Disputa política invade as redes: saiba quais influenciadores digitais apoiam Lula ou Bolsonaro – Extra

0
148

Influenciadores digitais, que usualmente não falam sobre eleições nas redes, mergulharam de vez nas campanhas dos presidenciáveis Lula (PT) e Bolsonaro (PL), duelando pelo voto dos indecisos na internet. Blogueiras de maquiagem e educação financeira, além de celebridades do Youtube, se juntam, assim, a famosos que já são conhecidos por suas posições políticas.
É o caso, por exemplo, do apoio a Bolsonaro dos cantores Gusttavo Lima e Latino, do jogador Neymar e do apresentador Roberto Justus. Ao mesmo tempo, do lado do Lula, estão as cantoras Anitta e Pabllo Vittar, Xuxa Meneghel e a atriz Bruna Marquezine.
Depois de um primeiro turno apertado, confira quem são alguns dos influenciadores que entraram no jogo eleitoral e passaram a disputar a atenção dos eleitores nas redes sociais.
A empresária e maquiadora Bianca Andrade, conhecida como “Boca Rosa”, tem mais de 18 milhões de seguidores no Instagram e cerca de um milhão no Twitter. Recentemente, ela começou a usar toda a sua artilharia digital para mobilizar eleitores a votar em Lula, com fotos e frases de efeito. “Bora para o segundo turno apertando 13 com força”, publicou logo após o resultado do primeiro turno.
Famosa por episódios polêmicos, Andressa Urach já foi modelo, apresentadora e dançarina, até que se converteu ao cristianismo e virou influenciadora dos conservadores. Atualmente, quase três milhões de usuários acompanham seu perfil oficial no Instagram, onde Urach defende os valores da família e apoia o presidente Jair Bolsonaro.
O humorista e empresário Carlinhos Maia, que tem mais de 25 milhões de seguidores no Instagram, já foi alvo de críticas na internet durante as últimas eleições gerais, quando minimizou as declarações homofóbicas de Bolsonaro.
O episódio fez com que ele dissesse ter medo de se posicionar de novo, até que a internet cobrou e ele finalmente revelou o voto em Lula. Desde então, Carlinhos tem investido em postagens sobre o apoio ao presidenciável.
O milionário Carlos Magno trabalha com mentoria de investimento na internet, onde soma mais de 600 mil seguidores. Na manhã desta quinta, ele esteve no Palácio da Alvorada para uma reunião ao lado de Bolsonaro e divulgou imagens do encontro nas redes, sem disponibilizar o áudio. O influenciador também costuma gravar vídeos em apoio ao presidente, convidando os seguidores a “salvar o Brasil” e a assistir suas lives.
O youtuber Felipe Neto ficou conhecido na internet por seus vídeos reacionários no início dos anos 2010, até que mudou radicalmente e se tornou um dos principais críticos do conservadorismo nas redes. Em 2022, ele está se voltando a seus mais de 15 milhões de seguidores no Twitter para virar votos para Lula, com críticas duras ao governo Bolsonaro.
O influenciador cristão Yudi Tamashiro, que ficou conhecido como um dos apresentadores do programa infantil “Bom dia e Companhia”, conta com cerca de 4,4 milhões de seguidores no Instagram. Depois de declarar voto em Jair Bolsonaro, ele foi alvo de críticas, mas não recuou e publicou novo vídeo em apoio ao presidente. A repercussão do episódio foi tamanha que Michelle Bolsonaro o parabenizou por sua “coragem e força”.
A educadora financeira Nath Finanças costuma falar sobre controle de gastos e fazer traduções do noticiário econômico para seus seguidores. No entanto, ela também dedica grande parte de suas publicações no Twitter para fazer campanha pela eleição de Lula, além de criticar com frequência o governo Bolsonaro. Nath tem mais de 500 mil seguidores.
Com mais de cinco milhões de seguidores no Instagram, o pastor André Valadão é conhecido por fazer vídeos sobre o que “crente” pode ou não fazer ao responder dúvidas de internautas. Bolsonarista, Valadão nunca recuou do apoio ao presidente e já chegou a fazer vídeo justificando a defesa do armamento civil com base em passagens bíblicas.


Esqueceram o melhor deles: Casemiro que é LULALÁ sem medo de ser feliz

source

Leave a reply