Cinemateca Brasileira traz mostra de filmes sobre futebol. Confira a programação – UOL

0
66

Esta 13ª edição acontece de 15 a 21 de novembro, no Rio de Janeiro (Estação Net Rio, Centro Cultural Justiça Federal, Instituto Cervantes, Cine Teatro Eduardo Coutinho), e de 18 a 20 de novembro, em São Paulo (Museu do Futebol), além de programação paralela na Cinemateca Brasileira entre os dias 25 e 27 de novembro.
CINEfoot é o único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina. Em 2022, adentra o gramado para realizar esta nova edição no clima da Copa do Mundo, um momento que mobiliza a população brasileira em torno do companheirismo e da torcida coletiva.
 
 
Para isso, foi convocada a mais expressiva seleção da cinematografia futeboleira mundial, com 63 filmes de 12 países que compõem uma programação diversificada, vibrante e inteiramente gratuita.
Além das mostras competitivas internacionais de curta e longa metragens, o CINEfoot conta com mostras especiais de caráter não-competitivo, além de uma programação especial disponível no formato virtual, exibida no canal do festival no Youtube.
Já a mostra paralela na Cinemateca Brasileira reúne 5 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, que registram a presença do futebol na cultura brasileira.
A entrada é GRATUITA e os ingressos serão distribuídos 1 hora antes de cada sessão.
CINEFOOT — FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL | Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para pessoas em cadeira de rodas) | Sala Oscarito (103 lugares + 03 assentos para pessoas em cadeira de rodas + 01 assento para pessoa com obesidade)
Cinemateca Brasileira | Largo Senador Raul Cardoso, 207 — Vila Mariana
 
20h | Sala Grande Otelo
SUPERSTIÇÃO E FUTEBOL, de Sylvio Lanna.
Brasil (RJ), 1968, P&B, 10 min, arquivo digital, 12 anos
Sinopse: Documentário sobre as crenças de caráter religioso ligadas ao futebol. Não interessando a análise, a origem, o porquê, mas tão somente o fenômeno, tal qual se expressa, como significado para todo um povo.
A ÚLTIMA PARTIDA DE PASOLINI (L’ultima partita di Pasolini), de Giordano Viozzi.
Direção: Giordano Viozzi
Itália, 2019, Colorido, 62 min, arquivo digital, 12 anos
Sinopse: Em 14 de setembro de 1975, Pier Paolo Pasolini jogou sua última partida de futebol, antes de sua morte, em San Benedetto del Tronto. A última partida de Pasolini parte de um pretexto de um jogo de futebol, para contar um período histórico que foi fundamental para toda a Itália, com suas contradições e tragédias, através de uma visão aparentemente lúdica de Pasolini, mas que nos permite compreender melhor a importância do poeta e diretor italiano.
20h | Sala Oscarito
PAOLO ROSSI — UM SONHADOR QUE NUNCA DESISTE (Paolo Rossi – L’uomo. Il campione. La leggenda), de Gianluca Fellini & Michela Scolari.
Itália, 2019, Colorido, 91 min, arquivo digital, 12 anos
Elenco: Pelé, Zico, Falcão, Maradona, Roberto Baggio, Antonio Cabrini, Michel Platini
Sinopse: Em 11 de julho de 1982, a Itália derrotou a Alemanha Ocidental por 3 a 1 e inesperadamente conquistou a Copa do Mundo. Paolo Rossi, mais conhecido como Pablito, descrito por Pelé e Maradona como o maior campeão da história do futebol, guiou a Itália rumo ao título. A fascinante parábola da história de vida de Paolo Rossi, que culminou com a realização de seu maior sonho: se tornar um campeão mundial.
Direção: Michela Scolari, Gianluca Fellini
27/11 (domingo)
 
18h | Sala Grande Otelo
PELÉ: O REI DESCONHECIDO, de Ernesto Rodrigues.
Brasil (RJ), 2017, Colorido, 38 min, arquivo digital, livre
Sinopse: Histórias surpreendentes, preservadas em arquivos estrangeiros, da estreia do menino prodígio na copa de 58 até a despedida em Nova York, com flagrantes de Pelé em campo e fora das “quatro linhas” filmados por estrangeiros no Brasil, na Europa, nas Américas e na Oceania.
Direção: Ernesto Rodrigues
 
GARRINCHA, ALEGRIA DO POVO, de Joaquim Pedro de Andrade.
Brasil (RJ), 1962, P&B, 61 min, arquivo digital, livre
Sinopse: O documentário traça o perfil do mais famoso ponta-direita do futebol brasileiro. Garrincha teve a vida registrada enquanto sua carreira ainda estava no auge. Jogador do Botafogo do Rio de Janeiro e da Seleção Brasileira, o craque foi um dos principais responsáveis pela conquista de duas Copas do Mundo (1958 e 1962).
 
 
CINEMATECA BRASILEIRA
A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes — FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social.
O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.
 
Site Oficial <acesse aqui>
Instagram: @cinemateca.brasileira
Facebook: @cinematecabr
Twitter: cinematecabr
Spotify <acesse aqui>
Posts Relacionados
As Mais Novas
Festival MNFST estreia na Marina da Glória, Rio de Janeiro, com Âme, Dixon, Eli Iwasa e mais
Ruud Gullit, um dos maiores craques do futebol holandês, também foi astro do Reggae
Cinemateca Brasileira traz mostra de filmes sobre futebol. Confira a programação
Erasmo Carlos: o gigante gentil que não se achava cantor. As dez músicas fundamentais para compreender o gênio
Bombando Agora
Vale do Anhangabaú sediará a “fan fest” oficiais para transmitir os jogos do Brasil
Dois clássicos da banda The Cure foram diretamente inspiradas em Franz Kafka. Saiba quais são
Jimi Hendrix 80 anos. Tudo sobre Black Gold, a obra-prima do gênio, guardada à sete chaves
Cantoras brasileiras. Conheça 50 das incríveis mulheres na música brasileira em uma série especial recheada de talentos femininos
Mais Lidas
Facebook
Spotify

source

Leave a reply