Satanismo, maçonaria, oração: segundo turno começa com 'guerra santa' nas redes – Extra
O segundo turno da corrida presidencial começou com forte apelo religioso entre apoiadores dos dois candidatos. Nas últimas horas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a postar, em seu site oficial, um texto intitulado "a verdade sobre Lula e o satanismo", numa resposta a fake news que passaram a ser compartilhadas por bolsonaristas. Também ganhou força nas redes a circulação de conteúdos que associam Jair Bolsonaro (PL) à maçonaria, a partir do resgate de um vídeo que já havia circulado em 2017.
A exemplo do que ocorreu no primeiro turno, a disputa pelo voto evangélico deve ser um dos focos das duas campanhas ao longo das próximas semanas. Em um claro aceno para essa parcela do eleitorado, bolsonaristas deram fôlego, desde a noite de domingo, ainda durante a apuração, a um vídeo publicado no TikTok pelo influencer Vicky Vanilla, que se identifica como “sacerdote da igreja luciferiana”.
Como revelou a colunista do GLOBO Malu Gaspar, o conteúdo foi publicado na última sexta-feira no perfil de Vicky, que tem quase 1 milhão de seguidores, e começou a se espalhar em grupos a favor do presidente a partir da confirmação matemática do segundo turno. Valendo-se de recortes e abordagens descontextualizadas, apoiadores de Bolsonaro, em forte tom religioso, passaram a denunciar uma suposta conspiração “das trevas” contra o chefe do Executivo.
No comunicado publicado nesta segunda-feira, a campanha lulista enfatiza que o ex-presidente é cristão (Lula é católico) e reitera que o petista “não tem pacto nem jamais conversou com o diabo”. Foi produzida, ainda, uma imagem para ser compartilhada em aplicativos de mensagem. "Lula acredita que um presidente deve cuidar de quem tem fome", frisa o texto preparado pelo núcleo petista.
Já o vídeo sobre Bolsonaro e a maçonaria vem sendo compartilhado por páginas de entretenimento e usuários declaradamente críticos ao presidente. Os internautas apontam uma suposta contradição entre a cena retratada e a proximidade do político com correntes evangélicas e também com setores da Igreja Católica.
Além do vídeo, passaram a circular montagens que trazem momentos da visita de Bolsonaro à loja maçônica e afirmam que o presidente teria "prometido entregar o Brasil a satanás caso seja eleito", informação que, assim como as que associam Lula ao satanismo, também é falsa. Grupos favoráveis ao petista também aproveitam para relembrar encontros do ex-presidente com papas como Bento XVI e Francisco, de quem chegou a receber uma benção.
No mais recente ato de apelo religioso, Lula postou uma oração em seu Twitter no fim da manhã desta terça-feira. Aproveitando o dia de São Francisco de Assis, o petista publicou a oração em homenagem ao santo católico. "Onde houver dúvida, que eu leve a fé", diz um dos trechos da prece.
Pouco depois, ainda no contexto da data religiosa, Lula divulgou um encontro com freis franciscanos. Na companhia da esposa, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, que levava nas mãos uma imagem de São Francisco, o petista publicou um vídeo ao lado dos religiosos nas redes sociais. "Gostaria de agradecer aos amigos franciscanos por esse encontro hoje", escreveu. "Poderia ter ido num convento hoje me encontrar com vocês, mas não gosto de fazer nenhum gesto que possa ser confundido com usar a religião para fazer política", continuou.
"Para mim, a fé é algo muito sagrado. Levo minha espiritualidade muito a sério. Gosto de fazer as coisas com muita verdade dentro de mim", seguiu Lula, mantendo o tom de religiosidade e, na sequência, fazendo elogios a Dom Cláudio Hummes, ex-arcebispo de São Paulo morto em julho, e também ao Papa Francisco.
A série de postagens termina com um apelo para a mobilização de seu eleitorado no segundo turno, mas sem deixar de lado a religião. "Por isso que eu gosto também do 2° turno, porque o povo tem uma segunda chance. Na igreja católica tem o batismo e depois tem a crisma, para dar uma chance da pessoa escolher seu próprio padrinho", conclui Lula.
BOLSONARO VAI DIVIDIR O PODER COM A MAÇONARIA que tem olhos vigiando internamente todas instituições. Com seus senadores e mais os que irá comprar irá cassar ministros do STF e colocará ministros…
Lula você tbm irá arder no inferno. Fato.
Como pode um sujeito que se diz cristão ficar apelando com fakenews? Será que os seus apoiadores sabem o que significa fakenews, ou são da mesma laia?