O Leeds conseguiu uma vitória enorme em Anfield para encerrar sequência de oito rodadas sem ganhar – Trivela
O Leeds estava desesperadamente precisando da vitória e conseguiu uma que talvez não estivesse nos planos neste sábado, em Anfield. A defesa do Liverpool voltou a apresentar fragilidade, e os visitantes aproveitaram para ganhar por 2 a 1 e encerrar uma sequência horrível de seis derrotas e dois empates pelo Campeonato Inglês.
Ao Liverpool, pouco adianta ganhar do Manchester City e depois ser derrotado pelos dois últimos colocados da Premier League. Deixou seis pontos contra Nottingham Forest e Leeds United, travando sua tentativa de ascensão ao pelotão de frente da tabela. Está em nono lugar, com 16 e pode ficar a 15 do Arsenal, que enfrenta o Forest neste domingo para tentar retomar a liderança.
Klopp tentou novamente usar um losango no meio-campo, com Fabinho de primeiro volante, Thiago e Harvey Elliott pelos lados, e Roberto Firmino ligando para Darwin Núñez e Mohamed Salah. Até deu sorte porque a defesa do Leeds vacilou, no primeiro minuto, e deixou Salah chutar sem ângulo, mas também sem goleiro. Pascal Struijk cortou em cima da linha.
Mas o Leeds não perdoou a falha no outro lado. Gomez desarmou Struijk na lateral direita e, pressionado, tentou recuar para Alisson. Uma escorregada tirou o goleiro brasileiro de ação, e Rodrigo apenas empurrou às redes vazias. O empate não demorou para sair. Salah começou a jogada pela direita, cruzou, Robertson mandou de volta à segunda trave, onde o egípcio chegou batendo de primeira.
O gol não tranquilizou o Liverpool porque o Leeds continuava perigoso. Rasmus Kristensen cruzou da direita para Aaronson se antecipar a Arnold e carimbar o travessão com uma finalização muito forte. No minuto seguinte, o Leeds pressionou a saída de bola, e Jack Harrison recebeu em liberdade pela direita. Alisson fez boa defesa.
O Liverpool seguia em cima. Klopp fez mudanças aos 15 minutos da etapa final, com as entradas de Jones e Henderson nos lugares de Elliott e Fabinho. Não havia muitas opções ofensivas no banco além de meias-atacantes como Chamberlain e Fábio Carvalho. Jones fez algumas boas jogadas. Em uma delas, Thiago acionou Núñez, que fez o corta-luz e deixou para Robertson chegar batendo ode frente. Meslier defendeu.
O goleiro francês seria um dos principais personagens do Leeds, com defesas importantes, como os 21 minutos, quando Salah aproveitou o vacilo de Liam Cooper e rolou para Núñez chegar batendo. Meslier saiu do gol e fechou o ângulo. O uruguaio também arriscou de fora da área, colocado, e Meslier voou no ângulo para espalmar. Em um raro contra-ataque no segundo tempo, Crysencio Summervile deixou Bamford na cara do gol. O atacante, porém, errou o domínio e perdeu o ângulo.
Nos dez minutos finais, a pressão do Liverpool era total. Núñez ajeitou de cabeça para Firmino chegar batendo por baixo. Meslier agarrou com segurança. Depois, Milner inverteu para Robertson, que ajeitou de cabeça para o meio da área, e Firmino cabeceou com força. Meslier defendeu em dois tempos.
No momento em que o gol do Liverpool parecia inevitável, outra falha da defesa vermelha. Van Dijk e Thiago foram muito passivos em um cruzamento da esquerda, deixaram Bamford dominar e Summerville ajeitou para chutar cruzado de bico. Alisson ainda chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar mais uma decepção nesta temporada.
.