Associação entre confiança política e corrupção é tema de conferência on-line – USP

0
73

Evento integra ciclo promovido pela Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa e pelo IEA-RP
O Grupo de Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto, em parceria com a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa, promove no dia 7 de dezembro, às 9h, a conferência on-line Para além da associação clássica entre confiança política e corrupção: Quando a experiência de corrupção assume a liderança.
O evento será exclusivamente on-line e integra o ciclo de conferências que as duas instituições estão realizando em 2022. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. A transmissão será feita pelo canal do IEA-RP no YouTube e no perfil do instituto no Facebook. Haverá envio de certificado aos participantes mediante preenchimento de formulário durante a transmissão.
O palestrante será o investigador auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal, Felippe Clemente. Ele vai abordar um inquérito aplicado em Portugal que demonstrou o impacto significativo da confiança política nas percepções dos cidadãos e na sua tolerância à corrupção. O estudo contribui para a compreensão da resiliência desse fenômeno complexo nas democracias.
“A corrupção é muitas vezes definida como uma forma esperada de comportamento no exercício das funções oficiais e no cumprimento das responsabilidades oficiais. Isso significa que a avaliação dos cidadãos sobre o impacto da corrupção nas suas vidas ou na sociedade é suscetível de ser influenciada pela sua confiança em instituições democráticas para a realização e proteção desses valores”, afirma ele.
Felippe Clemente é pós-doutor em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutor em Economia Aplicada pela mesma instituição, com período sanduíche na Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha. Além disso, atuou como membro do Programa de Extensão Em Rede – Núcleo Viçosa e como diretor geral da Liga Acadêmica de Estudos sobre a Criminalidade (Laec). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Crime e Finanças Públicas. Atualmente é investigador auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa no âmbito do projecto Epoca: Corrupção e Crescimento Económico, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT).
Mais informações: iearp@usp.br

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.

Por Jean Paul Metzger, professor do Instituto de Biociências e do Instituto de Estudos Avançados da USP, e Ana Maria Nusdeo, professora da Faculdade de Direito da USP
Por Fernanda Brando, assessora técnica da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP, Patricia Iglecias, superintendente de Gestão Ambiental da USP, e Tamara Gomes, assessora técnica da SGA-USP
Por Genival Fernandes, professor, e Fabio Soares de Melo, doutorando, ambos da Escola de Enfermagem da USP

source

Leave a reply