Confira grid completo da temporada 2023 da Fórmula 1 – Grande Prêmio
Restava apenas a confirmação da superlicença de Logan Sargeant para a Fórmula 1 fechar o grid da temporada 2023, e ela veio neste domingo (20), após o americano encerrar em quarto lugar o campeonato da Fórmula 2. Com isso, todas as duplas das dez equipes estão definidas para o ano que vem.
Três pilotos farão sua estreia na principal categoria do automobilismo mundial em 2023. Além de Sargeant, que vai correr na Williams ao lado de Alexander Albon, Oscar Piastri e Nyck de Vries são as novidades. O australiano, campeão da F2 em 2021, será o companheiro de equipe de Lando Norris na McLaren, enquanto o holandês vai ocupar o lugar de Pierre Gasly na AlphaTauri e dividir os boxes com Yuki Tusnoda.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Gasly, por sua vez, vai formar uma dupla francesa com Esteban Ocon numa equipe também francesa: a Alpine. O piloto de 26 anos encerra o ciclo com a base em Faenza após seis temporadas e surge como um dos nomes mais promissores para o ano que vem.
Já o bicampeão Fernando Alonso surpreendeu a todos no início de agosto ao anunciar a ida para a Aston Martin, ocupando a vaga de Sebastian Vettel, que decidiu se aposentar da F1 ao final deste ano. O asturiano terá Lance Stroll como companheiro na equipe inglesa.
A Haas foi, em teoria, a última a confirmar sua dupla de pilotos, optando por resgatar Nico Hülkenberg para o lugar de Mick Schumacher. Kevin Magnussen permanece no time americano.
Quatro equipes vão para 2023 sem mudanças em suas duplas: Alfa Romeo renovou com o estreante de 2022, Guanyu Zhou, para continuar no time ao lado de Valtteri Bottas; a Ferrari vai para o terceiro ano com Charles Leclerc e Carlos Sainz, enquanto a Mercedes terá mais uma vez o jovem George Russell como companheiro do heptacampeão Lewis Hamilton.
A Red Bull também manterá no ano que vem Max Verstappen e Sergio Pérez, ainda que os ânimos na equipe não sejam os melhores após a bomba que explodiu durante o fim de semana da F1 em São Paulo, com farpas públicas trocadas entre ambos e suspeitas de que o mexicano teria batido de propósito na classificação em Mônaco para atrapalhar o #1. Os taurinos, no entanto, colocaram panos quentes na situação e vão para 2023 com a dupla atual.