Pós-Bolsonaro, agora temos paquitas de jatinho usado por Lula – UOL Confere

0
56

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Madeleine Lacsko é jornalista desde 1996. Participa dos think tanks Instituto Montese pela defesa da democracia e Sociedades Digitais e Relações de Poder, da GoNew.Co. Atuou como Consultora Internacional do Unicef Angola na campanha que erradicou a pólio no país, diretora de comunicação da Change.org para a América Latina, assessora no Supremo Tribunal Federal e do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp. Trabalhou na Jovem Pan, Antagonista, CCR e Gazeta do Povo.
Colunista do UOL
21/11/2022 16h49
Na Live UOL desta segunda-feira (21), comentei a explicação dada pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o uso do jatinho de um empresário em sua viagem para a COP27, no Egito.
Lula viajou a convite do fundador da Qualicorp e dono da Qsaúde, José Seripieri Junior —uma carona que provocou reações negativas e até um pedido de investigação por parte de um deputado bolsonarista.

“Sobre a minha viagem, eu, sinceramente, sabia que essa pergunta iria vir, e eu queria bem-humorado responder: primeiro, eu fui convidado pelos governadores da Amazônia para ir à COP27. E os estados não poderiam arcar com as minhas despesas. Segundo, eu fui convidado pelo presidente do Egito, que também me convidou, eu fiquei muito orgulhoso, mas também não pagava as minhas despesas. Eu tinha um amigo que queria ir na COP, ele tinha um avião e eu fui com ele”, disse Lula em Portugal —para onde viajou depois da participação na COP27.
“Você sabe que segurança é uma coisa séria e quem tem que ter responsabilidade de cuidar somos nós. Se o Estado brasileiro fosse democrático e nós tivéssemos um presidente responsável, quem sabe ele tivesse oferecido um avião da FAB para me levar, mas não ofereceu, paciência. Eu sou grato ao meu amigo, que foi comigo e me emprestou o avião”, acrescentou.
A explicação do presidente eleito mostra que estamos de volta à normalidade na política. Lula aceitou a carona porque quis e não deveria tentar colocar a culpa em Jair Bolsonaro (PL), que também tem o hábito de misturar o público com o privado.
Da mesma forma que paquitas do atual presidente tentaram e ainda tentam explicar rachadinhas, cheques, imóveis e sigilos, vemos agora as paquitas de jatinho também defendendo seu político de estimação.


Na Live UOL, falamos também sobre a saúde de Lula, que foi submetido a uma cirurgia em São Paulo; e sobre a pressão de Bolsonaro para que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, conteste o resultado das urnas judicialmente.
Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 14h às 15h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

source

Leave a reply