Gigante das criptomoedas Binance vai comprar rival FTX [atualização: negócio cancelado] – Exame Informática
O negócio acaba de ser anunciado pelas duas empresas, mas foi alvo de polémica nos últimos dias e ainda nem está aprovado pelas entidades reguladoras: a Binance e a FTX planeiam fundir-se, com a primeira a ajudar a resolver “problemas de liquidez” da segunda.
O CEO da Binance, Changpeng Zhao, vendeu cerca de 529 milhões de dólares em tokens nativos da FTX a 6 de novembro em resposta a “revelações recentes que foram feitas”, referindo-se particularmente a um relatório da CoinDesk que implicava problemas de liquidez da FTX. O responsável da FTX respondeu publicamente, acusando a Binance de estar a atacar a FTX com rumores falsos e a alegar que estava tudo bem. No entanto, na terça-feira, as duas empresas anunciaram ter chegado a um acordo para uma fusão onde se reconhece que a Binance vai ajudar a resolver um “problema de liquidez” que afeta as transações da FTX.
Dados da CryptoQuant mostram uma desvalorização abrupta dos bens da FTX e que os levantamentos de criptomoedas deste tipo esteve tão dificultado que a FTX teve de introduzir uma liquidez por stablecoin (criptomoeda com valor indexado a um valor externo). As reservas financeiras da empresa aparentam estar a cair rapidamente e o problema levou a um “êxodo de investidores” cita a Bloomberg.
A solução pode passar pela aquisição por parte da Binance, mas as empresas irão apenas começar as devidas diligências nos próprios dias. A concretizar-se, o negócio pode agitar as águas deste segmento, com o desaparecimento de um dos grandes players do segmento, para fortalecimento da posição da Binance.
Atualização: A Binance reviu a sua posição e decidiu não avançar com a aquisição por entender que os problemas de liquidez da FTX eram demasiado graves.