Anvisa aprova terceiro produto de terapia avançada para tratar câncer – Portal EBC
Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro sanitário do terceiro produto de terapia gênica para tratamento de câncer. O Yescarta® (axicabtagene ciloleucel), fabricado pela Kite, uma empresa da Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil, é destinado ao tratamento de pacientes adultos com linfoma de grandes células B (LDGCB), recidivado ou refratário.
A terapia com células geneticamente modificadas, segundo a Anvisa, tem demonstrado perfil de segurança e eficácia no tratamento de pacientes em recidiva e refratariedade para linfomas graves. “O produto aprovado é composto por células T autólogas com receptor de antígeno quimérico (CAR), projetadas para eliminar células tumorais que expressam CD19.”
De acordo com a agência, as principais preocupações de segurança envolvendo o produto é a síndrome de liberação de citocinas (SRC), uma resposta sistêmica à ativação e à proliferação de células CAR-T, que causa febre alta e sintomas semelhantes aos da gripe, infecções e encefalopatia ou distúrbio cerebral.
As estratégias de monitoramento e mitigação desses efeitos, segundo a Anvisa, são parte fundamental do plano de gerenciamento de risco definido no processo de registro, com medidas de responsabilização que incluem: o treinamento de profissionais envolvidos no manejo do produto; e a qualificação específica para serviços de saúde que irão coletar e manipular o material de partida.
Produtos de terapia avançada são uma categoria especial de medicamentos considerados inovadores que compreende terapia celular avançada, engenharia tecidual e terapia gênica, todos desenvolvidos a partir de biotecnologia avançada, utilizando células e genes humanos, com a promessa de atender demandas terapêuticas e de qualidade de vida em doenças raras e sem alternativas terapêuticas.
Atualmente, há dois tipos de produto de terapia gênica disponíveis: in vivo e ex vivo. No primeiro caso, trata-se de um gene terapêutico, carreado por um determinado vetor, que será administrado diretamente no paciente.
Já na terapia gênica ex vivo, o processo de introdução do gene-alvo, por meio de vetores, é realizado em laboratório em células específicas para promover sua modificação genética e, posteriormente, é formulado um produto com suspensão destas células modificadas que serão então administradas ao paciente. O Yescarta®, por exemplo, é um produto de terapia gênica ex vivo.
Edição: Maria Claudia
Aos 18 anos de idade, um a mais do que o Rei do Futebol, o meio-campista do Barcelona fez um na goleada de 7 a 0 da Espanha sobre a Costa Rica no Mundial do Catar.
Para 16 dos 26 convocados por Tite, a 22ª edição da Copa será o 1º Mundial da vida. No grupo estão Éverton Ribeiro e Weverton, e também jogadores que foram para o exterior logo após completar 18 anos.
Agência, composta por 22 países, disse que selecionou o ex-velocista paralímpico britânico John McFall com outros 17 recrutas escolhidos para treinamento de astronauta.
Craque português enfrenta a seleção de Gana no dia da estreia do Brasil, que entra em campo a partir das 16h (horário de Brasília) no Estádio de Lusail.
Grupo pró-Kremlin reivindicou autoria do ataque, que durou cerca de duas horas. Mais cedo, eurodeputados aprovaram declarar a Rússia um estado patrocinador do terrorismo.
Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes condenou a Coligação Pelo Bem do Brasil por litigância de má-fé e aplicou multa de R$ 22,9 milhões.
Estratégico para o plano de renovação da bacia, o navio tem capacidade de produzir 70 mil barris de petróleo por dia e processar 4 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
Líderes partidários devem indicar 34 titulares e 34 suplentes que participarão da comissão para que o colegiado seja formalmente instalado.
O fundo financia projetos de investimentos, aquisição de bens para empreendimentos turísticos e capital de giro. Emendas parlamentares também podem financiar o setor.
Área é parte da fazenda pertencente à empresa Rio Fundo Agropecuária, no distrito de Ubatiba. As famílias se alojaram no local em setembro, dando início à Ocupação Ecovila Maricá.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google