Pedido de vista suspende julgamento de deputado pelo STF – Portal EBC

0
121

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu hoje (10) o julgamento da ação penal na qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM) de apropriação de parte do salário de antigos assessores, prática conhecida como “rachadinha”.
Até o momento, o placar do julgamento está em 5 votos a 1 pela condenação do parlamentar a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto pelo crime de peculato.
No entanto, o julgamento foi suspenso por um pedido de vista conjunto feito pelos ministros André Mendonça e Dias Toffoli. Não há data para a retomada da análise do caso.
De acordo com a acusação, a suposta apropriação dos salários de secretários parlamentares que trabalhavam no gabinete do deputado em Brasília e no Amazonas teria ocorrido entre janeiro de 2000 e dezembro de 2001.
Para a PGR, depósitos de cheques, transferências eletrônicas e saques fracionados em caixas eletrônicos seriam provas do crime de peculato.
Os votos pela condenação foram proferidos pelos ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Rosa Weber e Alexandre de Moraes.
Nunes Marques divergiu da maioria e votou pela nulidade do inquérito que originou as acusações. Para o ministro, o deputado só poderia ter ser investigado após a autorização do STF em função do foro privilegiado.
Durante a primeira sessão para julgamento do caso, realizada na semana passada, a defesa de Silas Câmara negou as acusações e afirmou que a denúncia foi feita há mais de 20 anos por desafetos políticos que eram ligados ao suplente do deputado.
Sobre os saques feitos por funcionários do gabinete, a defesa sustentou que somente os saques em espécie não seriam suficientes para configurar a culpa do parlamentar. Além disso, sustentou que depósitos recebidos em conta se tratavam do pagamento de empréstimos concedidos aos funcionários.
Edição: Denise Griesinger
Em 2019, as artesãs brasileiras enviaram uma carta e várias peças bordadas de presente para a Maison Du Filet Brodé, que tem sede na cidade de Plouénan, na região da Bretanha. 
População deve ficar atenta, já que, além do aumento de 15% a 30%, há itens de uso coletivo na lista, que as escolas não podem solicitar e que não devem ser adquiridos pelas famílias.
Busca Ativa Nacional é a ação mais nova adotada pelo Conselho Nacional de Justiça para ajudar na adoção de crianças e adolescentes fora do perfil mais buscado por 30 mil pretendentes.
A partir das 16h (horário de Brasília) no Estádio de Al Bayt, na cidade de Al Khor, Inglaterra e Senegal disputam vaga nas quartas de final da competição.
Boletim médico divulgado pela equipe que atende o ex-atleta na tarde deste sábado informou que Pelé “não apresentando nenhuma piora no quadro nas últimas 24 horas”.
Desde início da pandemia, foram registrados 35,36 milhões de casos e 690.109 óbitos. Segundo o boletim epidemiológico, 34,26 milhões de pessoas se recuperaram da covid-19.
Presidente iraniano Ebrahim Raisi saudou a República Islâmica do Irã como uma garantidora de direitos e liberdades, defendendo o sistema de poder em meio a uma repressão contra protestos anti-governo.
A seleção sul-americana abriu uma vantagem de 2 a 0, mas viu os adversários descontarem e garantiu a classificação apenas no minuto final da partida.
Parecer foi enviado neste sábado ao TSE e apresenta  todos os documentos comprobatórios a respeito das irregularidades apontadas inicialmente pela Asepa/TSE.
Inglaterra e Senegal se enfrentam, a partir das 16h deste domingo (4) no Estádio Al Bayt, em busca de uma vaga nas quartas de final do Mundial do Catar.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply