Fórmula 1: FIA anuncia mudança de normas para 2023; confira – Torcedores.com

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Entidade automobilística divulgou alterações nas regras para a próxima temporada de Fórmula 1, sobretudo nas de segurança; leia
Por Arthur Santos Eustachio Arthur Santos Eustachio
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Crédito: Reprodução/Mark Thompson – Getty Images (Red Bull Content Pool)
Nesta quinta-feira (20), a FIA divulgou, no Conselho Mundial de Automobilismo em Londres, uma série de alterações normativas para a Fórmula 1 2023. Os carros, por exemplo, terão espelhos maiores. A ideia é ajudar os pilotos nos ‘pontos cegos’ e melhorar a visibilidade.
O aumento no tamanho dos espelhos na Fórmula 1 ocorre depois que algumas equipes fizeram testes durante sessões de treinos neste ano. Além disso, haverá reforço nos aros de rolamento após a investigação do acidente envolvendo Zhou Guanyu no GP da Grã-Bretanha. Na ocasião, o aro de rolamento do piloto da Alfa Romeo falhou quando o carro virou de ponta-cabeça na largada.
A FIA também disse que identificou “problemas de procedimento” durante o incidente do veículo de recuperação em Suzuka, problemas cuja correção virá “a curto e médio prazo”. O relatório completo sobre o episódio deve sair em breve.
Há, ademais, mudanças no Regulamento Esportivo da Fórmula 1. Agora existe maior esclarecimento quanto às posições do grid após a aplicação de penalidades. O artigo 28.3 do regulamento esportivo não exige, portanto, que um piloto comece de trás se incorrer em 15 lugares de penalidades. Isso mudou depois que a Ferrari alterou vários elementos na unidade de potência de Charles Leclerc em momentos diferentes no GP da Bélgica. A equipe italiana tentava evitar uma penalidade de ‘volta do grid’.
Por isso, o regulamento afirma que, se um piloto “acumulou mais de 15 penalidades de posição, ou que sofreu penalidade para largar na parte de trás, largará atrás de qualquer outro piloto” de Fórmula 1.
Quaisquer pilotos com 15 ou menos penalidades de grid se classificarão com base nos resultados. Se dois pilotos terminarem no mesmo lugar com uma penalidade, o mais rápido ficará na frente. Carros abandonados, mesmo que temporariamente, serão considerados retirados da sessão – exceto em sprint ou suspensão de corrida.
Se um carro de Fórmula 1 abandonar numa suspensão de corrida ou de sprint, o piloto poderá voltar desde que o incidente não seja devido a problema mecânico, dano ou para obter vantagem.
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