É falso que Bolsonaro não recebeu votos no município de Manicoré (AM) – UOL Confere

0
72

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos
Pedro Vilas Boas
Colaboração para o UOL
08/11/2022 15h22Atualizada em 08/11/2022 15h22
É falso que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não recebeu votos no município de Manicoré (AM), como afirma uma mulher indígena em vídeo que circula nas redes sociais. As estatísticas públicas divulgadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desmentem a alegação.
O que diz o post? O vídeo que circula nas redes sociais, que aparentam ter sido gravados em diferentes momentos, a mulher diz que recebeu “pedidos de socorro” de familiares que votaram em Bolsonaro nas eleições, mas os votos não teriam sido registrados.

“Tô nesse momento muito revoltada porque acabei de receber um pedido de socorro da minha família, dos meus familiares que moram nesse município, Manicoré, estado do Amazonas. ’22’ [número do presidente na urna] lá recebeu 0 voto”, afirma. Ela também xinga o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes de “ladrão” e diz: “a gente quer saber onde tá (sic) o voto no Bolsonaro da população que votou em Manicoré”. Publicações com o vídeo foram compartilhadas no Facebook, Twitter e Kwai no último domingo (6).
Dados desmentem. De acordo com as estatísticas do resultado das eleições, disponibilizadas publicamente pelo TSE, o presidente Jair Bolsonaro recebeu no primeiro turno 7.486 votos no município de Manicoré —o que representa 30,91% dos votos válidos. No segundo turno, o atual mandatário recebeu no município 8.056 votos —ou 34,68% dos votos válidos.
Alcance. A publicação falsa no Facebook registra 12 mil visualizações, 3.900 reações, 201 comentários, 931 compartilhamentos. No Kwai, o material soma 34.500 visualizações, 4.062 curtidas, 301 comentários e 1.700 compartilhamentos.
O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
5 dicas para você não cair em fake news


O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

source

Leave a reply