Com desafio de combater a corrupção, Moro toma posse na Justiça – GOV.BR
Notícias
Posse 2019
Sérgio Moro foi o primeiro ministro a tomar posse nesta quarta-feira (2) – Foto: Ministério da Justiça/Reprodução
O ex-juiz federal Sérgio Moro tomou posse, na manhã desta quarta-feira (02), como novo ministro da Justiça. O antigo Ministério da Segurança Pública se fundiu a pasta, passando as atribuições também ao novo ministro. Em seu discurso de posse, Moro afirmou que vai trabalhar para combater a corrupção, o crime organizado e levar segurança pública aos brasileiros. “É preciso estabelecer a manter a confiança. Essa é a palavra chave da boa administração”, ressaltou.
Sérgio Moro afirmou que aceitou o cargo com objetivo de poder propor políticas mais rígidas. “Não há combate a corrupção com impunidade. […] São necessárias políticas mais gerais contra a corrupção, leis mais eficazes”, ponderou.
Entre as medidas que pretende tomar, Moro citou ações em áreas como na Secretaria de Segurança Pública (SSP), na qual pretende padronizar investimentos, gestão e estrutura. Segundo ele, o órgão deve atuar com papel equivalente a intervenção federal no Rio de Janeiro.
No âmbito do Departamento Penitenciário, afirmou que vai trabalhar para que haja controle das lideranças de organizações com o mundo exterior. “Precisamos com investimentos e inteligência recuperar o controle do estado sobre as prisões brasileiras.”
O ministro também ressaltou que vai aprofundar a cooperação jurídica internacional para inibir o refúgio de criminosos ao exterior e que criminosos estrangeiros se refugiem no País. “O Brasil não será um porto seguro a criminosos e jamais negará cooperação a quem o solicitar por motivos políticos partidários”,apontou.
Já a Secretaria de Políticas sobre Drogas, a ideia é trabalhar com ações preventivas e de combate. De acordo com ele, no início da nova legislatura serão apresentados projetos de lei mais rigoroso. “Precisamos enfrentar os pontos de estrangulamento da legislação penal que impactam no sistema de justiça criminal, propostas simples e eficazes.”
Moro é ex-juiz Federal da 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba (PR), especializada em crimes financeiros, contra a Administração Pública, de tráfico de drogas, de lavagem de dinheiro e praticados por grupos criminosos organizados. Trabalhou como Juiz instrutor no Supremo Tribunal Federal durante o ano de 2012.
Moro cursou o Program of Instruction for Lawyers na Harvard Law School em julho de 1998 e possui título de mestre e doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Escreveu livros e artigos especializados na área jurídica.
Fonte: Governo do Brasil