Projeto apresentado pelo Fortaleza convenceu Vojvoda a permanecer até 2024 – O POVO

0
65

Nenhuma equipe do futebol brasileiro conseguiu tirar o técnico Juan Pablo Vojvoda do Fortaleza. O argentino optou por continuar o trabalho que desenvolve no Pici desde maio de 2021 e assinou a renovação contratual por mais dois anos.
Em tese, portanto, enquanto Marcelo Paz for presidente do Tricolor, Vojvoda estará no comando técnico do clube. O vínculo mais longo, inclusive, foi uma das apostas do Leão para segurá-lo. O vice-presidente e diretor de futebol do Fortaleza, Alex Santiago, afirma, no entanto, que o projeto em sua totalidade foi o que convenceu o argentino a permanecer.
“Apresentamos para ele vários aspectos de um projeto desportivo, e ele se convenceu não apenas de que o projeto é exequível, como que ele concorda com ele. Então, sem sombra de dúvidas, foi uma união de propostas”, afirmou o dirigente à Rádio O POVO CBN.
Faz parte do projeto apresentado um melhoramento na estrutura do centro de excelência Alcides Santos e o CT Ribamar Bezerra. A ampliação do gramado da sede e troca da grama do campo principal do equipamento que fica em Maracanaú, por exemplo, estão prestes a serem executadas. Avanços na parte de fisioterapia e recuperação de atletas também serão feitos, assim como o investimento em tecnologia em diferentes áreas.

O elenco para 2023 será reforçado. A diretoria prometeu entregar a Vojvoda um grupo de atletas maior e mais qualificado, para que ele consiga competir fortemente em todas as cinco competições que vai disputar na temporada que se aproxima. Os objetivos esportivos para cada uma ainda serão traçados, mas a ideia é ser mais ousado.
O salário do comandante tricolor e restante da comissão técnica, obviamente, subiu, mas Santiago garantiu que os valores não fogem ao orçamento do clube e que esse ponto jamais foi um entrave para o técnico. “Vai receber um salário adequado, mas tudo dentro da filosofia financeira do Fortaleza, que ele já conhece e respeita muito bem. O treinador foi valorizado dentro do seu trabalho e essa valorização se deu dentro daquilo que o clube pode pagar, sem nenhum estresse, nenhum esforço”, disse Alex.
Não é só dentro de campo, porém, que Vojvoda quer um bom time consigo. O diretor de futebol do Fortaleza revelou que o técnico quer um corpo de funcionários ainda mais preparado. “(Ele) Inclusive deu outras dicas e observações do que ele entendia, como projeto de qualificação das pessoas que trabalham no clube. Ele se importa muito com as pessoas que trabalham no nosso dia a dia”, contou o vice-presidente.
Vojvoda retornará ao Pici em dezembro e vai iniciar a pré-temporada no dia 26. Até lá, o departamento de futebol do clube manterá contato com ele para definir situações no elenco do Fortaleza, como aproveitamento de peças que retornam, renovações de contrato e contratação de reforços.

Se cumprir novo contrato, Vojvoda será o treinador com mais jogos pelo Fortaleza
Há quase dois anos à frente do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda já é o sexto técnico que mais comandou o Tricolor em 104 anos de história. Ao assinar um novo vínculo por mais duas temporadas, o argentino tem a possibilidade de bater recorde no comando do Leão.
Se cumprir o novo contrato por completo, como fez nas duas temporadas em que já esteve no Pici, Vojvoda terá grandes possibilidades de se tornar o treinador com maior número de jogos pelo clube. Ele soma, atualmente, 121 partidas pelo Fortaleza e em cinco jogos da temporada 2023 entrará no top-5 de técnicos que mais treinaram o Leão, ultrapassando César (Guri) Moraes, que comandou o Tricolor por 125 vezes.
Acima dos dois estão, em ordem crescente, Ferdinando Teixeira (139 jogos), Caiçara (149 jogos), Rogério Ceni (153 jogos) e Moésio Gomes (229 jogos).
A diferença de Vojvoda para Moésio, técnico que mais comandou o Fortaleza, é de 108 partidas. Em 2022, com cinco competições disputadas, chegando a duas finais, o Leão disputou 70 jogos.
Na próxima temporada, novamente serão cinco competições, enquanto para 2024, pelo menos quatro estão confirmadas — ele tem vaga assegurada na Copa do Nordeste e Copa do Brasil pelo ranking da CBF. Se a média de duelos nos próximos dois anos for de 55 jogos, Vojvoda ultrapassará Moésio e se tornará o profissional que mais vezes terá comandado o Fortaleza.
Com o fim da temporada 2022, Vojvoda já alcançou uma marca histórica no Fortaleza. O argentino tornou-se o treinador com mais jogos pelo Leão na Série A de pontos corridos.
Ele esteve à frente do Tricolor por 75 partidas. Logo atrás dele está Rogério Ceni, com 48 duelos. O top-5 tem ainda Hélio dos Anjos (35 jogos), Márcio Araújo (20 jogos) e Luiz Carlos Cruz (14 jogos).


Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especias como essas acesse sua conta ou assine O POVO +.

source

Leave a reply