STF forma maioria sobre licença-maternidade após alta hospitalar – Portal EBC
Ex.Saúde, Presidente, Governo
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (21) maioria de votos para manter a decisão que garante o início da licença-maternidade após alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido, o que ocorrer por último. O entendimento vale para internações longas, acima do período de duas semanas, e atinge casos de partos prematuros.
O efeito da decisão é imediato para todas as gestantes e mães que têm contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O caso chegou ao Supremo por meio de uma ação protocolada pelo partido Solidariedade.
Em março de 2020, ao conceder a liminar sobre a questão, o ministro Edson Fachin, relator da ação, entendeu que o início da contagem da licença somente a partir do momento da alta é um direito não apenas da genitora, mas também do próprio recém-nascido.
De acordo com a CLT, o afastamento da gestante pode ocorrer entre o 28° dia antes do parto e a data de nascimento do bebê.
Pela legislação atual, a licença-maternidade tem duração de 120 dias, período no qual a mulher tem direito ao salário-maternidade, cujos custos devem ser arcados pela Previdência Social.
O ministro Edson Fachin argumentou que há previsão de extensão da licença em duas semanas mediante apresentação de atestado médico, mas a medida não ocorre no caso de longas internações, que envolvem nascimentos prematuros, antes da 37ª semana de gestação.
O caso foi julgado no plenário virtual, modalidade de votação na qual os votos são inseridos em um sistema eletrônico e não há deliberação presencial.
Até o momento, sete ministros votaram para referendar a liminar. Faltam quatro votos. O julgamento virtual será encerrado à meia-noite.
Edição: Fernando Fraga
A Funarte vai investir R$ 500 mil na UFRJ para que a nova ferramenta possa entrar no ar de forma plena nos próximos 3 meses, quando procurará parceiros privados para o programa.
Nas camadas sociais de menor poder aquisitivo é maior o número de pessoas com deficiência, sendo 3,2% na classe A e 26,8% na classe D/E, destaca pesquisadora do Ipedf.
Os trabalhos fazem parte da exposição virtual “Fronteiras da Infância – Migração e refúgio sob o olhar da criança”, que já foram exibidos no hall de entrada da sede da ONU, em Nova York.
Professor da FGV, Paim foi secretário-executivo do MEC e presidiu o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação antes de ocupar a pasta de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015.
Energia nuclear tem papel estratégico na transição para uma matriz limpa e para garantir soberania energética do país, disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Oleksit Danilov, uma autoridade poderosa do país, disse que a Ucrânia precisa da “garantia” de uma defesa aérea moderna, de aviões, tanques e mísseis de longo alcance.
Em resposta, o presidente da sigla, deputado Baleia Rossi, disse que o tema será discutido, mas sinalizou que há, entre os emedebistas, um “espírito colaborativo”.
Manifestações contra o governo começaram em setembro após a morte da jovem Mahsa Amini, detida por supostamente desrespeitar código de vestimenta.
Entre as dez cidades que mais incentivaram a instalação da tecnologia estão Ponta Grossa (PR), São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG) e João Pessoa (PB) .
Até o fim do julgamento, devem ocorrer depoimentos de 30 testemunhas. Hoje, a previsão é de que sejam ouvidas nove testemunhas de acusação, entre elas os filhos e netos de Flordelis.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google