STF suspende julgamento sobre dados armazenados no exterior – Portal EBC
Ex.Saúde, Presidente, Governo
Pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes suspendeu hoje (5) o julgamento da Ação Direta de Constitucionalidade (ADC) 51, processo que trata do controle dados de provedores de internet localizados no exterior. Não há previsão para retomada da análise da questão.
No mês passado, a Corte iniciou o julgamento da ação, que foi protocolada em 2017 e envolve decisões de juízes brasileiros que determinam que empresas de internet com sede no exterior, mas que tenham filiais no Brasil, forneçam dados para auxiliar em investigações criminais.
Até o momento, o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, votou pela constitucionalidade do decreto, mas também admitiu a possibilidade de solicitação direta de acesso a dados de terceiros pelas autoridades brasileiras, conforme o disposto no Marco Civil da Internet.
Em seguida, os ministros André Mendonça e Nunes Marques não conheceram da ação por falta de legitimidade, mas aceitaram seguir o relator no mérito da questão.
Na ação, a Federação das Associações das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro-Nacional), que representa interesses de filiais brasileiras de empresas como Facebook, busca que seja considerado constitucional o tratado de assistência jurídica mútua (MLAT, na sigla em inglês) entre o Brasil e os Estados Unidos, ratificado pelo Decreto 3.810/2001. O acordo prevê uma série de trâmites para a requisição de informações entre os dois países.
A entidade sustenta que a Justiça brasileira não poderia requisitar dados que se encontram nos EUA diretamente a filiais de empresas norte-americanas no Brasil, mas somente por intermédio dos procedimentos previstos no MLAT, caso contrário o tratado estaria sendo descumprido.
Uma das motivações para o caso chegar ao STF foi uma decisão tomada em 2016 por um juiz da comarca de Lagarto (SE), que determinou a prisão do vice-presidente do Facebook para a América Latina, após a empresa não ter fornecido dados para a produção de provas numa investigação criminal.
Edição: Maria Claudia
A orientação é que, diante de qualquer ocorrência, a população entre em contato por meio do telefone 199 ou 193. Há risco de enxurradas e deslizamentos em 41 municípios.
Eleições suplementares ocorrem quando há a anulação de mais da metade dos votos concedidos ao candidato – no caso, prefeito. A anulação é determinada por decisão da Justiça Eleitoral.
Exame passará a ter prova voltada para conhecimentos previstos na Base Nacional Comum Curricular e redação e outra voltada para a formação específica obtida no ensino médio.
Europeus saem atrás, mas ganham por 4 a 1 com grandes atuações de Kramaric (foto) e Perisic. Triunfo deixa seleção do Leste Europeu na liderança do Grupo F, à frente de Marrocos.
Treinador da seleção brasileira disse que mistério será revelado somente na hora da bola rolar. Duelo da segunda rodada do Grupo G começa às 13h desta segunda-feira.
Números sorteados são 02 – 05 – 27 – 30 – 46 – 53. Apesar de o prêmio principal não ter saído, 138 pessoas acertaram cinco números e receberão R$ 29.679,12.
Os produtores de eletricidade ainda não conseguiram retomar o fornecimento total de energia após os ataques russos na quarta-feira e não têm escolha a não ser economizar energia.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o interessado em receber a PrEP será acolhido por um profissional de saúde para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia.
Fernando Santos, treinador lusitano, não contará com zagueiro Danilo Pereira, que fraturou três costelas. Segundo duelo pelo Grupo H da Copa do Catar será às 16h, em Lusail.
Houve uma nova morte, contra nenhuma na sexta-feira, elevando o número total de mortes para 5.233. A capital e as megacidades da China continuam lutando para conter os surtos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google