Fórmula 1 sente que está "pronta para discutir" possibilidade de nova equipe no grid – UOL

0
40

A Fórmula 1 está pronta para começar a discussão sobre ter uma nova equipe no grid, mas o CEO da categoria, Stefano Domenicali, deixa claro que há ressalvas: para que isso aconteça, a nova adição precisa ser compensativa tanto financeiramente quanto esportivamente.
O ‘boom’ de audiência e adesão de novos fãs na principal categoria do automobilismo vem chamando, cada vez mais, a atenção de novas marcas e potenciais equipes que enxergam uma oportunidade de se aventurar na F1. Desde 2017 dez times tomam conta do grid, com a Haas sendo a ‘recém-chegada’, em 2016.
Atualmente, a Andretti Autosport – comandada pelo campeão Mario Andretti e que corre na IndyCar – é quem se esforça para conseguir uma vaga e fazer parte da Fórmula 1 nos próximos anos, mas vem encontrando bastante resistência principalmente por parte dos chefes das equipes que já estão no ‘Grande Circo’. 
Em 2026, a categoria vai contar com a presença da Audi ligada à Alfa Romeo e a Porsche, depois de ter seus planos com a Red Bull frustrados, segue na tentativa de uma parceria para que também se torne um ‘pedaço’ dessa grande engrenagem. 
Domenicali não negou que é o momento de iniciar as conversas sobre a possibilidade de uma equipe nova, mas deixou claro que não há pressa nesse processo até que todo o ‘bate papo’ se torne uma ação, de fato. 
“Com relação ao valor ou processo relacionado à possibilidade de uma equipe ser [introduzida] no campeonato, esse é o primeiro passo que nós e a FIA temos que concordar”, disse Domenicali. “Não é um problema ter mais uma equipe para ter corridas melhores. Portanto, veremos – acompanharemos a situação. Estamos prontos para discutir, mas não estamos em uma posição apressada hoje para isso.”
O CEO da categoria também falou a respeito das condições e dos benefícios que uma possível adesão deverá trazer à Fórmula 1 para que seja realmente compensatória e que não prejudique os times existentes.
“Acho que a primeira coisa que precisamos considerar é [se] essa eventual possibilidade trará valor extra ao campeonato. Se sim, é claro, vamos discutir isso internamente. Vamos ver se há algum tipo de potencial real [para uma nova] nova entrada e se isso vai trazer benefício ao campeonato”, ponderou. 
“Além disso, há um valor que deve ser reconhecido às equipes que já participam, porque é claro que não podem permitir qualquer diluição de sua parceria financeira. Isso é o que está escrito no Pacto de Concórdia. Mas principalmente, o ponto se eventualmente uma nova entrada trará uma melhor posição para o campeonato. Este é realmente um ponto crucial tanto no ponto de vista financeiro e quanto no ponto de vista esportivo.”
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

F1 – Marko diz que Verstappen é “meio segundo mais rápido” que Pérez
F1: Mercedes, Red Bull, McLaren…O que esperar do futuro de Ricciardo?
Stock Car: Crown Racing e TMG Racing anunciam fusão para temporada 2023
AO VIVO: Assista ao quali dos 500 km de Interlagos da Porsche Cup
Porsche Cup: Trio Ambrósio/Collet/Guedes lidera treino noturno em Interlagos
Porsche Cup: Neugebauer e Zonta fazem a pole dos 500km de Interlagos
Pilotos do carro #8 foram os mais rápidos da Carrera Cup e no geral. Na Sprint, os melhores foram Renaux, Razia e Costa
Stock Car: Crown Racing e TMG Racing anunciam fusão para temporada 2023
Junção contará com quatro carros no grid do campeonato do ano que vem, e marca retomada de parceria de sucesso na categoria
Márquez: “MotoGP não pode ser como F1, onde o carro é mais importante que o piloto”
Espanhol ainda adverte que categoria “deve ter cuidado” para não se parecer com Fórmula 1, onde acredita que cada vez é mais difícil que os pilotos façam diferença em relação aos carros
Porsche Cup: Feldmann e Salas lideram último treino livre em Interlagos
Dupla líder terminou à frente entre os pilotos da Carrera Cup. Já na classe Sprint Challenge, a ponta ficou com Fontanari, Iorio e Fittipaldi

source

Leave a reply