Equipe de transição de LULA quer que PETROBRAS SUSPENDA VENDAS de ativos até o fim do ano – JC Online

0
45

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
Decisão seria válida até a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Nesta terça-feira (22), o senador Jean Paul Prates (PT-RN), que faz parte do grupo de Minas e Energia da transição governamental, disse que será enviado uma solicitação à Petrobras para que as vendas de aditivos da estatal sejam suspensas.
A decisão seria válida até a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Jean Paul Prates é um dos nomes cotados para assumir a presidência da Petrobras durante o governo Lula. O senador fez o pedido durante uma reunião entre a equipe de transição e o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida.
De acordo com Jean Paul Prates, o ministro será o responsável por estabelecer a comunicação entre a estatal e a equipe de transição.
Um dos objetivos do pedido é paralisar a negociação da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil. “A gente indicou que esse é um processo complexo que envolve relações com governo da Bolívia, toda uma programação do sistema de gás com Argentina, Bolívia e Brasil, enfim, não é uma coisa que se possa fazer a toque de caixa, no final do governo”, explicou Jean Paul Prates.
Sobre as refinarias, o senador ainda explicou que não é possível impedir vendas que estão em estados avançados. Mas defendeu que haja interrupção das negociações que ainda não começaram ou que estejam em estados embrionários.
Prates ressaltou que o pedido feito à Petrobras não tem o intuito de impedir novas vendas, mas de reavaliar a situação.

Nós nos manifestamos várias vezes, o presidente Lula também, contra a venda de ativos dessa forma que está sendo feita. Não quer dizer necessariamente que não haja venda de ativos no futuro, mas isso é uma avaliação que vai caber com muita parcimônia e cuidado à nova gestão.

Jean Paul Prates

A estatal começou a vender os ativos, entre eles refinarias, poços produtores de petróleo e plataformas de exploração de petróleo, após o escândalo de corrupção conhecido como petrolão. O intuito da Petrobrás é reduzir as dívidas.
O senador Jean Paul Prates também disse que o governo Lula pretende alterar o Preço de Paridade Internacional (PPI), política de preços da Petrobras que prevê a alteração dos preços dos combustíveis nas refinarias conforme a cotação do dólar. A PPI também leva em consideração o preço do barril de petróleo no mercado internacional.
“A gente vai contribuir, mas é principalmente a agência reguladora e o ministério que fazem esse processo e isso vai se dar já dentro do âmbito no novo governo”, afirmou o senador.

A iniciativa de Jean Paul Prates foi elogiada pelo coordenador do grupo de transição de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim. “Ele [Jean Paul Prates] acenou com essa iniciativa, que eu acho bastante positiva, no sentido de permitir que o novo governo assuma e tome as medidas necessárias”.

Nós nos manifestamos várias vezes, o presidente Lula também, contra a venda de ativos dessa forma que está sendo feita. Não quer dizer necessariamente que não haja venda de ativos no futuro, mas isso é uma
Telefone:3413.6434
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply