Lula busca tranquilidade que Dilma não teve ao apoiar Lira, diz Kassab – Congresso em Foco – Congresso em Foco

0
60

Nas contas de Kassab, com o apoio do PSD e MDB, Lula iniciará o mandato com cerca de 250 deputados ao seu lado. Foto: Luís Macedo/Agência Câmara
Congresso

04.12.2022 09:32 0

Temas
Tags
Receba por

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, defende que o ex-presidente Lula (PT), que inicia um novo mandato a partir de 2023, acertou em apoiar a recondução do deputado Arthur Lira (PP-AL) para o comando da Câmara dos Deputados.
“Acho que apoiar o Lira é uma decisão correta, porque ele mostrou ao longo dos últimos tempos que é cumpridor e tem perfil pragmático”, disse em entrevista ao jornal O Globo neste domingo (4). O PSD elegeu 42 deputados e terá uma das maiores bancadas na Câmara.
Na avaliação de Kassab, Lula deve iniciar seu novo governo de maneira diferente de Bolsonaro, que começou sem base há quatro anos. Na contas do futuro secretário de governo do governador eleito de São Paulo, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), com o apoio do PSD e MDB, Lula iniciará o mandato com cerca de 250 deputados ao seu lado.
Leia também
“Além disso, com a ascendência que Lira tem no mundo do Centrão e o compromisso de governabilidade que está estabelecendo com Lula, alcançará 300 parlamentares nas votações que vão ocorrer”, completou o dirigente partidário, que defende que Lula não está refém do centrão. Para ele, o que Lula busca é uma tranquilidade política.
“É preciso ter inteligência emocional na vida pública. Também discordo que Lula virou refém do centrão. Ele está em busca de uma tranquilidade que o PT não teve no governo de Dilma Rousseff. A derrota na eleição da Câmara para Eduardo Cunha em 2015 custou muito caro. Não faria sentido o PT gastar energia contra Lira”, analisou Kassab.
O PSD de Kassab preferiu a neutralidade na disputa presidencial deste ano. O próprio dirigente do partido não revela, publicamente, em quem votou no segundo turno. A estratégia permite ao PSD construir pontes com bolsonaristas e petistas. No governo federal, o partido promete apoiar a gestão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e já disputa cargos no governo.
“É evidente que vamos ajudar a governar e a indicar cargos, o que é a essência da democracia. Mas o PSD tem três indicações muito qualificadas. O deputado Pedro Paulo Carvalho, habilitado na área econômica e na gestão do planejamento, seria um coringa para qualquer área; o senador Carlos Fávaro, que conhece como poucos o que precisa ser feito para melhorar nossas políticas na agricultura; e o senador Alexandre Silveira, que vi especulado na área da infraestrutura, o que seria bem interessante”, completou.

Autoria
Congresso em Foco
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.
Seja Membro do Congresso em Foco
Destaques
Relacionadas
Prêmio Congresso em Foco
Blog do Sylvio
Colunistas
Últimas Notícias
Receba por
Perspectivas exclusivas e a melhor análise do poder
Receba o melhor do Congresso em Foco no e-mail. Inclui Resumo da Semana, aos sábados e Agenda do Poder, às segundas.
Receba notícias também via
Não venderemos ou distribuiremos seu endereço de e-mail a terceiros em nenhum momento. Veja nossa política de privacidade.
Assine nossa newsletter
Digite o seu email e receba gratuitamente todos os dias nosso boletim eletrônico com as principais publicações do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Whatsapp?
Adicione o nosso número (61-99435-9758) à sua lista de contatos e envie uma mensagem com a palavra “cadastrar”. Na era das fake news, compartilhe notícias de verdade publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Telegram?
Acesse o link https://t.me/congressoemfocotelegram. Na era das fake news, compartilhe notícias verdadeiras publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Receba nosso aviso de publicação
Seja avisado na hora sobre as nossas publicações. Ative o sino para receber as notificações em sua tela.

source

Leave a reply