro turno.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Por favor, tente novamente mais tarde.
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer
Mauricio Stycer