Quem é o melhor do futebol? Pelé para sempre; Neymar para hoje – Metrópoles
20/11/2022 2:00, atualizado 19/11/2022 10:35
Quem é o maior ídolo do futebol? Isso depende. Se o critério for o maior atleta de toda a história do esporte, quem vence a peleja é Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Agora, se a disputa ficar restrita aos craques em atividade, a escolha recai sobre Neymar.
A constatação é de uma pesquisa de opinião pública, feita pelo Instituto Travessia, de São Paulo, com exclusividade para o Metrópoles. O levantamento, de abrangência nacional, foi realizado com uma amostra de mil pessoas, com idades a partir de 16 anos, por meio de entrevistadas por telefone entre os dias 9 e 10 de novembro.
O detalhe é que Neymar, além de ser considerado o melhor jogador da atualidade, também ficou em segundo lugar no critério “todos os tempos”. Neste caso, ele recebeu 12% das indicações das pessoas ouvidas na enquete, ficando atrás de Pelé, líder absoluto da pesquisa com 17%, e à frente de Ronaldo Fenômeno, com 10%.
Neymar e Ronaldo, note-se, estão tecnicamente empatados, pois a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais tanto para cima como para baixo. Aliás, a partir da citação do Fenômeno, o que se vê no resultado da enquete é um imenso empate técnico de quase todos os demais jogadores, a começar por Zico, em quarto lugar, com 5% (veja quadro abaixo).
No quesito, “atletas em atividade”, Neymar ocupa o primeiro lugar, com 23%. Nesse caso, contudo, levando-se em conta a margem de erro, ele está em empate técnico tanto com Cristiano Ronaldo, na segunda posição, com 22%, como com Messi, com 17%, na terceira. O segundo pelotão vem à distância de 11 pontos percentuais e é liderado por Karim Benzema, do Real Madrid, com 6% (veja quadro abaixo).
Na avaliação de Renato Dorgan Filho, sócio e analista do Travessia, a escolha dos maiores ídolos dos torcedores foi contaminada por certo “clubismo”. “De todos os nomes mencionados, vemos muitos jogadores ligados ao Flamengo, que tem a maior torcida do Brasil”, diz. “Nesse caso, entre os maiores da atualidade, aparecem atletas como Gabigol, Pedro e Arrascaeta, além de Vinicius Júnior, outro ex-flamenguista, agora no Real Madri.”
Já no caso de Neymar, Dorgan Filho não que o bom desempenho do atleta na pesquisa guarde relação com o processo eleitoral recém-concluído. “No período que antecede a Copa, um jogador como ele tem sempre grande visibilidade nos meios de comunicação e isso pesa numa pesquisa de opinião”, afirma. “Mas Neymar também apareceu durante nas eleições, quando apoiou o candidato Bolsonaro. Não é improvável que essa exposição adicional tenha influenciado o resultado da sondagem.”
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!
Protestos contra o resultado das eleições e que pedem intervenção militar estão concentrados em Mato Grosso, onde houve ataque de atiradores
Andressa Urach fez pronunciamento após receber alta médica
Os dois foram flagrados juntos em um curso para casais
Iniciativa visa compensar países mais pobres atingidos por desastres causados por mudanças climáticas. O evento chegou ao fim neste domingo
Lula promete um “governo além do PT” e com os ouvidos atentos ao clamor da sociedade organizada
Todos os direitos reservados