Base Anilada é referência para times grandes do Brasil – Jornal NH

0
119

Ainda no período da pandemia, no final de 2020, o Esporte Clube Novo Hamburgo acertou uma parceria com a Vale World, representada pelos diretores executivos Jerônimo Freitas e João Hansen, que passou a fazer a gestão das categorias de base do Anilado, além de toda a estrutura do futebol amador. Hoje, a equipe do Estádio do Vale já vê frutos da parceria.

Time sub-15 anilado goleou o Inter por 4 a 1 na última terça-feira, pela Liga Serrana
Time sub-15 anilado goleou o Inter por 4 a 1 na última terça-feira, pela Liga Serrana Foto: Jefferson Couto/ECNH

Com a chegada da empresa, o Noia virou um dos principais focos de captação de jogadores para diversos clubes do País, como Palmeiras, Athletico-PR, Avaí, Ceará, Grêmio, Inter, entre outros. “Temos captadores de muitas equipes de ponta nos monitorando e buscando parcerias, somos referência na formação para o Brasil inteiro”, conta Freitas.
O diretor também explica como essa parceria entre a empresa e o clube funciona. “A gente cria meios para ter receita, para poder investir na infraestrutura do clube e disponibilizá-la na preparação do atleta. Em 2022 já temos mais de 10 jogadores da Base Anilada em diversos times. Isso vai ser colhido a médio prazo.”
Pensando grande
“Somos ousados e organizados em nosso planejamento. Filtramos o mercado na busca por competições que só clubes de ponta participam e focamos nelas”, conta o gestor, que afirma sempre conversar e dividir as ideias com Hansen para definir o melhor caminho para o Noia.
A prova de que essa estratégia está dando certo são os últimos resultados. “Fomos vice-campeões do Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (Efipan), a maior competição da América do Sul, na categoria sub-15, além de grande destaque nas competições Copa Brasileirinho, em Belo Horizonte, e no Sul-Brasileiro BG Prime, que conta com as maiores equipes da região sul.”
Quem vai ao Estádio do Vale, pode ver obras sendo feitas no campo onde os atletas, que têm idade entre 6 e 20 anos, treinam. Atualmente, a Base Anilada conta com aproximadamente 500 jogadores e a expectativa é de crescimento para o próximo ano. “Com todas as reformas queremos e teremos a capacidade de trabalhar com 700 atletas”.
Mais obras podem acontecer em breve. “A nossa ideia é ter um novo campo voltado para a base, com medidas oficiais, para poder receber jogos federados.” Além da parte do terreno de jogo, a Vale World deu à base do Noia um staff completo, e conta com academia e sala de fisioterapia. “Por tudo que estamos fazendo, hoje somos referência na formação de atletas. Hoje nossa Base está de portas abertas para qualquer atleta fazer parte, temos uma avaliação feita mensalmente, que atrai garotos do Brasil inteiro. Os clubes de grande porte hoje olham para gente como um celeiro”, diz Lucas Martin, coordenador de marketing e captação.

Em busca da excelência no desenvolvimento dos atletas, os gestores criaram um departamento de futebol completo. Hoje, o Noia conta com pessoas ligadas ao marketing e comercial, tem departamento médico disponível para os atletas durante o dia inteiro, fisioterapia, nutricionista, dentista, assistente social e psicóloga. Trabalhando na cabeças dos jogadores, a profissional Joseana Ávila conta um pouco de como é o seu trabalho com os atletas da Base Anilada.
“Independente da idade tem uma coisa que eu falo pra todo mundo: no futebol um precisa do outro. É um esporte coletivo. O ego precisa cair quando entra aqui. Estamos no mesmo barco”, conta Joseana, de 42 anos. Com o esporte exigindo um nível elevado de competitividade, os jovens estão virando profissionais cada vez mais cedo e, com isso, vem a pressão e ansiedade. “Eles sofrem pressão da família, do clube, eles são de alto rendimento, precisa dar resultado, e é nisso que a gente trabalha”, comenta.
“Dê o seu melhor. O primeiro adversário está dentro de você”, aconselha.

Pelo Campeonato Sul-Brasileiro BG Prime, a equipe sub-13 vai enfrentar o Avaí, nesta sexta-feira, às 14h30, por uma vaga na final. O Grêmio é um dos finalistas. Também contra o time catarinense, o sub-14 entra em campo às 15h30, pelas quartas de final da competição. Ambos os jogos serão realizados em Florianópolis. O sub-15 segue vivo na disputa pelo título e enfrenta o Athletico-PR, em Curitiba, às 14 horas, também pelas quartas de final do Sul-Brasileiro. A equipe do técnico Luís Soster vem motivada depois de duas goleadas: a primeira sobre o Paraná Clube por 5 a 0, na última partida da primeira fase, e depois, pela Liga Serrana, na terça-feira, aplicou 4 a 1 no Inter. “Na semana que vem vamos disputar a Copa Brasileirinho, em Belo Horizonte-MG. Temos a responsabilidade de levar a equipe, pelo menos, até as quartas de final, é a meta”, diz o treinador já mirando a próxima competição. Por último, o sub-17 enfrenta a equipe colorada, às 15 horas, no suplementar do Vale, pela Liga Serrana.

source

Leave a reply