Ministros do STF prestam homenagem aos 34 anos da Constituição – agenciabrasil.ebc.com.br
Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou hoje (5) uma sessão em homenagem aos 34 anos de promulgação da Constituição.
Nos discursos, os ministros destacaram o papel da Carta Magna, que entrou em vigor em 5 de outubro de 1988, no reconhecimento de direitos e garantias individuais.
A presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, disse que a Constituição trouxe conquistas democráticas para construção de uma sociedade livre, estabilidade institucional e participação popular.
“Esta Suprema Corte reverencia cotidianamente a Constituição Cidadã no desempenho de sua atividade precípua de prestar a jurisdição constitucional, incumbida que é de guardá-la por expresso mandamento nela contido”, disse.
O decano do STF, ministro Gilmar Mendes, afirmou que o Supremo sempre preservou a autonomia do Congresso e do Poder Executivo.
“Só mesmo aqueles que habitam numa espécie de metaverso do mundo institucional podem acreditar na cantilena que o Supremo Tribunal Federal usurpa algo do Congresso Nacional”, afirmou.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, também participou da sessão e disse que a promulgação da Constituição representa o triunfo sobre a repressão dos direitos humanos.
“Desejo celebrar e exaltar o meritório trabalho desempenhado pelos constituintes, bem como a valorosa tarefa cumprida pela advocacia, os ministros do STF e pelos juristas’, completou.
Além da sessão solene, o Supremo fará uma exposição de telas alusivas aos 34 anos de proclamação e o lançamento de um selo comemorativo e de um documentário.
Edição: Claudia Felczak
David Wayne DePape foi condenado a permanecer preso, sem possibilidade de fiança. Ele se declarou inocente da tentativa de assassinato de Paul Pelosi e de outras acusações.
Podem participar do processo entes privados sem fins lucrativos (associação ou fundação privada) ou entes públicos (autarquia ou fundação pública estadual, municipal ou distrital).
Governo da Rússia anunciou a medida após a Turquia e as Nações Unidas ajudarem a manter o fluxo de grãos ucraniano por vários dias sem a participação russa nas inspeções.
Santa Catarina é o estado com mais bloqueios (36), seguido pelo Paraná (10) e Rio Grande do Sul (3). Interdições ocorrem em maior número em Mato Grosso (30), Pará (17), Rondônia (12) e Paraná (10).
A Companhia de Engenharia de Tráfego monitora o trânsito nas imediações dos principais cemitérios e faz bloqueios, alterações de sentido de circulação e orientação de trânsito.
Na decisão, a juíza diz que Monique Medeiros aguardará o julgamento em liberdade. Mas considerou que o ex-vereador deve permanecer preso por necessidade de assegurar a ordem pública.
É penalizado com infração gravíssima o condutor que utiliza veículos para, deliberadamente, interromper, restringir ou perturbar a circulação na via sem autorização.
Na sexta edição do programa, espetáculos selecionados vão compor a programação do Sesc EntreDança 2023 – O corpo negro, um dos maiores eventos do gênero no país.
Por ser considerado um serviço urgente, não é necessário realizar agendamento para solicitação do benefício. Toda documentação é apresentada por um assistente social.
Os protestos são promovidos por grupos que não aceitam o resultado das eleições e a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas urnas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google