Eduardo Leite vence disputa pelo governo do Rio Grande do Sul – Empresa Brasil de Comunicação
Ex.Saúde, Presidente, Governo
O candidato Eduardo Leite (PSDB) venceu a disputa pelo governo do Rio Grande do Sul com 57,12% dos votos válidos. Onyx Lorenzoni (PL) ficou em segundo lugar, com 42,88% dos votos válidos.
Até agora, foram apurados 91,35% das urnas. Os votos brancos somam 2,19% e os nulos, 2,9%. A abstenção está em 18,06%.
Eduardo Leite (PSDB) é bacharel em direito pela Universidade Federal de Pelotas, o tucano de 37 anos estudou também gestão pública na Universidade de Columbia, nos EUA, e fez mestrado em gestão e políticas públicas na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo. Foi presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito de Pelotas (RS). Em 2018, foi eleito governador do Rio Grande do Sul com 33 anos de idade. Teve 26,81% dos votos válidos, ao receber 1.702.815 votos, no primeiro turno. O vice na chapa, Gabriel Souza (MDB), 38 anos, foi eleito deputado estadual em 2014 e 2018.
Edição: Paula Laboissière
Governador eleito neste domingo disse que vai buscar entendimento com o governo federal e que vai olhar sempre para o interesse do estado de São Paulo.
Presidente do Senado disse que a Casa está disposta a contribuir em apreciar projetos do atual governo nos dois próximos meses e a ajudar na transição.
Vencedor da eleição presidencial no segundo turno também destacou a necessidade de unificação nacional entre as principais prioridades de seu terceiro mandato.
Alexandre de Moraes disse que também houve uma diminuição dos votos em branco e nulo e pediu o fim de ataques contra a credibilidade das urnas eletrônicas.
MDB, PSOL, PDT, Novo e Federação PSDB-Cidadania emitiram notas. Mensagens destacaram compromisso com a democracia. Novo diz que vai exercer oposição com responsabilidade.
Presidente dos EUA, da França do Chile e o primeiro-ministro do Canadá, cumprimentaram o candidato do PT. No Brasil, FHC e Ciro Gomes também se manifestaram.
Na Cinelândia, tradicional ponto de manifestações políticas da cidade do Rio de Janeiro, milhares de pessoas se reuniram desde o final da tarde, para acompanhar a apuração.
Pleito ocorreu simultaneamente com as eleições nacionais porque os eleitos nas eleições municipais de 2020 tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral.
Arthur Lira afirmou que o momento é de pacificar o país e construir novos pontos para melhorar a vida dos brasileiros: “É hora de desarmar os espíritos”.
Presidente do TRE-RJ afirmou que ânimos estavam mais exaltados e geraram alguns embates, “condutas incompatíveis com o rigor dessa atividade eleitoral”.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google