Não houve intenção de campanha, diz escola após vídeo de Bolsonaro e alunos – UOL Confere

0
33

Do UOL, em São Paulo
10/10/2022 15h49Atualizada em 10/10/2022 15h49
A direção da escola onde estudam os alunos que apareceram em vídeo de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) negou que soubesse que um vídeo com as crianças seria gravado no Palácio da Alvorada e que as imagens seriam usadas na campanha do candidato à reeleição. Mas confirmou ter pedido autorização aos pais, solicitando que os alunos se apresentassem com camisas da seleção brasileira para produção de um vídeo em alusão à Copa do Mundo.
De acordo com a instituição de ensino, as imagens seriam captadas em pontos turísticos de Brasília, como informado em notificação encaminhada aos pais das crianças. Um deles era a residência oficial do presidente, onde, segundo afirmou a escola por meio de nota, “se depararam” com Bolsonaro. De acordo com o colégio, a gravação usada pela campanha nas eleições foi feita quando a turma do coral se apresentou para Bolsonaro.

Os pais de uma estudante de nove anos da escola registraram boletim de ocorrência na polícia em razão da aparição da garota num vídeo da campanha presidencial de Bolsonaro sem a autorização dos responsáveis legais. Na gravação, as crianças cantam a música “Mostra tua força, Brasil”. O caso, publicado inicialmente pelo site Metrópoles, foi confirmado pelo UOL Notícias.
As imagens, postadas na sexta-feira (7) no Twitter de Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro e hoje coordenador de comunicação de campanha do presidente, ainda não foram deletadas, apesar do pedidoo feito pelo pai da criança em mensagem enviada na rede social. Reproduzido por apoiadores de Bolsonaro, o vídeo viralizou na internet. A Presidência da República disse que não se manifesta sobre investigações em andamento.
O que disse a escola. A escola se posicionou sobre o episódio em texto assinado pelo diretor Clayton Braga, do Grupo Educacional CCI, que detalhou as circunstâncias em que o vídeo foi registrado. Segundo ele, o encontro dos estudantes com Jair Bolsonaro não foi planejado. “[Ele] cumprimentou, foi educado e deu papo à galerinha”, disse o diretor.
“Como se tratava da turma do coral, eles se apresentaram para o presidente (…). Fariam isso para qualquer autoridade. Não houve intenção de campanha.”
O diretor afirmou ainda que foram produzidos vídeos antes da Copa do Mundo de 2018, publicados no canal do YouTube da escola.
Por que a turma foi ao Palácio da Alvorada? “O CCI sempre buscou oportunizar aos seus estudantes as vivências e momentos que garantam o bem-estar e a aprendizagem de forma integral. Assim, entendemos que conhecer a área de lazer, as instalações e um pouco da organização do Palácio da Alvorada foi uma oportunidade diferenciada para esses estudantes, inclusive para que possam sonhar com o futuro”, disse o diretor.
Quando será publicado o vídeo em alusão à Copa do Mundo? A direção da instituição de ensino afirmou que o vídeo em referência à Copa do Mundo será publicado após 30 de outubro, data do segundo turno das eleições, “para que não haja interpretação distorcida.”
Quem eram as crianças e quais foram os locais visitados. Segundo a escola, as crianças que participaram da gravação eram alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental.
Ainda de acordo com a instituição de ensino, os alunos visitaram a Praça dos Cristais, a Torre de TV, a Catedral, o Congresso Nacional e a parte externa do estádio Mané Garrincha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

source

Leave a reply