Moçambique: Acusações de corrupção no DDR são "suspeitas" – DW África

0
68

RENAM Democrática denunciou corrupção no processo de desmobilização e reintegração de ex-guerrilheiros da RENAMO. Analistas ouvidos pela DW suspeitam de "aproveitamento político".
RENAM Democrática, partido de dissidentes da RENAMO, denunciou que várias pessoas foram integradas no processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) sem terem sido guerrilheiras do maior partido da oposição.
O presidente da formação política, Vitano Singano, afirmou, no sábado (19.11), que os supostos ex-guerrilheiros são desmobilizados com altas patentes: “Há corrupção neste processo de inscrição dos guerrilheiros da RENAMO para beneficiarem do DDR. Em grande parte, constam nomes de indivíduos que nunca foram guerrilheiros da RENAMO”, alegou.
A RENAM indicou como provas nomes de supostos beneficiários do DDR que nunca teriam sido guerrilheiros da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO).
O analista Dércio Alfazema, diretor de programas do Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), diz que é preciso mais provas. 
“É preciso exigir à RENAM Democrática que apresente provas evidentes, claras, objetivas sobre quem está a praticar a corrupção, em que contexto, sobre o quê, para quê, quando, como, e não se limitar a simples denúncias”, comenta. 
O analista político Wilker Dias considera “graves” as acusações e também afirma que é preciso prová-las.
A RENAM “poderá apresentar em sede legal as provas que tem em torno deste assunto, para que se possa ter o devido desfecho. Pode-se apresentar nomes, um e outro fenómeno, mas é importante apresentar-se provas dessas acusações”, refere.
Wilker Dias acredita que a acusação da RENAM é “suspeita”, uma vez que o processo de DDR está no fim. “Se houvesse algumas evidências, acredito que não deveriam ser apresentadas agora mas em tempo oportuno, o que nos leva a crer que estamos perante uma situação de aproveitamento político”, acrescentou. 
Dércio Alfazema também desconfia das denúncias da RENAM Democrática: “Este grupo tem os seus interesses e, em função disso, pode manipular a opinião pública”
Para o analista político, a origem de denúncias como esta pode estar no caráter fechado do processo de DDR. 
“Não se conhece quem está em frente desse processo, há muito pouca informação. Não sabemos se este processo é auditável. Então, essas fragilidades podem abrir espaço a especulações”, conclui Dércio Alfazema.
A RENAMO ainda não fez qualquer comentário sobre a acusação da RENAM Democrática.
To view this video please enable JavaScript, and consider upgrading to a web browser that supports HTML5 video

source

Leave a reply