Lutador é colocado em coma induzido após sofrer violento nocaute; vídeo – Revista Monet

0
99

08/11/2022 05h23 Atualizado 08/11/2022
O cazaque Aidos Yerbossynuly está em coma induzido após nocaute para o cubano David Morrell — Foto: reprodução
O boxe é chamado no Brasil como a "Nobre Arte" e em países de língua inglesa como "Sweet Art" (doce arte, em tradução literal). Contudo, a luta entre o cazaque despertou uma série de críticas sobre como o esporte pode ser algo extremamente violento e perigoso, além de levantar a responsabilidade de equipes de corner e de árbitros em manter o bem estar dos lutadores, depois que Aidos sofreu um nocaute violentíssimo e atualmente se encontra em estado de coma induzido.
O cazaque Aidos Yerbossynuly está em coma induzido após nocaute para o cubano David Morrell — Foto: reprodução instagram
Aidos tentava conquistar o título dos super-médios de Morrell em uma sangrenta luta que durou 12 assaltos, até o nocaute do cazaque. De acordo com um de seus treinadores, em entrevista à ESPN americana, Aidos foi colocado em coma induzido após passar por cirurgia.
“Representantes da TGB Promotions e da PBC estão em Minneapolis com a equipe da Aidos e estamos monitorando a situação de perto”, disse um porta-voz da PBC, organização de boxe, em comunicado. “Por respeito à privacidade dele e de sua família, não podemos compartilhar nenhum detalhe, mas pedimos à comunidade do boxe que o mantenha em seus pensamentos e orações.”
O cazaque tinha um cartel invejável, vencendo todas as 16 lutas profissionais que disputou, chegando ao posto de desafiante número um no ranking de super-médios da WBA. Morrell mostrou sua qualidade no ringue, mostrando ataques e esquivas certeiros, dignos de um campeão. O placar da luta esteve sempre com Morrell à frente, o que acabou sendo confirmado no último assalto, quando Aidos foi violentamente levado à lona. Em um primeiro momento o cubano comemorou a vitória, mas assim que viu o estado do oponente, correu para ampará-lo até o corner.
O cazaque Aidos Yerbossynuly está em coma induzido após nocaute para o cubano David Morrell — Foto: reprodução
Críticos do esporte dizem que tanto o árbitro quanto a equipe de Aidos deveriam ter encerrado o combate ou jogado a toalha, já que o derrotado havia sofrido knock downs e se mostrava cambaleante em alguns momentos. Era visível a diferença nos reflexos entre os lutadores. Aidos dava socos erráticos e Morrell escapava com facilidade. No derradeiro ataque, o cazaque praticamente não ofereceu barreiras para o golpe do cubano, sofrendo o violento impacto e caindo ao chão.
© 1996 – 2022. Todos direitos reservados a Editora Globo S/A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

source

Leave a reply