Embaixada do Azerbaijão marca o 2º Aniversário do Dia da Vitória – Diplomacia Business

0
47

O recém-chegado embaixador da República do Azerbaijão em Brasília, Rashad Novruz, recebeu um grupo seleto de convidados na embaixada no Lago Sul para comemorar o Dia da Vitória de seu país. Na solenidade, que marca o segundo aniversário da ocasião, também chamada de Guerra Patriótica, foram executados os Hinos Nacionais da República Federativa do Azerbaijão e também do Brasil, seguido de um delicioso coquetel.
Em seu primeiro evento como embaixador no Brasil, Rashad Novruz, em seu discurso, falou sobre seu país, destacando a riqueza em óleo e gás e a fusão de culturas orientais e ocidentais que fazem da nação uma terra única em sua beleza e diversidade. “Durante muitos anos, não foi possível utilizar todo nosso potencial por conta de ameaças a segurança de nosso país. O Azerbaijão sofreu uma grande ameaça desde seus primeiros dias de independência no início da década de 1990”, complementou o diplomata.

Ainda segundo ele, seu país tinha resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas que, no entanto, ficaram apenas no papel. O que não foi suficiente para combater o separatismo armado, a ocupação, atrocidades em massa da população civil, refugiados e um longo período de injustiças.
Após anos de conflito e ansioso por recuperar suas terras e a identidade de seu povo, o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, liderou uma contraofensiva militar que durou 44 dias, sem prejudicar seus civis e a infraestrutura do país. “Hoje, 2 anos após nossa vitória, poderemos reabilitar e reconstruir nossas terras mantidas sob ocupação e focar na estabilidade, segurança e paz”, sublinhou Novruz.

O embaixador azerbaijano deixou claro que, apesar dos 30 anos de perdas, o Azerbaijão e a Armênia estão discutindo acordos para a manutenção da paz a longo prazo. De acordo com o diplomata “o verdadeiro prêmio da vitória é aprender com os erros e construir a paz”.
Continou dizendo que “isso é o que também esperamos da Armênia. No dia 7, em Washington,  nossos ministros da assuntos externos estavam novamente em mais uma rodada de negociações.  Nós, no Azerbaijão, conquistamos esta vitória e pagamos um preço alto, assim como a Armênia. No entanto, a paz é uma vitória maior para nós dois.”
Finalizou reforçando que o Brasil, apoiou todos as resoluções em prol do Azerbaijão no Conselho de Segurança das Nações Unidas. “Estou satisfeito por ser embaixador em um país que entende e reconhece valores e justiça”.
Em 3 de novembro de 2020, Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, assinou uma Ordem para o estabelecimento do Dia da Vitória. A data, desde então, passou a ser comemorada anualmente no dia 8 de novembro.

Portal de notícias, comunicação e negócios
que valoriza o “Made IN” do seu país.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

source

Leave a reply