Justiça argentina informa data do veredito de julgamento de Cristina Kirchner por corrupção – Gazeta do Povo

0
53

Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.
O veredito do julgamento que coloca a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, no banco dos réus por suposta corrupção cometida durante seus mandatos como presidente (2007-2015) será anunciado na próxima terça-feira (6), segundo anunciou nesta terça-feira (29) o tribunal que cuida do caso.
Depois de ouvir as declarações finais de Cristina, que os chamou de “pelotão de fuzilamento”, os juízes Jorge Gorini, Andrés Basso e Rodrigo Giménez Uriburu, membros do Tribunal Oral Federal 2, afirmaram que deliberarão na próxima terça-feira para emitir sua sentença.
Esta não é a única causa que Cristina enfrenta na Justiça, mas a polêmica se intensificou no ano passado depois que conseguiu o arquivamento de três causas – Dólar Futuro, Memorando com o Irã e Hotesur e Los Sauces – antes que começassem as audiências orais, embora as três estejam em análise nas instâncias superiores.
Por sua vez, o caso conhecido como Cadernos da Corrupção ainda não foi levado a julgamento.
No caso que está tramitando atualmente, que tem 13 réus, são julgadas as supostas irregularidades na concessão de 51 obras públicas a empresas do empresário Lázaro Báez durante os governos do falecido Néstor Kirchner (2003-2007) e sua esposa Cristina (2007-2015) na província de Santa Cruz, berço político do kirchnerismo.
O presidente argentino, Alberto Fernández, expressou seu apoio à sua vice-presidente nesta terça-feira em sua conta no Twitter: “Como disse Francisco Carrara, quando a política entra nos tribunais, a justiça escapa pela janela”.
A vice-presidente é acusada de ter cometido crimes de associação ilícita e administração fraudulenta de fundos públicos, pelos quais, em 22 de agosto, o Ministério Público requereu a pena de 12 anos de prisão e a inabilitação perpétua para o exercício de cargos públicos.
Em 1º de setembro, a ex-presidente saiu ilesa de um atentado cometido em frente à porta do prédio em Buenos Aires onde mora, durante uma manifestação de apoiadores que expressaram seu respaldo após o Ministério Público ter pedido sua condenação por corrupção.
Máximo de 700 caracteres [0]
Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o recebimento de conteúdos e promoções da Gazeta do Povo. O descadastramento pode ser feito a qualquer momento neste link.
WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Apenas assinantes podem salvar para ler depois
Saiba mais em Minha Gazeta
Você salvou o conteúdo para ler depois
As notícias salvas ficam em Minha Gazeta na seção Conteúdos salvos. Leia quando quiser.
Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carregando notificações
Aguarde…
Os recursos em Minha Gazeta são exclusivos para assinantes
Saiba mais sobre Minha Gazeta »

source

Leave a reply