Grande Premium: Red Bull 2022 x Williams 1992 – Grande Prêmio

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Quando se fala em temporadas dominantes da Fórmula 1, como a atual da Red Bull, uma das primeiras que sempre surge na cabeça é aquela que terminou nas mãos de Nigel Mansell. Em 1992, a Williams aperfeiçoava o projeto da suspensão ativa e criava aquele que passaria à história como ‘O Carro de Outro Mundo’, o FW14B. Com ele, Mansell ganhou as cinco primeiras corridas do campeonato e oito das dez iniciais. Um título fácil, destruidor de adversários. Talvez o melhor carro de todos os tempos nas mãos do piloto para o qual foi projetado.
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Daí em diante, aquele campeonato passou a ser o sarrafo. Sempre que piloto ou equipe conseguem controlar um campeonato da mesma maneira, a comparação cabe para entender exatamente com o tamanho dos novos domínios.
É necessário destacar que há particularidades que fazem com que os números sejam sempre tratados com a contextualização e relativização necessários. Há 30 anos, os carros quebravam com muito mais frequência e forçavam as equipes a deixar pontos pelo caminho. A pontuação atualmente é muito maior. Em 1992, apenas os seis primeiros colocados pontuavam e o vencedor levava uma dezena de pontos. O máximo de pontuação que uma equipe podia levar num fim de semana há 30 anos era 16 pontos, enquanto atualmente, mesmo num evento sem corrida sprint, é possível sair com 44 — se levar a sprint em comparação, 59.
Mesmo assim, é interessante ver como o RB18 de Max Verstappen e Sergio Pérez se compara. Vamos aos números:
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Corridas: 19
Pontos: 656
Pontos em relação ao total possível: 75,7%
Piloto principal: Max Verstappen
Segundo piloto: Sergio Pérez
Vitórias: 15
Porcentagem de vitórias: 80%
Maior sequência de vitórias: 8 (ativa)
Posição do piloto #1: campeão
Posição do piloto #2: terceiro (dois pontos atrás do segundo)
Vitórias do piloto #1: 13
Vitórias do piloto #2: 2
Pódios: 24 de 32
Poles: 6
Melhores voltas: 8
Maior rival: Ferrari
Diferença de pontos: 187 pontos
Diferença percentual de pontos possíveis: 21,6%

Corridas: 16
Pontos: 164
Pontos em relação ao total possível: 64,1%
Piloto principal: Nigel Mansell
Segundo piloto: Riccardo Patrese
Vitórias: 10
Porcentagem de vitórias: 62,5%
Maior sequência de vitórias: 5
Posição do piloto #1: campeão
Posição do piloto #2: segundo (três pontos na frente do terceiro)
Vitórias do piloto #1: 9
Vitórias do piloto #2: 1
Pódios: 21 de 32
Poles: 15
Melhores voltas: 11
Maior rival: McLaren
Diferença de pontos: 65 pontos
Diferença percentual: 25,4%

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