Braga perde eleição e prazo no STF – A Crítica
O senador Eduardo Braga (MDB) perdeu prazo para protocolar um direito de resposta contra Wilson Lima
(Foto: Divulgação)
Além de ter perdido a eleição para governador do Amazonas, o senador Eduardo Braga (MDB) também perdeu prazo para protocolar um direito de resposta contra Wilson Lima, que havia sido concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, para que Lima deixasse de atribuir o aumento na conta de energia ao seu adversário. Os advogados de Braga, porém, não respeitaram o prazo. Além de não aceitar a
petição após o tempo determinado, Lewandowski revogou a decisão.
Indireta – No Instagram, um dos advogados de Wilson Lima, Daniel Jacob, publicou uma foto da equipe jurídica da campanha de Wilson e agradeceu seus sócios, Ney Bastos e Marco Aurélio Choy, pelo trabalho realizado e por “não terem perdido um só prazo a eleição todinha”.
Até trio elétrico – O radialista Robson Tiradentes fez uma “ festa da derrota” para o candidato Eduardo Braga (MDB), no conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. Foram mais de 10 mil latinhas de cervejas distribuídas e teve até trio elétrico. Policiais militares da Força Tática e agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estavam no local para controlar o fluxo de veículos.
Preocupados – Diferente do primeiro turno, o número de pessoas usando máscara em seus locais de voto, incluindo mesários, ontem foi perceptível. Com o aumento no número de casos de Covid-19 neste período, muitos eleitores preferiram se prevenir.
Flamenguista – Candidato ao Senado pelo Amazonas derrotado no 1º turno, o vereador Bessa parece não estar tão preocupado assim com a importância de seu voto. Ele publicou uma foto, no último sábado, no jogo que deu ao Flamengo o título de campeão da Libertadores, no estádio Monumental, em em Guayaquil, Equador.
‘Amazonas virou’ – Os eleitores do Amazonas que no primeiro turno deram “vitória” ao presidente Jair Bolsonaro, neste segundo turno “viraram voto” e o presidente eleito Lula da Silva ficou com 51% dos votos – pouco mais de 1 milhão. O presidente Bolsonaro teve pouco mais de 960 mil votos.
Amazonense A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), amazonense Bruna Brelaz, estava no palanque de vitória do presidente eleito Lula da Silva, ontem, em São Paulo. Ela é a primeira mulher negra e nortista a comandar a UNE.
Errou – A pesquisa boca de urna da do Instituto Perspectiva, Opinião e Mercado, do empresário Durango Duarte, não correspondeu ao resultado final da eleição de ontem. A pesquisa havia apontado que Wilson Lima venceria com 61,5% dos votos, enquanto Eduardo Braga teria 39,9%.
Números Na realidade, Braga chegou a ter mais de 40% dos votos – 43,3% até às 20h de ontem, o que representou 793,9 mil votos. Já Wilson Lima teve 1,3 milhão de votos e ficou com quase 57% dos votos dos amazonenses.
‘Parabéns’ No Twitter, um dos primeiros líderes mundiais a parabenizar o presidente eleito, Lula, foi Emmanuel Macron, presidente da Franca. “Parabéns, caro @Lulaoficial , por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, escreveu o francês.
‘Parabéns 2’ O presidente americano, Joe Biden, também parabenizou Lula da Silva por sua vitória em eleições presidenciais “livres, justas e confiáveis”, segundo um comunicado difundido pela Casa Branca