Blocos de rua de Vitória seguem sem definição para o Carnaval 2023 – ES Hoje

0
51

Compartilhe
A Prefeitura de Vitória se reuniu com 30 representantes dos blocos da capital para ouvir as principais demandas sobre o Carnaval 2023. Porém, uma participante aponta que a reunião não saiu como o esperado.
A reunião aconteceu na tarde de quarta-feira (30). A representante do Puta Bloco, Samantha Brocks, afirmou que a reunião foi bem decepcionante. “Esperávamos minimamente que ela (Prefeitura) fosse para apresentar algo concreto ou algum encaminhamento já feito para o carnaval 2023. Porém, a realidade foi que apresentaram para os blocos uma minuta do que pode ser uma atualização do decreto de carnaval de 2017”.
Segundo Samantha, a minuta não apresentava quase nenhuma alteração. Além disso, questões passadas anteriormente pelo Blocão não foram levadas em consideração. “Nessa minuta, percebemos quase nenhuma alteração real, além de mudar de lugar alguns artigos. O Blocão, inclusive, já havia encaminhado, em 2020, algumas sugestões de alteração para o secretário de Cultura,. Porém, a Comissão nem sequer foi informada dessas propostas e nenhuma delas foram abordadas na reunião. Pedimos um prazo para que esse “novo decreto” fosse publicado, mas não souberam dar”.
Ainda segundo Samantha, o Blocão não sabe quando e como serão feitas as inscrições dos blocos. Nem mesmo como a Prefeitura está pensando o carnaval de rua de 2023. “A sensação que ficou, ao sairmos da reunião, é que esse compromisso foi feito apenas para dizer que a gestão sentou com os fazedores do setor”.
Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) disse que se reuniu com os 30 representantes de blocos de rua da capital a fim de dialogar sobre a regulamentação dos mesmos para o Carnaval de 2023.
Disse que as tratativas também envolveram representantes das secretarias municipais de Segurança Urbana (Semsu), Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Governo (Segov) e Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran).
“Os representantes dos blocos foram ouvidos e apresentaram suas demandas, num espaço democrático de diálogo para realização de uma festa democrática, segura e organizada para todos”, destacou a secretaria.
Uma grande preocupação destacada por Samantha foi quanto a proximidade com o Carnaval. “Já estamos em dezembro e daqui a pouco vem o período de recesso da Prefeitura. Imaginamos que nossas propostas não serão encaminhadas tão cedo e nos resta a dúvida, com tudo tão em cima da hora, de qual seria a urgência em alterar o decreto”.
Samatha detalha que, apesar da desatualização do decreto, no momento, devido ao pouco tempo até as festividades, é melhor mantê-lo. “Ele tem sido usado em todos os últimos carnavais e, ao pensar em um carnaval que está já batendo na nossa porta, a alteração seria a última coisa realmente necessária”.
 
 
 
 
 

Com ES Hoje você fica atualizado com as principais notícias do Espírito Santo, Brasil e do mundo, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Política de privacidade ESHOJE
Diretor Geral
Carlos Roberto Coutinho
[email protected]

Diretora Administrativa
Bianca Coutinho
[email protected]

Diretora de Redação/Editora
Danieleh Coutinho – MTB/ES 2694-JP
[email protected]

source

Leave a reply