Gilmar Mendes suspende inquérito de Aécio e Anastasia na Justiça Eleitoral – O Tempo

0
85

Assine O TEMPO e acesse a todo o conteúdo sem limite de leitura
OFERTA ESPECIAL: R$1,90 NO PRIMEIRO MÊS
OFERTA ESPECIAL:
R$1,90 NO PRIMEIRO MÊS
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, suspendeu nesta segunda-feira (14) um inquérito que investiga o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, no âmbito da Justiça Eleitoral.
O caso investiga suspeitas de que em um pedido de doações para a campanha de Anastasia ao governo de Minas Gerais, em 2010, Aécio teria cometido os crimes eleitorais, além de corrupção e lavagem de dinheiro. Na ocasião, Anastasia se reelegeu para o comando do estado.
O pedido de suspensão partiu da defesa de Aécio Neves, que argumenta que o inquérito deve transcorrer no STF, e não na Justiça Eleitoral de Minas, desde que Anastasia se tornou ministro do TCU.
“É isento de dúvidas que o prosseguimento das investigações em primeira instância acarretará na inequívoca produção de provas em desfavor também do Ministro do Tribunal de Contas da União, o que é suficiente para consignar a violação às regras do foro que buscam proteger o livre exercício de suas funções”, afirma Gilmar na decisão.
O processo vai permanecer suspenso até que o plenário do STF analise o caso. Os ministros vão avaliar se houve usurpação da competência do Supremo
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes.
Super Notícia
Rádio Super Notícia
O Tempo Betim
Opinião
Brasília
Política
Diversão
Coronavírus
Cidades
Tempo
Atualidades
Podcasts
Esportes
Newsletter
Interessa
Turismo
Super Motor
Pandora
Especiais
Charges
Galeria de Fotos
Mais Conteúdo
Publicidade Legal
Serviços Gráficos
Tempo TV
Clube o Tempo
Baixe nosso app
© 1996 – 2022 | Sempre Editora

source

Leave a reply