Futebol e videogames: dois lados entrelaçados e paixão mútua – Torcedores.com

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Torcedores – Notícias Esportivas
Desde o começo até os dias atuais, saiba como o futebol conectou milhares de fãs pela telinha dos videogames.
Por Matheus Raposo Matheus Raposo
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A Copa do Mundo é, depois dos Jogos Olímpicos, o evento esportivo com mais espectadores em todo o mundo e um dos mais aguardados, especialmente para o povo brasileiro. Em 2018, a edição da Rússia teve mais de 3,5 bilhões de espectadores. Praticamente metade do mundo estava de olho nas suas tvs no evento que participa apenas os melhores do mundo de suas respectivas nações. Podendo fazer uma conexão para os jogos, essa paixão que se transfere bem cedo para a grande maioria da gama de torcedores de futebol.
em 1979 que o primeiro videogame de futebol como tal surgiu: tratava-se do North American Soccer League, desenvolvido para a Intellivision. É um tanto quanto engraçado considerar que foi nos Estados Unidos, país que mal tem relação com esse esporte, ter sido o pioneiro na produção de jogos de futebol
Em 1989, com o lançamento de Kick off, no Commodore Amiga e no Atari ST, foi considerado a grande revolução do gênero de futebol, trazendo milhares de jogadores e dando mais gás para a produção desse meio de futebol dentro dos consoles. Quatro anos depois chegaria o lendário FIFA International Soccer para o Sega Mega Drive. A partir desse momento, a história dos videogames esportivos não seria a mesma.
Com o lançamento do International Superstar Soccer da Konami em 1994, começou uma das maiores rixas entre franquias das duas maiores empresas desse ramo: Konami contra EA Games.
Com os passar dos anos, era notável que haveria mais evolução do gênero futebolísticos para os consoles, os avanços tecnológicos foram verdadeiramente monumentais, e pouco a pouco, eles conquistaram um cantinho nos corações do público.
Hoje a indústria conta com novos espaços: o streaming e os esports. Vemos tantos novos campeonatos para a comunidade e isso aquece ainda mais as empresas a quererem se esforçar em estregar o melhor possível para captar ainda mais novos jogadores.
Por exemplo, no México nasceu a eLiga MX, um torneio de esports promovido pela liga mexicana de futebol que enfrenta 18 dos principais times do país. Outros países também começaram a levar os esports muito a sério: o Reino Unido tem um órgão regulador de esports ao nível nacional.
Indo de encontro do momento atual, marcas chegam com tudo para poder se aproximar ainda mais com o mundo do futebol. Exemplos como a campanha do Burger King com David Madrid, “Stevenage Challenge”. A marca “hackeou” o jogo FIFA 20 quando se tornou o patrocinador oficial de uma equipe da quarta divisão inglesa, o Stevenage. Com seu logotipo na camisa oficial da equipe, o Burger King ganhou um lugar de destaque no videogame e pediu através das redes sociais que os jogadores compartilhassem seus gols com astros como Messi e Ronaldo, vestindo as roupas da equipe desconhecida. Foram mais de 25.000 gols foram compartilhados e o Stevenage passou a ser o time mais escolhido no modo carreira do jogo.
Além disso, existe ainda a possibilidade das marcas patrocinarem jogadores ou times inteiros: a Red Bull colaborou com o streamer Ninja para colocar seu rosto nas latas do energético, e a Movistar tem sua própria equipe de esports, os Movistar Riders.
Um caso que podemos divulgar em relação a marcas, é sobre a questão do streaming estar também ligado ao cenário do futebol. Um evento que a empresa etermax Brand Gamification fizeram em parceria com a Amazon Prime com o lançamento do seriado Maradona: Conquista de um Sonho. O streamer Gero Momo convidou seus inscritos a participar de um show de perguntas e respostas no qual eles competiram por prêmios do Amazon Prime. Desse jeito, o futebol e o Gaming encontraram um novo ponto de conexão.
Indo para o nosso cenário, temos um exemplo de uma empresa que traz projetos voltados para o público futebolístico, e estamos falando da etermax Brand Gamification. Uma empresa que ajuda e organizam no Brasil torneios de futebol femininos, patrocinado pela famosa marca de fones Turtle Beach.
O cenário de gaming está repleto de oportunidades para as marcas e sua história com o futebol demonstra isso. É uma indústria em constante mudança e crescimento: cada dia há novas ferramentas para que as organizações criem vínculos poderosos com as pessoas. Só resta aproveitá-las.
Por Cido Vieira

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