Copa do Mundo e Matemática: veja como aliar futebol às atividades de Geometria – Nova Escola
Compartilhe:
Jornalismo
PorRosiane Prates
31/10/2022
Compartilhe esse conteúdo:
A Copa do Mundo de futebol, um dos eventos esportivos mais esperados, está chegando. Em 2022, a competição será realizada no Catar, o que permite um olhar para os aspectos culturais do país, bem como para as possibilidades de engajamento na prática em sala de aula a partir da temática. Quando consideramos o contexto do mundial e o ensino-aprendizagem de Matemática, temos várias atividades que permitem envolver os alunos.
Por exemplo, ao observar o modelo e dinâmica dos jogos, é possível tomar como base o desempenho da seleção do Brasil aplicando o estudo de estatística ou, ainda, observar a presença de aspectos da geometria na construção dos estádios, aliado às peculiaridades culturais do país sede da competição.
E convenhamos, professores, nesse retorno presencial, após quase dois anos de ensino remoto ou híbrido, é importante considerar uma prática pedagógica envolvente e próxima da realidade do aluno, não é mesmo?. Além disso, a Matemática precisa estar alinhada aos princípios de uma educação com equidade e acessibilidade, uma vez que há presença de um grande desnivelamento envolvendo conceitos básicos do componente.
Assim, quando as séries finais do Ensino Fundamental são consideradas, é indispensável o processo de revisão interligado à construção de um novo conceito, com vista à utilização de atividades que proporcionem engajamento e tenham, de alguma maneira, proximidade com o cotidiano dos estudantes.
Quando a arquitetura dos estádios que acontecerão os jogos é considerada, fica notável o arranjo geométrico no design, ou seja, é identificável padrões geométricos na decoração das construções, atrelado aos aspectos culturais locais, no caso do Catar, uma forte ligação com a decoração islâmica desenvolvida ao longo dos séculos através de desenhos construídos, geralmente, a partir da combinação entre quadrados e círculos.
O estudo de geometria e a Copa do Mundo também pode ser realizado considerando aspectos da seleção brasileira, a partir da relação existente entre o esquema tático, com a posição dos jogadores em campo, por meio do desenho aplicado ao futebol. Vejamos, então, algumas propostas com ênfase no estudo de geometria a partir destes aspectos do maior evento futebolístico.
Uma prática que pode usar a Copa como gancho é a de utilizar a malha quadriculada em tamanho que desejar (1×1 ou 2×2…) e, a partir daí, apresentar o esquema tático da seleção brasileira para o mundial e fazer o aluno identificar os pontos conforme orientado para, depois, reconhecer possíveis figuras geométricas e suas características.
Aqui, tive ajuda do jornalista esportivo de A Tribuna de Santos, Bruno Lima, que explicou que o Tite, técnico da seleção brasileira, definiu o esquema 4-3-3 para o mundial. Às vezes, ele faz algumas alterações, com substituições de jogadores, principalmente no meio de campo, mas o esquema base é esse.
Assim, observe, caro colega, que é possível verificar a formação de figuras geométricas ao fazer ligação de pontos na malha quadriculada, sendo que os mesmos representam a posição dos atletas no esquema tático do técnico Tite.
Conforme a imagem do campo de futebol, por exemplo, o ponto 1B na malha quadriculada representa o jogador Alex Telles, enquanto o ponto 1H representa o atleta Vinícius Junior. Já o ponto no centro das demarcações entre 4H e 4I representa o atacante Richarlison. Encontrar os jogadores conforme as coordenadas pode servir de desafio para a turma!
Por outro lado, ao ligar os pontos do esquema tático, conseguimos identificar figuras geométricas, sendo possível fazer o estudo sobre conceito de vértice, aresta, números de lados e regularidades, bem como outras possibilidades de figuras de acordo com o movimento em campo ou mudança do esquema.
Outra sugestão é evidenciar os padrões geométricos por meio da arquitetura dos estádios da competição e o contexto cultural da história do Catar. Cada estádio tem um formato arquitetônico exclusivo. Por exemplo, o projeto arquitetônico do estádio Al Bayt, que será palco para o jogo de abertura da Copa entre Catar e Equador, tem inspiração nas tendas nômades e seu design externo possui padrão geométrico característico da cultura local.
Por isso, uma alternativa é desenvolver atividade a partir desse aspecto, considerando a técnica Girih, presente nas ornamentações islâmicas, que consiste em desenhos geométricos formados geralmente por estrelas e polígonos.
Essa prática pode ser desenvolvida em dupla, onde os alunos recebem as peças recortadas ou para recortar, com o objetivo de verificar as possibilidades de criação de figuras, mantendo o padrão geométrico ao relacionar o encaixe das peças e ligação dos vértices. A atividade pode ser impressa em folha A4 ou cartolina, folha branca ou colorida, conforme disponibilidade de recursos.
Ao utilizar a malha quadriculada para construção de desenho geométrico, temos diversas possibilidades. Uma delas é considerar a ligação entre os pontos e verificar o padrão geométrico do desenho formado a partir dessa ação. O Estádio Nacional de Lusial, que receberá a grande final da Copa do Mundo, tem arquitetura inspirada em aspectos do artesanato árabe, com revestimento externo com formas geométricas que formam triângulos.
Uma prática pode ser feita em dupla e cada aluno recebe folha de malha quadriculada com pontos determinados. O objetivo é ligar os pontos e verificar a criação de vários triângulos menores e maiores, com destaque para os padrões geométricos encontrados. Para incrementar, a turma pode ser convidada a colorir as peças.
Clique aqui e veja um plano de aula envolvendo o conceito de área
Realizar atividades em sala envolvendo o contexto da Copa do Mundo no Catar e o estudo de conceitos geométricos permite a construção e revisão de conteúdos com engajamento e aproximando a prática de aspectos do cotidiano dos estudantes.
Para avaliar essas atividades, observe e converse com a turma, verificando a construção a partir das orientações, bem como a produção final dos desenhos ou encaixes acompanhados de análise. Aproveite também, professor, para envolver questões culturais e contextualizá-las. Sem dúvida, esses detalhes enriquecerão o momento de ensino e aprendizagem em sala de aula.
E, então, qual das sugestões melhor se adapta a sua realidade docente? Desejo que mais de uma! Aproveito para indicar mais um plano de aula referente às habilidades envolvidas no currículo das séries finais. Forte abraço e até a próxima!
Rosiane Prates é professora de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental, atua há mais de 10 anos na rede pública e também já integrou o Comitê de Avaliação do Município de Pinheiros (ES). Em 2022, participou da 4ª edição do Mulheres na Ciência e Inovação, programa de formação para pesquisadoras no Brasil, realizado pelo Museu do Amanhã e o British Council. Também foi professora-autora no projeto Planos de aula de Matemática, realizado pela Associação Nova Escola. Além disso, tem participação como voluntária em projetos socioeducacionais e de empreendedorismo. É licenciada em Matemática e Pedagogia, graduada em Administração, especialista em ensino e currículo e em Matemática na Prática.
Mais lidas da semana
Relacionadas
Últimas notícias
Como apoiar a passagem dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental
A transição se torna mais tranquila para os alunos quando há planejamento, organização e suporte por parte dos professores
Como construir atividades diversificadas para consolidar a alfabetização no 3º ano
Ações de recomposição de aprendizagens devem contemplar os diferentes níveis de conhecimento dos alunos e garantir o avanço de todos
Como trabalhar as relações étnico-raciais nas aulas de Matemática
Confira 5 sugestões de como promover uma reflexão sobre a temática e desenvolver habilidades curriculares nos Anos Iniciais do Fundamental
Copa do Mundo e Matemática: veja como aliar futebol às atividades de Geometria
Do esquema tático do técnico Tite aos estádios que receberão jogos no Catar, confira sugestões para avançar no aprendizado das turmas dos Anos Finais do Fundamental
Como apoiar e fortalecer o trabalho de professores negros na escola
Entenda como a comunidade escolar pode contribuir para a promoção de uma Educação Antirracista por meio da valorização da prática de um corpo docente representativo
Tarefa de casa: como fazer de forma significativa?
Quando planejada com intencionalidade pedagógica, atividade para casa pode aproximar as famílias da escola e funcionar como uma avaliação formativa
Profissão professor: os desafios da formação inicial
Diante de um cenário de desinteresse pela carreira docente, jovens educadores contam porque escolheram esse caminho e suas perspectivas para o futuro
Relação família-escola: como educar pais e responsáveis?
A participação dos pais e mães nas unidades escolares traz muitos ganhos – no entanto, às vezes é preciso instruir também esses adultos para o bem da unidade e de todo o território
Associação Nova Escola © 2022 – Todos os direitos reservados.