Na Bahia, secretário da Fazenda Décio Padilha critica leis sancionadas por Bolsonaro – JC Online
Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
Secretário da Fazenda Décio Padilha fala sobre reforma tributária no 19º Conafisco
O secretário da Fazenda de Pernambuco e presidente do Comsefaz, Décio Padilha, participou da 19ª edição Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Conafisco. No evento, aproveitou para criticar ao menos duas leis sancionadas pelo presidente Bolsonaro, que tirou receitas dos Estados.
“… falo aqui sobre os momentos ao longo da história que contribuíram para o desequilíbrio do pacto federativo e destaco o cenário fiscal caótico a ser enfrentado pelos estados no ano de 2023, devido às duras mudanças estruturais realizadas recentemente sobre o ICMS, por meio da LC 192/2022 e LC 194/2022“, afirmou. A primeira previa a redução do ICMS dos estados sobre os combustíveis. A segunda, previa a redução do imposto sobre a conta de energia elétrica.
Padilha integrou a mesa de abertura, que teve o tema “Desafios da Fiscalização Tributária Subnacional – possibilidade de reforma do sistema tributário”. O painel também contou com a presença do professor Guilherme Mello (IE/Unicamp), do economista Igor Rocha (FIESP), tendo o professor Eduardo Fagnani (IE/Unicamp) como moderador dos debates.
O presidente do Comsefaz disse que a reforma tributária no Brasil é essencial para simplificar e modernizar o sistema tributário nacional.
“O Brasil necessita de uma reforma tributária que altere todo nosso sistema tributário, tornando-o mais simples, diminuindo a quantidade de impostos e, sobretudo, que seja mais justo para as classes mais baixas, aliviando a tributação sobre o consumo e concentrando mais na renda e no patrimônio, uma reforma que alinha o Brasil com os sistemas tributários dos países mais desenvolvidos do mundo ” afirmou o presidente do Comsefaz.
O Congresso é uma realização da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Fenafisco, em parceria com o Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia – Sindsefaz e este ano tem os trabalhos norteados pelo tema: Tributação, Justiça Social e Inovação – Por um país menos desigual. O evento está sendo realizado no Costa do Sauípe Resort, na cidade de Mata de São João-BA e se estende até o dia 10 de novembro.
Sobre
Jornalista formado pela Unicap. Em atuação no Sistema Jornal do Commercio desde 1994. Tem três livros publicados: “A História do Artesanato de Pernambuco”, “Brasil a Ver Navios” e ” A Paixão de Plínio”. Ganhador dos prêmios Cristina Tavares (duas vezes), CNH (três vezes, inédito no Nordeste), Esso e Embratel
Localidade:Recife
Cargo:Editor
Cursos:Formado em Jornalismo pela Unicap. Escreve principalmente sobre Política e Economia, com foco em Pernambuco e no Nordeste.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]