Bolsonaro DECRETOU GLO para INTERVENÇÃO MILITAR no Brasil? – JC Online

0
86

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
Circula nas redes sociais mensagens que relatam que Bolsonaro decretou GLO (Garantia da Lei da Ordem) que permite intervenção militar no país; veja se afirmação é verdade e entenda o que é uma GLO
Desde o último sábado (03), vem circulando nas redes sociais uma mensagem de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) havia realizado um decreto de Garantia da Lei da Ordem (GLO) para permitir que uma intervenção militar comece no Brasil

Reprodução / Blog Imagem
Manifestantes em Porto Alegre comemoram fake news sobre Alexandre de Moraes. O número de fake news relacionado com as eleições após o pleito é enorme, a maior parte está vinculada com possibilidade de golpe de estado a favor de Bolsonaro ou morte de Lula – Reprodução / Blog Imagem

As mensagens fazem parte de mais uma fake news que declara que a intervenção militar para um golpe de Bolsonaro está prestes a acontecer. 
Duas versões principais foram encontradas pelo site boatos.org, que é especialista em desmentir fake news circulando em aplicativos de mensagens. Uma versão aponta que advogados bolsonaristas solicitaram o GLO (uma medida que não tem vínculo direto com a realização de uma intervenção militar) e a partir disso Bolsonaro “assinou digitalmente” confirmando o pedido. 

Na outra alternativa, relata-se sobre um suposto documento encontrado pelas Forças Armadas em que é apresentado a assinatura da GLO por parte de Bolsonaro e que isso indicaria a permissão para uma intervenção militar no Brasil.
Essas mensagens se encaixam em todos os critérios tradicionais de fake news, traz um caráter alarmista sem apresentar grandes provas e com um texto formado por erros de português.
Além disso, não haveria como Bolsonaro assinar um decreto que permite uma intervenção militar no país, já que isso se configuraria como golpe de Estado, ato inconstitucional e, consequentemente, ilegal. Não existe abertura legal para que um simples decreto permitisse um golpe. 
Não existe nenhuma repercussão de veículos tradicionais da mídia sobre o tema e a lista de decretos do governo, que é aberta ao público, não apresenta nenhum com esse perfil
A GLO não é um pedido para intervenção militar, mas sim um pedido de operação militar prevista por lei para casos em que “há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem”.
A GLO não possui nenhuma relação com resultados eleitorais e normalmente serve como garantia de auxílio para as polícias estaduais em situações graves. Na página do Governo Federal é possível observar todas as GLOs realizadas em 2022. 

Sobre
Estudante de Jornalismo da UFPE, repórter-estagiária do Blog de Jamildo
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply