Esquina da Ipiranga e da São João ganha estátuas sob tensão de assaltos – UOL
Acesse seus artigos salvos em
Minha Folha, sua área personalizada
Acesse os artigos do assunto seguido na
Minha Folha, sua área personalizada
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Gostaria de receber as principais notícias
do Brasil e do mundo?
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), inaugurou nesta segunda-feira (5) a reforma da esquina mais famosa da cidade sob chuva e em meio a apreensão de sua equipe com os roubos na região central.
O cruzamento das avenidas Ipiranga e São João, que ganhou novas calçadas e quatro estátuas de figuras paulistanas emblemáticas, é alvo de reclamações de moradores e comerciantes por causa da rotina de violência —que se manteve durante a manhã de inauguração.
Horas antes da cerimônia, uma pessoa ficou ferida a poucos metros da esquina após uma tentativa de assalto. Por volta das 8h20, um homem estava no ponto de ônibus quando dois jovens tentaram levar seu celular.
Segundo o relato dos funcionários que viram a cena de um estacionamento, uma lanchonete e um hotel, o homem resistiu ao roubo e um dos jovens portava um objeto pontiagudo. Ele atacou a vítima na região do tórax.
Os assaltantes foram embora sem levar o celular, e o homem ferido deitou no meio-fio, depois andou alguns metros até que o socorro chegasse. Uma viatura da Polícia Militar chegou após a fuga dos assaltantes e levou o homem ferido, segundo testemunhas.
O prefeito chegou ao local por volta das 11h20. Debaixo de guarda-chuvas, ele cumprimentou vereadores e secretários antes de caminhar até cada uma das estátuas, posicionadas nas quatro esquinas. Nunes posou para fotos ao lado dos monumentos em homenagem a Adoniran Barbosa (1912-1982), Paulo Vanzolini (1924-2013), um fotógrafo de lambe-lambe e um engraxate.
A segurança de servidores, autoridades e imprensa foi um ponto de atenção ao longo do trajeto entre as quatro esquinas. Minutos antes, duas pessoas tiveram os celulares roubados enquanto a imprensa e funcionários da prefeitura aguardavam a chegada de Nunes para a inauguração, segundo uma assessora e um fotógrafo que estavam no local. Colegas foram alertados a posicionar bolsas e mochilas à frente do corpo e não deixar celulares à vista.
Os funcionários de comércios da região dizem que casos de violência são constantes na esquina imortalizada na canção “Sampa” de Caetano Veloso. Assaltantes já conhecidos da comunidade ficam à espreita, circundando os quarteirões à espera dos clientes das lojas e restaurantes, e roubam objetos de valor —especialmente celulares e joias— quando percebem um sinal de desatenção. Chegam a pular em direção às janelas de ônibus que passam no cruzamento para agarrar os celulares de passageiros.
Questionado, Nunes destacou que apenas a reforma da esquina não é suficiente para atrair o turismo e que a prefeitura trabalha em outras frentes para a renovação do centro. A administração municipal aposta em renovar a iluminação, colocar mais guardas municipais nas ruas, atrair mais empresas para a região e revitalizar espaços públicos.
“É uma ação conjunta de atrair investidores para cá, ter um sistema de monitoramento inteligente, ter a GCM e a Polícia Militar atuando, poder fazer com que a questão urbanística aqui seja bem cuidada, as praças e as ruas, fizemos recapeamento”, disse o prefeito. “Todos nós juntos vamos dar nova vida ao centro.”
Entre as ações de segurança que Nunes defendeu nesta segunda-feira está o sistema de reconhecimento facial chamado “Smart Sampa”, cuja licitação foi suspensa pela própria prefeitura após críticas. O texto do edital continha o termo “vadiagem” e dizia que critérios como “cor e face” seriam levados em conta no monitoramento.
Segundo Nunes, um total de mil guardas-civis metropolitanos estão em fase de treinamento e devem entrar em atividade nos próximos meses. Com isso, ele diz, o efetivo da GCM chegará a 6.950 agentes.
O prefeito estava acompanhado na cerimônia do delegado Roberto Monteiro, chefe da 1ª Seccional de Polícia Civil, no centro. Monteiro comanda a Operação Caronte, que tem feito ações contra traficantes e usuários de droga da cracolândia.
“Creio que essa junção de esforços, de empenhos da Prefeitura de São Paulo, do governo do estado, da Segurança Pública, da comunidade e dos empresários vai fazer um centro melhor, um centro que está no nosso coração”, disse o delegado. “É desejo de todos que isso aconteça.”
A SSP (Secretaria da Segurança Pública) disse que o policiamento na região central, realizado pela Polícia Militar, será “reorientado com base nos índices criminais”. A secretaria informou que o número de policiais nas ruas foi ampliado desde maio, com uma operação batizada de Sufoco.
“O trabalho das polícias paulistas na capital, no mês de outubro, resultou em 2.475 prisões e apreensões de adolescentes infratores e 288 flagrantes de tráfico de drogas registrados. Foram retiradas das ruas 155 armas de fogo ilegais e apreendidas 7 toneladas de drogas no mês”, disse a secretaria.
A SSP disse que o caso citado do homem ferido após tentativa de assalto na avenida São João não foi localizado pela Polícia Civil e ressaltou que é “imprescindível o registro do boletim de ocorrência”.
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Carregando…
Carregando…
Vacilo no descarte de dados facilita ação de golpistas
CNI elabora Plano de Retomada da Indústria do Brasil
Risqué lança linha de esmaltes com ingredientes naturais, vegana e cruelty-free
Prática é diferencial de pós em Gestão de Negócios 100% online
Centro Universitário das Américas amplia acesso a cursos EaD
10 dicas para não se perder na escolha do curso EaD
Podcast discute função do advogado em um mundo de direitos conflitantes
Turismo e liberdade caminham juntos em Minas
Imunocomprometidos são mais suscetíveis à infecção pela Covid-19
Cânhamo vira diferencial para marcas sustentáveis; veja o especial sobre Cannabis
Prevenção de crimes no mundo digital é tema de podcast
Conceito open traz profunda mudança para o setor financeiro
Produtos nutritivos e oportunidade de renda ao alcance de todos
Por que a Rede D’Or é referência internacional em qualidade técnica
Colgate-Palmolive busca certificação de resíduo zero em todas as operações
Educar para um novo olhar e instruir para um novo saber
Exame previne câncer colorretal e trata doença inicial sem cirurgia
Igreja Maranata mostra sinais que anunciam volta de Jesus
Cartão de crédito versátil revoluciona pagamentos corporativos
Inteligência artificial e automação moldam o futuro das empresas
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Alexandre Silveira também deixa brecha para liberar emendas ainda em 2022
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Responsável por mudar o patamar da seleção portuguesa, camisa 7 já não é mais unanimidade
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Petista falou que emenda era a 'maior bandidagem já feita em 200 anos'; STF julga ações a partir desta quarta-feira
O jornal Folha de S.Paulo é publicado pela Empresa Folha da Manhã S.A.
Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Cadastro realizado com sucesso!
Por favor, tente mais tarde!