GP São Paulo de Fórmula 1 gera impacto econômico de R$ 1,3 bilhão na capital paulista – Máquina do Esporte
O Grande Prêmio São Paulo de F1 de 2022, realizado entre 11 e 13 de novembro, registrou um impacto econômico de R$ 1,37 bilhão em São Paulo. Os números são de um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) a partir de informações da Secretaria Municipal de Turismo, por meio do Observatório do Turismo, da São Paulo Turismo (SPTuris).
“Tivemos 15 mil empregos gerados, rede hoteleira lotada, excelente organização e muita emoção e diversão”, afirmou Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo.
O público de 235.617 pessoas no Autódromo de Interlagos foi 29,9% maior que no ano passado, graças também à instalação de novos setores para os torcedores.
O impacto econômico teve um crescimento de 29,8% em relação a 2021, que foi de R$ 960 milhões. Isso gerou R$ 206,4 milhões em impostos, em um aumento de 30,4% na comparação com o evento anterior (a arrecadação de tributos em 2021 havia sido de R$ 143,8 milhões).
A atividade econômica realizada pelo GP São Paulo de F1 gera efeitos que movimentam outros setores. Os impactos diretos são os gastos efetivamente realizados pela organização do evento, pelos patrocinadores e pelo público, que chegaram a R$ 826,2 milhões.
Já os impactos indiretos correspondem à movimentação econômica gerada na cadeia produtiva da realização da Fórmula 1, que atingiu R$ 545 milhões. O número de profissionais envolvidos no evento deste ano foi de 13.708, um crescimento de 42,8% em relação a 2021, que contou com 9.598 pessoas.
A exposição de mídia da cidade de São Paulo com a realização do GP também registrou crescimento. Um dos benefícios mais importantes para um patrocinador na F1 e em qualquer esporte é a sua exposição, e em 2022 o evento gerou US$ 448,6 milhões em retorno de mídia para a cidade.
O tipo de exposição gerado foi, na maior parte, pela transmissão da prova ao vivo para mais de 180 países e 445 milhões de expectadores globais únicos. Os números finais foram 82,8% de exposição graças à transmissão do evento, 12% por mídia on-line e 5,2% por intermédio de mídia impressa.
O valor total da exposição de mídia gerado nos três anos de realização do GP São Paulo foi de mais de US$ 1 bilhão para a cidade. Em 2019, o retorno de exposição foi de US$ 208,1 milhões; em 2021, US$ 403,1 milhões; e, em 2022, US$ 448,6 milhões.
Do público que foi ao autódromo para assistir ao GP São Paulo, 70,2% eram de fora da capital. Desses, 45,5% vieram de fora do estado, e 4,6% de fora do país.
Em 2021, o número de pessoas que veio de fora da capital foi de 64,4%, com 39,9% de fora do estado e 3,1% de fora do país. A presença feminina em Interlagos aumentou em 75,8% e passou de 20,7% em 2021 para 36,4% neste ano.
O público mais jovem também compareceu mais ao circuito em 2022. O percentual de torcedores de 18 a 24 anos passou de 14,3% em 2021 para 21,3% em 2022. Na faixa de 25 a 29 anos, o crescimento foi de 18,8% para 22,8%.
Por outro lado, o público mais velho diminuiu sua participação no evento. Entre adultos de 30 a 39 anos, a porcentagem no circuito caiu de 32,5% para 28,3%, e, na faixa dos 50 aos 59, baixou de 9,1% para 8,3%. A porcentagem de pessoas com mais de 60 anos diminuiu de 5,4% para 4,1%.
O Grande Prêmio São Paulo já está confirmado no calendário da Fórmula 1 de 2023 e será disputado nos dias 3, 4 e 5 de novembro novamente no Autódromo de Interlagos. A venda de ingressos já começou no site oficial do evento.