Lula tem 77% de chance de vitória no 2º turno, indica fórmula da FGV – Yahoo Noticias

0
128

A probabilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser eleito neste ano é de 76,7%, o que deixa a Jair Bolsonaro (PL) uma chance de virada de 23,3%, mostra uma fórmula desenvolvida para prever o desfecho do segundo turno com base nos resultados do primeiro.
Criado pelos cientistas políticos George Avelino, Guilherme A. Russo e Jairo T. P. Pimentel Junior, do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV-SP, o modelo tem taxa de acerto elevada e funciona também para disputas estaduais e municipais.
Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus e-mails em 1 só lugar
Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos
Considerando o ano de 2018, por exemplo, o cálculo do trio apontou corretamente o favorito em 13 dos 15 pleitos que foram para o segundo turno, incluindo o presidencial —os erros ocorreram em Roraima e Santa Catarina.
O desempenho é semelhante ao das pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Ibope na véspera do segundo turno, que também cravaram o favorito em 13 das 15 disputas daquele ano.
A diferença, argumentam os pesquisadores, é que a pesquisa de intenção de voto tem um custo alto e só atinge essa precisão um dia antes de os eleitores irem às urnas, enquanto a fórmula deles é gratuita e pode ser aplicada tão logo se apuram os resultados do primeiro turno. Assim, eles já são capazes de apresentar os favoritos em todas as corridas estaduais ainda em aberto neste ano.
Como regra, os candidatos que terminaram na frente no primeiro turno têm maior chance de ser eleitos, mas a vitória é bem menos certa em alguns estados, como Mato Grosso do Sul e Pernambuco.
No primeiro caso, Capitão Contar (PRTB) tem apenas 51,7% de chance de vencer, contra 48,3% de Eduardo Riedel (PSDB). Os mesmos percentuais se repetem na competição pernambucana, com leve favoritismo de Marília Arraes (Solidariedade) sobre Raquel Lyra (PSDB).
Na outra ponta, em Alagoas, Paulo Dantas (MDB), alvo recente de operação da Polícia Federal, surge com 89,7% de chance de vitória, contra apenas 10,3% de Rodrigo Cunha (União Brasil). É quase a mesma vantagem de Wilson Lima (União Brasil) sobre Eduardo Braga (MDB) no Amazonas: 89,6% contra 10,4%.
Segundo os pesquisadores, a corrida pelo governo de São Paulo tem cenário parecido com a disputa presidencial, mas com inversão dos polos. A maior probabilidade de vitória (74%) está com Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato de Bolsonaro, enquanto Fernando Haddad (PT), apoiado por Lula, fica com 26%.
Para chegar a esses percentuais, Avelino, Russo e Pimentel utilizam uma equação que leva em conta só dois aspectos: percentual de votos válidos recebidos pelo líder do primeiro turno e diferença em relação ao segundo colocado.
Enquanto desenvolviam o modelo, eles analisaram 128 disputas presidenciais de segundo turno em 44 países, incluindo o Brasil, e 287 segundos turnos em pleitos estaduais e municipais brasileiros.
Com base nas eleições regionais, examinaram outras variáveis, como tentativa de reeleição, características demográficas, perfil dos candidatos e distribuição dos votos entre os derrotados no primeiro turno. Descobriram que nada disso aprimorava a capacidade de previsão da fórmula.
Em artigo de 2020, argumentam que há bons motivos para a equação funcionar, a despeito de sua simplicidade.
Afirmam, por exemplo, que os resultados do primeiro turno já incorporam as especificidades das campanhas e que é muito raro haver mudança de voto entre o líder e o segundo colocado da disputa.
Segundo o trio, dados de pleitos brasileiros mostram que só 6% dos eleitores em corridas presidenciais e estaduais mudaram de opção entre os dois candidatos que passaram para o segundo turno. Mas, como a migração ocorre nos dois sentidos e com frequência aproximada, seu efeito tendo a ser desprezível.
Avelino, Russo e Pimentel lembram que os eleitores em tese disponíveis para o segundo colocado votaram em derrotados no primeiro turno ou se abstiveram. E que é difícil mobilizar todo esse contingente para o segundo turno.
BRASÍLIA (Reuters) – O mercado financeiro melhorou mais uma vez a projeção para o resultado primário do governo neste ano, mas voltou a piorar a estimativa para rombo em 2023 em meio a incertezas sobre o arcabouço fiscal e o cumprimento de promessas de campanha por candidatos, mostrou relatório Prisma Fiscal divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Economia. De acordo com o documento, que capta projeções de agentes de mercado para as contas públicas, a mediana das expectativas para o resu
SÃO PAULO, SP, E RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 22 pontos de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os eleitores com renda familiar mensal de até dois salários mínimos. O petista marca nesse grupo 58% de intenções de voto, ante 54% na semana passada, e o rival registra 36% (eram 37%). No quadro geral do eleitorado, Lula lidera com 49% e Bolsonaro marca 44%, segundo a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta (14). Já no segmento
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) entrou com uma representação junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) depois que um vídeo de uma entrevista do presidente Jair Bolsonaro (PL), no qual o candidato à reeleição fala que "comeria um índio sem problema nenhum", repercutiu ao ser usada pela campanha de Luiz Inácio Lula da Silva. A associação classificou a fala do político como "ofensiva" e "mentirosa". Na gravação, divulgada pela campanha petista, B
TERESINA, PI (FOLHAPRESS) – Em uma investida para tentar reduzir a rejeição do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Nordeste e com mulheres, a primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, pediu votos para o marido nesta sexta-feira (14) em Teresina, afirmando que a disputa eleitoral é do "bem contra o mal". "Não é por um candidato, é por uma ideologia do bem contra o mal. É ideologia da luz contra esse partido das trevas, que só rouba e destrói", disse a primeira-dama, no evento batizado de Encontro
Andrés Sanchez se revoltou com análise sobre suposto pênalti a favor do Corinthians
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou nesta sexta-feira (14) a decisão de Alexandre de Moraes, que comanda o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de barrar investigações que miram institutos de pesquisa. Na véspera, o presidente da corte impediu a instauração de inquéritos pela Polícia Federal e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), cujo presidente, Alexandre Cordeiro, é ligado a Ciro Nogueira (Casa Civil). Moraes alegou em seu despacho a ausência
DUQUE DE CAXIAS, Rio de Janeiro (Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, pediu nesta sexta-feira que aliados levem pais e avós para votar no segundo turno da eleição no próximo dia 30, em mais uma iniciativa no esforço para tentar conseguir a virada sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No primeiro turno, a abstenção atingiu 20,95% do eleitorado e quase 33 milhões de pessoas não foram às urnas.
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A onda bolsonarista que marcou as eleições de 2018 transformou o então nanico PSL na segunda maior bancada da Câmara, com 52 deputados federais eleitos e a promessa de mudança radical na forma de fazer política no Brasil. Quatro anos depois, esses 52 políticos tentaram um novo mandato, mas só 21 obtiveram sucesso. De 2018 a 2022, o PSL perdeu Jair Bolsonaro –hoje no PL– e desapareceu como partido político ao se fundir com o DEM e virar o União Brasil. A bancada bols
Gloria Perez, autora da novela 'Travessia', confirmou que Débora (Grazi Massafera) estará de volta à trama das nove,…
Em vídeo propagado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ela afirma durante um culto evangélico que saberia de casos de estupros de recém-nascidos
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Palácio do Planalto revogou o uso de um imóvel funcional de Sérgio Rocha Cordeiro, assessor do presidente que cedeu casa em outro endereço para abrigar as lives eleitorais de Jair Bolsonaro (PL). Capitão da reserva e assessor especial da Presidência desde o começo do governo, Cordeiro tinha um imóvel funcional na Asa Norte, em Brasília, e, segundo o próprio presidente, uma casa em Sobradinho (DF). O decreto que versa sobre o uso de imóveis funcionais veda a cessão a
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Ao comentar o resultado das eleições no Rio -onde tentou, sem sucesso, uma vaga no legislativo-, o ator Mário Gomes, 69, declarou à Folha de S.Paulo acreditar em uma fake news atribuída ao presidente da Colômbia, Gustavo Petro, de que residências seriam divididas compulsoriamente com outras famílias. "Eu e minha mulher estamos preocupados em perder a nossa casa", disse. A Justiça, no entanto, já decidiu a perda da mansão onde ele mora com a mulher e dois filhos.
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Os policiais rodoviários federais envolvidos na morte de Genivaldo de Jesus Santos foram presos de forma preventiva nesta sexta-feira (14) e levados ao Presídio Militar de Sergipe, em Aracaju. Kleber Nascimento Freitas, Paulo Rodolpho Lima Nascimento e William de Barros Noia foram denunciados pelos crimes de abuso de autoridade, tortura e homicídio qualificado. Segundo a Justiça Federal de Sergipe, os agentes já fizeram exame de corpo de delito no IML (Instituto Médic
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Apesar da escalada de ataques de lado a lado, a disputa pela Presidência no segundo turno segue estável. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente com 49% dos votos totais, ante 44% do atual ocupante do Planalto, Jair Bolsonaro (PL). É o que mostra a mais recente pesquisa do Datafolha, que fotografa esta etapa da corrida e não necessariamente prediz a votação dos rivais. O instituto ouviu 2.898 pessoas em 180 cidades, na quinta (13) a sexta-feira (14), em levanta
SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (14) uma operação para desarticular grupo suspeito de inserir dados falsos em sistemas do Ministério da Saúde para receber repasses do governo Jair Bolsonaro (PL) por meio de emendas do relator. As emendas de relator, identificadas também como RP9, permitem que parlamentares façam o requerimento de verba da União sem detalhes como identificação ou mesmo destinação dos recursos. Cerca de 60 policiais federais cumprem 16 man
Autorizada pela PF do Maranhão, a Operação Quebra Ossos apura denúncia de fraudes para aumentar de forma irregular repasses do Fundo Municipal de Saúde a municípios
Se você sofre de enxaqueca, pode ser uma boa ideia evitar determinados alimentos que possam potencializar as dores, como o queijo e o molho de soja, por exemplo
Cientistas simularam condições de antes do surgimento da vida na Terra para entender como todo ser vivo utiliza a mesma molécula para transporte de energia
Mesmo com o vice-campeonato, Zanotto, do São Bernardo, chamou a atenção do coordenador de captação do Timão
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O empresário Marcelo Dias, que confeccionou o boné com a sigla "CPX" usado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em comício no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, já recebeu cerca de 300 encomendas da peça desde quarta-feira (12). A imagem de Lula viralizou após apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) publicarem conteúdo falso associando a sigla a grupos criminosos. A inscrição no acessório usado pelo petista é a abreviação da palavra "complexo",

source

Leave a reply