Método Afeto fortalece laços afetivos no esporte – Jornal do Oeste – Jornal do Oeste
Informação a serviço da integração regional.
Praticar um esporte com foco no rendimento requer muita dedicação e empenho. As meninas que integram o projeto socioesportivo “Afeto Futebol Feminino: Esporte e Empoderamento – fase II” conhecem essa realidade no dia a dia e sabem também que os resultados que alcançam e o futuro que almejam são baseados em mais que técnica.
As atletas que treinam no Campo dos Eucaliptos, no bairro Jardim Paulista, são vitoriosas. Este ano, destacaram-se em diversos campeonatos e mostraram que o método Afeto repercute no placar, mas é na rotina diária que ele faz diferença.
“Quando a gente está para baixo as colegas sempre ajudam. Quando estou desanimada, os professores e as colegas conversam comigo, me incentivam a não desistir dos meus sonhos. A dar o meu melhor. Acho que isso faz toda diferença. A Afeto é uma associação maravilhosa que mudou minha vida”, comenta a atleta Giovana Eduarda Pega Carloti, 14 anos.
Giovana participa da Afeto há dois anos, mas gosta de jogar bola desde muito nova. “Eu jogava na escola e a Salete [professora Salete Assufi Dallanol] foi em um jogo. Ela me convidou para vir para Afeto. Eu fiquei interessada demais e minha mãe me deu todo o apoio, assim, logo comecei a treinar”.
Giovana começou nas quadras de futsal e hoje divide as quadras com o campo. Assim como ela, Marinês Pedroso Gomes Barbosa, 15 anos, também teve a iniciação no esporte nas quadras há dois anos. “Uma colega da escola me chamou para treinar e eu não tinha nada para fazer, então, aceitei o convite e gostei. Hoje não me vejo longe da Afeto”.
Apesar de jogarem nas duas modalidades, elas têm suas preferências. “Na minha opinião, o campo é melhor”, conta Marinês, complementada pela colega Giovana. “Eu gosto dos dois, mas acho que o campo é melhor. Tem mais espaço para se soltar”.
São percepções que Giovana e Marinês e as demais atletas da Afeto que treinam nas duas modalidades só conseguiram adquirir porque são motivadas por professores empenhados em lhes passar todo o conhecimento, por meio de um método único.
“O método Afeto é nosso um diferencial de trabalho, que já tem mais de 20 anos. Trabalhamos não só a questão esportiva. Lógico que a gente dá uma ênfase grande na parte técnica, tática e física, mas a questão emocional e a questão familiar são muito importantes. Isso faz com que todos abracem a Afeto, não só as atletas, mas os pais também. Quando a família se envolve a gente tem resultados muito melhores”, destaca o professor André Alcará.
O professor Luiz Carlos Francisco Rodrigues, que acompanha a Afeto desde o início, complementa que não há como falar do método da Afeto sem citar a professora Salete. “Ela criou o método e nós fazemos ele acontecer com o coração”.
Para que a Afeto desenvolva o projeto socioesportivo “Afeto Futebol Feminino: Esporte e Empoderamento – fase II”, a associação conta com o apoio do Proesporte, que fornece o treinamento, materiais, uniformes e professores especializados para o melhor desenvolvimento das atletas e com o patrocínio da Copel.
TOLEDO
Aliviado pela vitória sobre o Palmeiras no primeiro duelo das oitavas de final da Copa do Brasil, Rogério Ceni não economizou elogios aos seus jogadores e para os mais de 38 mil torcedores presentes, nesta quinta-feira, no Morumbi. “O Patrick hoje está magro. Ele está próximo do nível do Internacional”,
O Grêmio venceu o Bahia por 2 a 0, neste sábado, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em jogo válido pela 17.ª rodada, e ganhou fôlego na briga contra o rebaixamento, apesar de ainda estar em uma situação complicada no Campeonato Brasileiro. É a segunda vitória seguida do time
Tom Brady, astro do futebol americano, foi anunciado nesta terça-feira como atração do Greatest Roasts of All Time, especial de comédia da Netflix. O atleta vai aparecer no primeiro episódio do programa, no qual comediantes fazem piadas provocativas sobre convidados famosos de diferentes áreas de atuação. O formato já foi
Av. Parigot de Souza, 2926 – Vila Industrial
Toledo – PR, 85904-270
Site: [email protected]
Comercial: [email protected]
Editoria: [email protected]
Direção: [email protected]
Comercial: (45) 3054-5465
WhatsApp: (45) 9990-3435
PDI Avançado – Todos os direitos reservados. PDI – Publicador Digital Inteligente.