Leia onde Bolsonaro e PT ganharam e perderam votos de 2018 a 2022 – Poder360

0
155

Partido não perdeu votos em nenhum Estado em relação à última eleição; atual presidente perdeu principalmente no Sudeste
A diferença no 1º turno das eleições do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi de 6,1 milhões de votos. Os dados mostram o que mudou em 4 anos em cada Estado. Enquanto o PT ganhou votos e não perdeu em nenhum Estado em relação a 2018, Bolsonaro perdeu eleitores, majoritariamente no Sudeste.
Comparado com os números do 1º turno de 2018, o Partido dos Trabalhadores ganhou 12 milhões de votos no Sudeste. Também registrou crescimento nas outras regiões do país, com destaque para o Sul, onde teve 2,5 milhões de eleitores a mais.
Na eleição de 2018, o candidato do PT à Presidência era Fernando Haddad (PT). Lula havia sido preso em abril de 2018, depois de ser condenado em 2ª Instância a 12 anos e 1 mês de prisão no caso que envolvia o triplex do Guarujá (SP).
Veja abaixo a variação de votos do PT de 2018 a 2022:

Bolsonaro perdeu mais votos no Sudeste. Só no Rio de Janeiro foram 276 mil. Em São Paulo, foram 138 mil a menos. Minas Gerais contribuiu com uma redução de 69.000 votos. Ao todo, o presidente perdeu quase meio milhão de votos na região.
Rio Grande do Sul e Distrito Federal foram as outras duas unidades da Federação em que Bolsonaro perdeu votos.
Por outro lado, o presidente conseguiu avançar no Norte e do Nordeste. O Pará foi o Estado onde ele mais ganhou votos em relação a 2018. Foram 385 mil eleitores a mais do que em 2018.
Em seguida, aparecem os Estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Maranhão com crescimento de votos em Bolsonaro da eleição passada para essa. Os 4 Estados somados deram quase 1 milhão de votos a mais a Bolsonaro.
O Ceará é um caso de atenção. Tanto Lula quanto Bolsonaro ganharam votos de 2018 para cá. A razão é a desidratação de Ciro Gomes, que em 2018 vencia no Estado. Enquanto Bolsonaro conquistou 317 mil votos, Lula teve 1,9 milhão a mais no Estado.
Veja abaixo a variação de votos de Bolsonaro de 2018 a 2022:

Nas eleições de 2018, o PT insistiu na candidatura de Lula até o último momento. O petista havia sido preso em abril de 2018, depois de ser condenado em 2ª Instância a 12 anos e 1 mês de prisão no caso que envolvia o triplex do Guarujá (SP).
As batalhas judiciais de Lula começaram antes, quando o ex-juiz Sergio Moro estava a frente do julgamento de processos da operação Lava Jato.
Leia a linha do tempo da prisão de Lula:
Por 6 votos a 5, o plenário do STF decidiu em 7 de novembro de 2019 pela ilegalidade da execução de penas antes que todos os recursos sejam examinados pela Justiça. 
O resultado do julgamento, que se estendeu por 5 sessões, modificou o entendimento que autorizava prisões depois de condenação por órgão colegiado em 2ª Instância e vigorava desde outubro de 2016.
Com a decisão do STF, Lula deixou a prisão em 8 de novembro de 2019, depois de 580 dias preso.
Em 8 de março de 2021, Fachin anulou as sentenças contra Lula e remeteu para a Justiça Federal do Distrito Federal as ações penais relacionadas ao tríplex do Guarujá, ao sítio de Atibaia, à sede e às doações ao Instituto Lula. 
Em 15 de abril, o plenário do STF referendou a decisão de Fachin por 8 votos a 3 e anulou todas as condenações de Lula na Lava Jato. 
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.

source

Leave a reply