Governo Bolsonaro foi maior pesadelo que vivi, diz Bernardo Carvalho na Flip – Yahoo

0
57

PARATY, RJ (FOLHAPRESS) – Antes que a mediadora da mesa “Memória Flip 20 Anos”, Noemi Jaffe, fizesse a primeira pergunta aos convidados, a escritora Pauline Melville, nascida na Guiana e radicada na Inglaterra, falou rapidamente. “I want to say just two words in Portuguese, Lula presidente!”, ou quero dizer apenas duas palavras em português, “Lula presidente!”.
Nesta 20ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, as menções ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, são invariavelmente recebidas com aplausos do público de literatos. Não foi diferente na segunda mesa deste sábado no auditório da Matriz, o palco principal do evento.
O governo de Jair Bolsonaro, do PL, foi o “maior pesadelo que vivi, acho estranho que alguém não tenha vivido o inferno que foram esses quatro anos, houve uma alucinação coletiva”, afirmou Bernardo Carvalho, o outro convidado da mesa.
Carvalho é colunista da Folha e autor de romances como “Nove Noites”, de 2002, “Mongólia”, de 2003, vencedor do prêmio Jabuti, e “Reprodução”, de 2013, também ganhador do prêmio. Seu livro mais recente é “O Último Gozo do Mundo”, lançado no ano passado.
Melville é autora de livros como “The Ventriloquist’s Tale”, de 1997, que conquistou o Whitbread First Novel Award, e “The Master of Chaos and Other Fables”, de 2021, sua obra mais recente. Já teve publicações lançadas no Brasil, mas neste momento não há livros dela nos catálogos das editoras do país.
Embora se sinta aliviado com a derrota de Bolsonaro, Carvalho prefere se manter longe de qualquer tentação otimista. “A necessidade de otimismo é suicida, é um pensamento mágico que pode levar à autodestruição. Por outro lado, o pessimismo tem uma função interessante, está ligado à tragédia”, disse. O romancista refuta a ideia de que o pessimismo seja “paralisante”, como muitos acreditam.
O avanço de grupos de extrema direita nos deixa “numa posição muita perigosa”, disse Melville. “Gosto da ideia de um herói pessimista.”
Carvalho também comentou o “realismo cínico”, expressão utilizada por ele em “O Último Gozo do Mundo”, que retrata um mundo infantilizado em meio a uma pandemia. “O negacionismo não é o lugar da burrice. É o lugar da cegueira interessada, do realismo cínico”, disse.
“Os negacionistas veem a realidade. Não é possível que essas pessoas sejam burras a ponto de acreditar em coisas como o terraplanismo. Mas elas não têm estrutura emocional ou psíquica para lidar com essa realidade”, afirmou o romancista. “No mais, somos todos um pouco negacionistas. Ninguém parou de andar de carro ou de avião [diante das mudanças climáticas].”
A discussão ganhou tons menos sombrios quando passaram a falar sobre a escrita propriamente. “A literatura não está no lugar em que estamos hoje. Quando dizemos o que é a literatura agora, alguém está em silêncio escrevendo e vai contradizer o que falamos. Ela escapa desse lugar-comum do reconhecimento, não há regras. Não haveria interesse se não fosse assim”, afirmou Carvalho.
Os autores lembraram o atentado sofrido pelo escritor anglo-indiano Salman Rushdie em agosto deste ano nos Estados Unidos. Ele foi atacado pelo jovem Hadi Matar, que invadiu o palco de uma instituição de Chautauqua, cidade do estado americano de Nova York.
Apesar de oficialmente a fatwa –um decreto religioso, que ordenou a morte de Rushdie por blasfêmia a Maomé– já ter sido dada como encerrada em 1998 pelo ex-presidente iraniano Mohammad Khatami, na prática, a perseguição ao escritor nunca parou.
“Rushdie sempre promoveu a liberdade de discurso. E isso se tornou perigoso nos dias de hoje”, disse Melville.
Carvalho comparou a palavra expressa na fatwa e a palavra contida nos textos literários. “A fatwa dá autoridade a quem falou e é inquestionável. Já a palavra da literatura é a da ambiguidade. A literatura é o elogio da desautorização, põe quem fala na dúvida. Ela não é assertiva e está justamente aí sua força política.”
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A indicação do futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que não tentará a reeleição em 2026 prenuncia embates no governo e na base aliada em torno da vaga de sucessor e abre caminho para o surgimento de alternativas em um cenário hoje marcado pela baixa renovação. Jair Bolsonaro (PL), o primeiro presidente a tentar recondução que fracassou nas urnas desde a criação dessa possibilidade, em 1997, também prometeu na campanha de 2018 que poderia abrir mão de c
Para historiadores, preconceito antinordestino no Sul reflete fraturas da formação nacional brasileira: sem o protagonismo de indivíduos vindos do que é hoje o Nordeste, a existência das demais regiões não teria sido possível.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Camisa 10 da seleção brasileira, Neymar Jr., 30, passou a ser alvo de críticas nas redes sociais após sua atuação na estreia do Brasil na Copa do Mundo, nesta quinta-feira (24). Apesar de internautas estarem descontentes com a atuação do atleta em campo, os comentários foram direcionados ao apoio que o jogador demonstra a Jair Bolsonaro (PL). Muitos lembraram da promessa que o atacante do Paris Saint Germain havia feito caso fizesse um gol: Comemorar fazendo o número
Ex-repórter da Globo fez uma análise sobre a carreira do craque da Seleção
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O governo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou que há um cenário de caos na saúde no país, se queixou da falta de dados, da importância da vacinação e disse que a pandemia não acabou. As declarações foram feitas pelos ex-ministros da pasta e integrantes do grupo técnico de saúde Arthur Chioro, Humberto Costa (PT) e José Gomes Temporão no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), onde está a sede do governo de transição, em Brasília. Ele
“Há risco concreto de reemergências de doenças que estavam erradicadas”, afirmou ex-ministro Arthur Chioro
Vídeo compartilhado pela influenciadora mostra pai e filha em um momento emocionante em cima do palco de um show em…
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Com velhos conhecidos de outros governos petistas e caras novas, aliados históricos e antigos adversários, a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encaminha para completar um mês de trabalho com 416 integrantes –a maior dentre todas as transições desde 2002. Muitos dos postos foram preenchidos por aliados do período eleitoral e derrotados nas urnas, que agora se veem sem um futuro bem definido. E esse inchaço já provoca ruídos em
Otto Addo faz reclamações alegando que este formato atrapalha o crescimento do futebol local
DOHA (Reuters) – O técnico do Irã, Carlos Queiroz, criticou o ícone do futebol alemão Juergen Klinsmann por criticar a conduta de seu time na Copa do Mundo, chamando seus comentários de "vergonha para o futebol" e cobrando que deixe seu cargo na Fifa, enquanto a federação de futebol do Irã exigiu um pedido de desculpas. Em comentários como analista da emissora BBC, Klinsmann, vencedor da Copa do Mundo de 1990, acusou o Irã de "catimba sistemática" durante a impressionante vitória por 2 x 0 sobre
Dos 28.495 mandados de prisão pendentes no Rio, segundo dados do CNJ, há dez procurados entre 2003 e 2007 que continuam fora do alcance da polícia. Na relação, há morto, absolvido pelo júri popular e julgado à revelia
Richarlison virou o jogador mais comentado depois de marcar dois gols na estreia da seleção na Copa…
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O plenário virtual do STF (Supremo Tribunal Federal) chegou à conclusão, na madrugada deste sábado (26), que as empresas não têm direito irrestrito a créditos de PIS e Cofins. A decisão significa uma vitória para a União, que corria o risco de perder uma arrecadação da ordem de R$ 472,7 bilhões em tributos. O ministro Dias Toffoli, relator da decisão, proferiu voto favorável à União e foi acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia, Luiz Fux, Kassio
Marido de Silvia Poppovic morre quatro meses após transplante
Pedido do MPF contra Silvinei Vasques foi aceito por juiz
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Se até há pouco uma das principais preocupações de Valdemar Costa Neto era manter as diferentes alas do partido unidas, ele conseguiu um respiro nesta semana. As decisões do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, acabaram por unir os parlamentares em críticas ao magistrado e em defesa do chefe do PL e sua empreitada golpista no Judiciário. Na quarta-feira (23), Moraes determinou o bloqueio dos valores do fundo partidário do PL, do PP e d
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Esqueça a situação atual do jogador de futebol americano Tom Brady: recém-separado da modelo brasileira Gisele Bûndchen e processado (ao lado da ex-mulher) por recomendar criptomoedas da corretora FTX, que entrou em colapso. Há cinco anos, em 2017, Brady estava no auge. Tinha acabado de ganhar o seu quinto Super Bowl como o astro do New England Patriots e seguia casado. É neste passado recente que se passa a comédia "80 for Brady" (ainda sem título em português), que
O bolsonarista ameaçou agredir fisicamente o senador caso se encontre com ele
Foragido, ex-companheiro é apontado como autor do crime; casal se separou há duas semanas, segundo a polícia
Richarlison não perdeu tempo e aproveitou a popularidade após o jogo do Brasil para seguir diversas mulheres nas…

source

Leave a reply