PT teme que ação do STF contra emendas de relator prejudique aproximação com Lira – Yahoo Noticias

0
76

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia que uma eventual decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) contra as emendas de relator ainda neste ano poderá atrapalhar a construção de apoio político do petista no Congresso Nacional.
Aliados de Lula com trânsito no Supremo afirmam que houve uma mudança na tendência do julgamento da ação que questiona o uso dessas emendas -recursos que são distribuídos por critérios políticos e que permitem aos congressistas mais influentes bancarem projetos e obras em seus redutos eleitorais.
A expectativa inicial era que o STF analisaria o caso em novembro.
Como mostrou a Folha de S.Paulo, membros do PT e articuladores no Congresso passaram a admitir a continuidade das emendas de relator no Orçamento, mas com mudanças nas regras. Durante a campanha, Lula fez críticas ao uso das emendas de relator e defendeu o fim delas, citando entre outros pontos a falta de transparência do mecanismo.
"O Orçamento é chamado de secreto porque o destino desses recursos é mantido em segredo. Mas todo mundo sabe para onde esse dinheiro vai: fraudes e desvios de verbas", disse um dos programas de TV do petista.
Agora eleito, Lula mudou o tom do discurso contra as emendas de relator e tem feito acenos à cúpula do Congresso, que controla a destinação desses recursos.
Em setembro, em meio à campanha eleitoral, a expectativa de que o Supremo poderia colocar um fim nessas emendas chegou aos principais articuladores do Legislativo e a membros do alto escalão do governo Jair Bolsonaro (PL). A avaliação era que, em caso de vitória de Lula, aumentariam as chances de o STF declarar o mecanismo inconstitucional.
O cenário mudou. Aliados de Lula e integrantes de partidos não alinhados ao petista dizem haver uma avaliação consensual no meio político de que o STF irá postergar o julgamento da ação contra as emendas de relator enquanto o novo governo e o Congresso tentam buscar uma saída política para o tema.
Auxiliares de Lula já falam na possibilidade de essas emendas passarem por ajustes, mas não serem extintas.
Parlamentares próximos a Lula sinalizaram à cúpula da Câmara e do Senado, por exemplo, que pode haver uma coordenação entre Executivo e Legislativo para priorizar programas nas áreas de habitação e saúde que podem atender a demandas das bases eleitorais dos parlamentares.
As emendas de relator somam R$ 16,5 bilhões no Orçamento deste ano. Elas foram a principal ferramenta para garantir apoio político para o presidente Bolsonaro no Legislativo e para fortalecer os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Os chefes das duas casas legislativas têm poder sobre a liberação dessa verba, uma vez que a distribuição dos recursos depende de acordos costurados entre eles.
Lula esteve em Brasília nesta semana e fez acenos a Lira, que se aliou a Bolsonaro quando o governo atual passou a liberar emendas e cargos a partidos políticos. Lira tenta se reeleger ao comando da Câmara e promete uma postura independente –e não de oposição- a Lula.
Aliados de Lira reconhecem que, sem as emendas, o presidente da Câmara ficaria enfraquecido para a campanha à reeleição para o cargo. Mas entre petistas cresce a avaliação de que em qualquer cenário Lira é um adversário competitivo e que não vale a pena correr o risco de iniciar o novo governo com o presidente da Câmara como inimigo.
As ações no STF que pedem o fim das emendas são relatadas pela presidente do tribunal, ministra Rosa Weber. Em 2021, ela chegou a determinar a suspensão do uso dessa verba.
Rosa recuou da decisão um mês depois, após o Congresso apresentar uma série de medidas para dar mais transparência às emendas.
Em setembro, Rosa sinalizou que deveria levar o caso à análise do Supremo logo após as eleições. No entanto, a avaliação de petistas é que esse cenário mudou com a costura de acordos políticos entre a equipe de Lula e o Congresso.
O presidente Lula teve um encontro com dez dos 11 ministros do Supremo na quarta (9). O ministro Luís Roberto Barroso foi o único que não esteve presente, por estar participando da reunião global do clima da ONU -a COP27- no Egito.
Na campanha, Lula falou que a emenda de relator era a "maior bandidagem já feita em 200 anos de República [da Independência]" e que o Parlamento nunca "esteve tão deformado como está agora" -chamou inclusive de pior Congresso da história do Brasil.
Antes da eleição, Lula também disse que há um excesso de poder nas mãos de Lira.
VARSÓVIA (Reuters) – Milhares de pessoas se reuniram em Varsóvia nesta sexta-feira para uma marcha anual organizada pela extrema direita da Polônia para marcar o Dia da Independência, com algumas delas exibindo slogans de supremacia branca e contra homossexuais e soltando sinalizadores vermelhos. O público, que incluiu famílias com crianças e também representantes de grupos da extrema direita, balançaram bandeiras vermelha e branca da Polônia e cantaram “Deus, Honra, Pátria” ao andarem pelo cent
WASHINGTON (Reuters) – Cuba concordou pela primeira vez desde a pandemia em aceitar voos de deportação dos Estados Unidos que transportam cubanos capturados na fronteira EUA-México, disseram três fontes norte-americanas à Reuters, dando às autoridades dos EUA uma ferramenta nova, mas limitada, para deter números recordes de cubanos cruzando a fronteira. O Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) tem cerca de uma dúzia de cubanos sob custódia que não passaram em uma triagem inicial de asilo
Ideia ganhou força após reação negativa do mercado
Donald Trump anunciará na próxima terça-feira sua intenção de disputar novamente a presidência dos Estados Unidos em 2024, declarou nesta sexta-feira (11) seu assessor, Jason Miller.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O bolsonarismo ameaça as vendas da tradicional camisa verde amarela da Seleção. A 13 dias do início da Copa do Mundo, o modelo na cor azul foi o mais clicado no Google Shopping. O modelo icônico nem ficou entre os top 15 na lista de cliques realizados entre 29 de outubro e 4 de novembro. Em lojas online, como as da Nike e as da Centauro, os modelos de ambas as cores estão esgotados. O preço oficial é R$ 349, independente da cor. Com a falta dos produtos, o mercado pa
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Após pedido de senadores, a apresentação do texto da PEC (proposta de emenda à Constituição) da Transição —que pretende retirar as despesas com o Bolsa Família do teto de gastos— será adiada para a quarta-feira (16). O negociador do Orçamento pelo governo de transição, senador eleito Wellington Dias (PT-PI), informou a nova data por meio de nota divulgada na manhã desta sexta-feira (11). É pelo Senado que começará a tramitação. O texto da PEC precisa ser apresentado l
Presidente do Senado marca posição sobre polêmica relacionada à indicação do país ao BID
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Três ações da Polícia Civil na última resultaram na prisão de sete suspeitos apontados como fornecedores de drogas para a cracolândia, no centro de São Paulo. Em um dos casos, policiais conseguiram localizar um homem apontado como chefe da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) suspeito de torturar um dependente químico na rua Helvétia. A vítima quebrou o braço e teve afundamento de crânio após sucessivas pauladas na cabeça. A mais recente das prisões aco
Organizações não governamentais (ONGs) que atuam em defesa dos direitos de crianças e adolescentes de todo o mundo cobram das lideranças internacionais que participam da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27) medidas imediatas que coloquem os direitos infantis no centro do debate para conter a degradação ambiental, o aquecimento global e suas consequências. Várias entidades da sociedade civil que participam da iniciativa, como as redes internacionais Our Kid's Climat
BRASÍLIA/RIO DE JANEIRO (Reuters) – Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda e conselheiro do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, quer adiar a eleição para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), prevista para 20 de novembro, e busca apoio dos Estados Unidos para tal. Mantega disse nesta sexta-feira que enviou uma carta à secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e conversou com representantes de outros países latino-americanos "para buscar um candidato de união"
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Levantamento feito pelo Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) a pedido do STF (Supremo Tribunal Federal) traça um cenário apocalíptico caso o novo piso da enfermagem seja pago. Nas contas da entidade, o reajuste levará 70% dos municípios brasileiros ao descumprimento do teto de gastos com pessoal estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Com o desenquadramento, os municípios não podem tomar empréstimos bancários, o que compromete
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cotado para assumir o cargo de ministro da Agricultura, o ex-deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), que liderou as bancadas ruralista e tucana na Câmara, tem sido elogiado por Roberto Rodrigues, primeiro ministro da Agricultura do primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As opiniões de Rodrigues, tido como um nome de referência no setor, têm repercutido rapidamente em favor do tucano nos círculos do agronegócio. Leitão é próximo de Geraldo Alckmin (PSB) há anos
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-ministro do Turismo Gilson Machado publicou em uma rede social nesta sexta-feira (11) um vídeo no qual o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece chorando em um encontro de pastores. A reunião aconteceu em 13 de outubro, em uma viagem que o chefe do Executivo fez ao Recife. Segundo Machado, Bolsonaro estava emocionado com as palavras do pastor Paulo Garcia. Na imagem, o presidente aparece enxugando as lágrimas. Na sequência, apoia-se sobre os joelhos e abaixa a ca
Operadora tem até segunda-feira para assinar um documento que permitirá a devolução amigável do aeroporto para a União, para que ele seja leiloado novamente
Escolha foi anunciada na entrevista coletiva que revelou a convocação dos 26 jogadores
A área desmatada na Amazônia em outubro deste ano foi de 903,86 km².
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A USP (Universidade de São Paulo) voltou a obrigar o uso de máscaras em espaços fechados nas unidades universitárias como forma de proteção contra o coronavírus. A partir desta sexta (11), o uso do equipamento protetor será exigido nos locais fechados, com preferência para máscaras cirúrgicas ou do tipo PFF2, bem ajustadas ao rosto e cobrindo o nariz e queixo. Já em espaços externos, o uso é apenas recomendado se tiver situações de aglomeração, segundo a Comissão Ass
Homem foi baleado e detido depois de esfaqueado dois polícias em Bruxelas, um dos quais morreu vítima dos ferimentos.
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Maria Beatriz Milliet era secretária de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e chegou a ser nomeada pela pasta para ir à COP27, a conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas). Antes disso, no entanto, foi exonerada, no dia 29 de setembro deste ano. Nesta sexta-feira (11), contudo, pouco mais de um mês depois de deixar o cargo, ela de fato esteve no evento no Egito —mas como gerente de uma cooperativa de açúcar. Além disso, Beatriz Milliet ainda
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Rússia afirmou ter completado nesta sexta-feira (11) a retirada militar de Kherson, a principal cidade que havia capturado desde o início de sua invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro. Forças de Kiev entraram lentamente no município, temendo emboscadas, mas os relatos em redes sociais mostram que os momentos finais da saída russa foram dramáticos, com soldados enfileirados para atravessar o rio Dnieper em direção às novas posições de Moscou na região que anexou em

source

Leave a reply