Eleições 2022: Veja quais personalidades do esporte apoiam Lula ou Bolsonaro – Extra

0
84

A três dias das eleições, com Lula e Jair Bolsonaro à frente nas pesquisas para presidente, a campanha por votos se acirra nas ruas e nas redes sociais. Atletas e ex-atletas não costumam de maneira geral se posicionar politicamente, mas alguns deles fogem à regra e declararam seu apoio. Veja aqui quem se manifestou defendendo voto no candidato do PT e quem aposta na reeleição do atual presidente em 2022 (excluindo as personalidades do esporte que são candidatos a algum cargo).
Eleitores de Lula (PT)
1. Raí: o ex-jogador de 57 anos, tetracampeão com a seleção brasileira em 1994, ídolo do São Paulo, publicou nesta segunda-feira uma carta a favor da democracia, em que critica duramente o atual governo. "Faço um apelo aos atletas: não deixe pra depois. Comprometa-se com uma causa em que você realmente acredita. Se manifeste. Defenda a democracia”. Declarou seu voto em Lula com vídeos em suas redes sociais, pedindo o apoio de Ciro Gomes e Simone Tebet.

Uma publicação partilhada por Raí (@rai10oficial)
2. Juninho Pernambucano: o ex-jogador de 47 anos, ídolo do Vasco, não só declarou seu voto no ex-presidente, como participa da campanha dele. Mês passado, apareceu como VAR (árbitro assistente de vídeo) em um vídeo da propaganda eleitoral, acionado após diálogo entre dois homens acerca da inocência de Lula nas investigações da Operação Lava-Jato. Em junho, comemorou aniversário com bolo e camisa temáticos.

O craque @Juninhope08 deu o recado: nosso artilheiro está de volta, pronto para entrar em campo, para fazer mais e melhor pelo povo brasileiro! #EquipeLula pic.twitter.com/hLjt7uKLxO
3. Paulinho: o jogador do Bayer Leverkusen, de 22 anos, cria da base do Vasco, declarou seu voto em Lula em seu Twitter, depois de já ter se colocado contra Bolsonaro.

Faltam 13 dias!!! 13 Brasil
4. Vanderlei Luxemburgo: o técnico de 70 anos, atualmente sem clube, gravou um vídeo este mês chamando Bolsonaro de sociopata e declarando seu apoio ao ex-presidente nestas eleições. Era pré-candidato do PSB ao Senado por Tocantis, mas teve seu nome rejeitado pelo diretório estadual do partido.

Vamos com @LulaOficial ganhar esse jogo no primeiro tempo! https://t.co/lhXcDE8QC0
5. Walter Casagrande: o ex-jogador de 59 anos, ídolo do Corinthians e um dos líderes do movimento Democracia Corintiana nos anos 80, já declarou que vota no PT desde 1988. Crítico ferrenho de Bolsonaro, gravou video apoiando a candidatura de Lula este ano e esteve presente em eventos da campanha.

Ex-jogador de futebol e comentarista @wcasagrandejr gravou vídeo em apoio ao ex-presidente Lula: pic.twitter.com/rX4fzLiNHg
6. Carol Solberg: a jogadora de volei de praia, de 35 anos, esteve no centro de uma polêmica no esporte quando disse "fora, Bolsonaro" numa entrevista ao vivo depois de conquistar a medalha de bronze do Circuito Nacional, em 2020. Foi denunciada ao STJD, mas absolvida. E continuou se manifestando contra o presidente e declarando voto em Lula. Participou de um vídeo com vários artistas fazendo campanha pelo "Vira voto".

Uma publicação partilhada por Carolina Solberg (@carol_solberg)
7. Igor Julião: o jogador do clube português Vizela, de 28 anos, ex-Fluminense, sempre se declarou simpatizante das pautas da esquerda e do ex-presidente Lula. No Twitter, declarou seu voto nele nestas eleições.

Faltam 70 dias, camaradas! @LulaOficial
8. Yuri Lara: o volante do Vasco, de 28 anos, revelou seu voto em Lula ao comentar uma postagem sobre o assunto no Twitter nesta terça-feira.

1️⃣3️⃣⭐️
9. Diogo Silva: o atleta olímpico de taekwondo, de 40 anos, campeão pan-americano em 2007, esteve no encontro de Lula com atletas e ex-atletas em São Paulo, nesta terça-feira, e postou em suas redes sociais o apoio à candidatura do ex-presidente.

A rua é 13. pic.twitter.com/SLE8lW9Ulj
10. Yago Santos: o meia de 19 anos, destaque do Palmeiras nas categorias de base, posicionou-se politicamente em sua rede social e declarou voto em Lula (PT) para presidente.

13ZÃO desde pequeno
11. Ana Moser: a ex-jogadora da seleção de vôlei, medalha de bronze nos Jogos de Atlanta-96 e três vezes pódio no Mundial é uma conhecida militante do esporte. Em 2020, idealizou ao lado dos ex-jogadores de futebol Walter Casagrande e Raí o movimento "Esporte pela democracia", que uniu atletas para se posicionar contra as ameaças à liberdade de direitos provocada pelo avanço da extrema-direta nos últimos anos. No último fim de semana, publicou em sua conta no Twitter uma arte que celebra os 13 anos da criação de seu perfil na rede social e aproveitou o número (o mesmo do candidato Lula) para postar a hashtag #meuvotoésecreto, que viralizou entre apoiadores do candidato petista.

Você se lembra de quando ingressou no Twitter? Eu me lembro! #MeuAniversárioNoTwitter . Ah, e não se esqueça que o VOTO É SECRETO !!! pic.twitter.com/SigoHA3FYL
12. Joana Maranhão: A ex-nadadora três vezes medalha de prata em Jogos Pan-Americanos (duas vezes em Guadalajara-11 e uma vez em Toronto-15) nunca escondeu sua preferência por pautas mais ligadas à esquerda e, nesta eleição, tem apoiado Lula.

cada vez que Bolsonaro abre o bueiro que ele chama de boca (e ainda tem quem beije aquela fossa), eu fico mais ansiosa pra apertar 13 na urna e despachar aquele excremento pro diabo que o carregue. Bom dia. pic.twitter.com/mgO2ihvgEU
Eleitores de Bolsonaro (PL)
1. Neymar Jr.: o craque da seleção brasileira e do PSG publicou um vídeo, nesta quinta-feira, em suas redes sociais declarando apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O material, divulgado em seu Tik Tok, foi rapidamente repostado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL). O jogador brasileiro dança ao som de uma música que diz "vota, vota e confirma: 22 é Bolsonaro" e faz sinal de 22 com as mãos.

Uma publicação partilhada por Flávio Bolsonaro (@flaviobolsonaro)
2. Nelson Piquet: o tricampeão de Fórmula 1, de 70 anos, é um dos grandes apoiadores de Jair Bolsonaro no esporte. Não só participa de eventos com o presidente, como fez ao dirigir o Rolls Royce presidencial no 7 de setembro do ano passado, em Brasília: ele doou R$ 501 mil reais para sua campanha à reeleição e se tornou seu maior benfeitor pessoa física.

Piquet conduziu o Rolls-Royce presidencial na chegada de Bolsonaro à cerimônia do 7 de setembro, em Brasília, em 2021
Piquet conduziu o Rolls-Royce presidencial na chegada de Bolsonaro à cerimônia do 7 de setembro, em Brasília, em 2021 Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo

3. Emerson Fittipaldi: o bicampeão de Fórmula 1 e campeão de Fórmula Indy, de 75 anos, é outra grande apoiador de Bolsonaro, desde a primeira eleição, em 2018. Sempre participa de eventos, grava vídeos e dá entrevistas defendendo o atual governo. Foi candidato ao Senado na Itália e uma de suas promessas era que tentaria mudar a imagem ruim do presidente no país. Mas acabou derrotado.

Emerson Fittipaldi e esposa visitam Jair Bolsonaro. pic.twitter.com/acJdbgB2KD
4. Ederson: o ex-jogador, de 36 anos, que se afastou da carreira em 2017, no Flamengo, para tratar um tumor nos testículos, faz campanha aberta para Bolsonaro em suas rede sociais, cheia de vídeos e mensagens em sua defesa, assim como críticas ao ex-presidente Lula.

Uma publicação partilhada por Ederson Campos (@ederson)
5. Lucas Moura: o meio-campista do Tottenham, de 30 anos, voltou a apoiar publicamente a candidatura de Bolsonaro no inicio do mês. Quatro anos depois de ter declarado voto nele, o jogador ex-São Paulo reafirmou sua posição em entrevista ao podcast "Cara a Tapa", de Rica Perrone: "Não temos como negar que Bolsonaro é um cara que mais se aproxima do que acredito, da ideologia que eu acho que é correta para o nosso país".
6. Marcos: o ex-goleiro, de 49 anos, ídolo do Palmeiras e pentacampeão com a seleção em 2002, é eleitor declarado de Bolsonaro desde 2018 e deixa isso claro em suas postagens no Instagram, rede social em que é bastante ativo. Aproveita o espaço também para criticar o ex-presidente Lula.

O ex-goleiro Marcos declara seu apoio a Jair Bolsonaro nas redes
O ex-goleiro Marcos declara seu apoio a Jair Bolsonaro nas redes Foto: reprodução

7. Rivaldo: o ex-jogador, de 50 anos, pentacapeão com a seleção brasileira em 2002 e ídolo no Barcelona, eleito melhor jogador do mundo pela Fifa em 1999, é eleitor de Bolsonaro desde 2018. E demonstra todo o seu apoio em suas redes sociais. Em junho, eles almoçaram juntos nos EUA. Nesta terça-feira, Rivaldo postou um vídeo sobre o apoio do Nordeste ao presidente.

Uma publicação partilhada por Rivaldo Ferreira (@rivaldo)
8. José Aldo: o lutador de MMA, de 35 anos, campeão peso-pena do UFC, eleitor de Bolsonaro em 2018, já declarou seu apoio ao atual presidente também nestas eleições de 2022. E participa de campanhas pedindo voto para sua reeleição.

Uma publicação partilhada por Carlos Jordy Deputado Federal RJ 2211 (@carlosjordy)
9. Nenê Hilário: o ex-jogador de basquete, de 40 anos, é apoiador fervoroso de Jair Bolsonaro desde 2018. Usa suas redes sociais constantemente para divulgar mensagens a favor do presidente e contra o ex-presidente Lula.

Uma publicação partilhada por Nene Hilario (@nenehilario_42)
10. Ana Paula Henkel: a ex-jogadora de vôlei, de 50 anos, bronze com a seleção brasileira nos Jogos de Atlanta-1996, tornou-se uma espécie de porta-voz do "bolsonarismo". Comentarista da emissora Jovem Pan, defende a agenda do presidente nos programas que faz e também em suas redes sociais, adotando posição bastante crítica ao ex-presidente Lula, a quem se refere sempre como ex-presidiário.

Impressionante as 5 hrs de live do presidente no Flow e a audiência. Está td ali para quem quiser entender pq a parte corrupta e ativista do judiciário quer de qualquer maneira calar muitos no Brasil – inclusive jornalistas – com a ajuda de políticos e da velha imprensa vendida. pic.twitter.com/mktSzk7roA
11. Felipe Melo: O jogador do Fluminense e integrante da seleção brasileira na Copa de 2010 é um declarado apoiador de Jair Bolsonaro desde a última eleição presidencial. Nesta quinta, publicou vídeo em que, ao lado de sua família, declara voto no candidato do PL.

Agora Felipe Melo também declara o voto em Bolsonaro!
A família toda é 22!!!#BolsonaroNoPrimeiroTurno pic.twitter.com/8vNy6BARNj
12. Robinho: Condenado por estupro na última instância da Justiça italiana em janeiro, o atacante com passagens por Santos, Atlético-MG, Milan e Real Madrid saiu do silêncio nas redes sociais para tornar público seu apoio a Bolsonaro. Como está no Brasil e o país não extradita seus cidadãos, ele se encontra em liberdade.

Uma publicação compartilhada por Robinho (@robinho)

source

Leave a reply