Jogos de futebol ativam áreas primitivas do cérebro do torcedor, entenda – Yahoo Noticias

0
125

“No tempo das cavernas, os humanos procuravam se juntar à sua tribo. Hoje se reúnem com os do clube, do bairro ou do grupo de amigos. Se levarmos isso a um nível superior, adicionando paixão como no futebol, emoção, fanatismo, motivação e amor não romântico se misturam”, explica Conrado Estol, neurologista e diretor do Instituto Breyna e da Unidade de Acidentes Cardiovasculares do Sanatório Güemes, a respeito de como o cérebro percebe a paixão pelo futebol.
Poluição fina: problema ambiental pode estar ligado a 830 mil mortes de fetos por ano, diz pesquisa
'Neymardependência': como a ausência do jogador no campo pode impactar na saúde emocional do time
Segundo Estol, as emoções que se despertam quando um fanático por esporte assiste a um jogo são semelhantes a um “coquetel de condutas anormais”, na qual se mistura a paixão similar à de Cristo, que compreende a aceitação e o sofrimento como partes essenciais da vida, em que não apenas sensações positivas são experimentadas, mas também a dor.
Gritos, choro, riso, nojo, estresse e cansaço são algumas das afeições mais frequentes que atravessam os fãs e fiéis seguidores de futebol. Chegam a viver os 90 minutos com muita euforia, a tal ponto que alteram os que estão ao seu redor e são aprimorados pelos outros fãs.
Por isso, é indispensável sinalizar a diferença que existe entre os fanáticos por futebol e os que não tem paixão ferrenha por ele. Os primeiros vivem com maior intensidade tudo o que está relacionado a seu clube ou equipe de preferência. Para Estol, trata-se de pessoas que agem sob um viés que as faz, por exemplo, xingar um árbitro mesmo que ele esteja certo, pelo simples fato de ameaçar a vitória de seu time. “É um viés em relação aos seus interesses e, independentemente das evidências, você continuará apoiando o que é tendencioso. Você nunca vai concordar com o contrário”, sustenta o médico. Por outro lado, quem não é torcedor pode se simpatizar com um time de futebol sem despertar neles sentimentos de euforia ou angústia extrema. “São pessoas que não captam o comportamento dos torcedores. Sim, podem se empolgar, mas nunca farão parte do grupo dos apaixonados”, explica Estol.
Neurociências e futebol: como funciona o cérebro dos torcedores?
Quando se trata de saber quais partes do cérebro são ativadas, quais são as diferenças entre o funcionamento cerebral dos torcedores e dos não torcedores e o quão arriscado pode ser para a saúde passar por esse "coquetel de emoções", é preciso fazer algumas observações relevantes sobre o assunto.
Conrado Estol garante que, no caso dos não torcedores, o córtex cerebral não é ativado quando assistem a uma partida, fato que ocorre no cérebro dos torcedores fervorosos. “Existem outros estudos que analisaram quem assiste futebol e viram que as áreas visuais são ativadas em – torcedores e não torcedores – da mesma forma, o mesmo acontece com o auditivo, mas por outro lado, nos mais apaixonados são ativados os núcleos "accumbens", que é o mais profundo do cérebro e aquele que rege os comportamentos primitivos”, comenta Estol. Esse núcleo é ativado quando se recebe um prêmio, por exemplo, e também se conecta com áreas da memória que lembram qual é a sensação do grito de paixão, brigas, choro e afins. Isso poderia explicar por que nas arquibancadas dos estádios há pessoas que enlouquecem: tem a ver com a ativação de comportamentos primitivos.
— Durante o jogo sinto que vou ter um ataque de ansiedade, como quando você está em uma montanha russa, seu coração vai de 0 a 100 de um momento para o outro, fico muito nervoso. Se a gente perde, não quero ver e quase sempre dói o peito”, diz Lourdes Pereyra, 23 anos, torcedora de futebol e estudante de Administração de Empresas.
Um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que assistir a um jogo de futebol estressante dobra o risco de sofrer um derrame. Os pesquisadores analisaram os dados dos hospitais de Munique durante as partidas da Copa do Mundo de 2006, realizadas na Alemanha. Eles notaram na época que o número de emergências cardíacas dobrava quando a Alemanha jogava partidas da Copa do Mundo em comparação com os dias em que estava inativo e quando não havia jogos.
— É importante saber que não devemos minimizar o estresse, pois ele é um fator desencadeante de um evento coronariano ou hipertensão arterial, diz a Paola Caro, diretora médica da Vittal. Por sua vez, o profissional antecipa alguns cuidados caso seja familiar ou conhecido de um adepto de futebol com problemas de saúde, pois, como sublinha o Dr. Estol, o adepto não percebe e não controla suas reações. Segundo o Caro, é fundamental, em casos de pessoas com doenças pré-existentes ou problemas de saúde graves, implementar as seguintes medidas de prevenção e cuidados com o coração ao viver a experiência da Copa do Mundo. Nas pessoas com doenças cardiovasculares medicadas e em tratamento médico, é fundamental:
Não pule a medicação
Evite todos os tipos de excessos em alimentos e bebidas
Descanse bem e durma pelo menos 8 horas
— Se durante o jogo sentir desconforto ou dor no peito que se estende ao maxilar ou dor no braço esquerdo, é necessário ir a um posto de saúde para ser avaliado. Além de estar em época de Copa do Mundo, você tem que se cuidar mais do que nunca nos momentos de estresse”, destaca Caro.
Conrado Estol concorda com estas afirmações, que também especifica que nesta altura as pessoas fumam mais, esquecem-se de tomar os medicamentos e sofrem maior estresse devido ao assistirem a um jogo de futebol. Por isso, é fundamental incentivar os torcedores para que, em casos de emoções fortes, consultem um médico que, dependendo do diagnóstico, pode até indicar ansiolíticos ou medicamentos para prevenir desfechos negativos à saúde.
Os bombeiros do Rio de Janeiro tentavam nesta sexta-feira (2) conter um incêndio florestal em um dos morros que cercam o bairro de Copacabana, onde até o momento não houve feridos.
Entre guirlandas e pisca-pisca, decoração verde e amarela invade as casas e estabelecimentos pela cidade
Bombardeiro B-21 Raider lançado pelos EUA, é o caça mais sofisticado de sempre
Classificação histórica dos japoneses na Copa é marcada por gol que deu o que falar
Evento de coroação foi na quadra da Unidos do Viradouro. ‘Aprendi a sambar aqui’, diz Renato Metello, o novo monarca da cidade
Além da demanda causada pelo adensamento da região, grandes eventos puxaram desenvolvimento; mais de 90% das empresas do bairro estão nestes setores
Bom senso na hora de pedir músicas e jamais tocar nos instrumentos sem ser convidado estão entre os cuidados para não desandar a harmonia
Elisângela Souza de Almeida morreu esperando atendimento de médico que foi encontrado por policiais militares dormindo durante o plantão
Em meados de novembro, uma decisão judicial deu a vaga de professora universitária a um candidato branco. Ministério Público vai recorrer
De Niterói para o Catar! MC Carol de Niterói também está em Doha, para a Copa do Mundo. Nesta…
Hospitais de Kherson travam dura batalha para continuar a funcionar sem eletricidade e água potável.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, teve um breve encontro nesta sexta-feira (2) com o príncipe William em Boston, onde ambos rapidamente chegaram a um típico tema inglês: o mau tempo.
O Parlamento e o Judiciário do Irã estão trabalhando na questão do véu obrigatório para as mulheres – anunciou o procurador-geral do país, Mohammad Jafar Montazeri, que prometeu resultados rápidos, sem especificar em que direção a lei poderia ser alterada.
A auxiliar de serviços gerais Itália Tereza não está na Copa do Mundo do Catar, assim como a…
Antigo jogador de futebol enfrenta cancro do intestino desde 2021
A fase de grupos da Copa do Mundo chegou ao fim e além das seleções eliminadas se despedirem do…
Presidente eleito só começará os anúncios após diplomação no TSE
A economia da Rússia será "destruída" pelo teto ao preço imposto pelas potências ocidentais ao barril de petróleo russo, afirmou neste sábado a presidência da Ucrânia.
WASHINGTON (Reuters) – O governo do presidente norte-americano, Joe Biden, dificultará a solicitação de asilo na fronteira entre os Estados Unidos e o México sob vários planos que têm sido considerados semelhantes às políticas do ex-presidente Donald Trump. Duas autoridades do Departamento de Segurança Interna dos EUA e uma pessoa familiarizada com o assunto disseram que o governo norte-americano está discutindo uma regulamentação acelerada para negar asilo a migrantes adultos solteiros se eles
Percurso entre Marrocos e Melilla foi filmado e a policia está a investigar

source

Leave a reply