Ministro do STF Luís Roberto Barroso está em Foz do Iguaçu e vai tentar fugir do Brasil #boato – Boatos.org
Site de fact-checking destinado a desmentir notícias falsas e boatos na internet.
Boato – O ministro do STF Luís Roberto Barroso está em Foz do Iguaçu porque ele está tentando fugir para a Argentina por causa da intervenção militar.
Agora há pouco, o Boatos.org desmentiu uma fake news que apontava que o ministro do STF Alexandre de Moraes havia fugido do Brasil por conta da “intervenção militar”. Agora, vamos falar de uma história muito parecida que cita o ministro Luís Roberto Barroso.
De acordo com mensagens que circulam online, Barroso está em Foz do Iguaçu (cidade da fronteira do Brasil com a Argentina e Paraguai) e tem planos de fugir para a Argentina por conta da intervenção militar em nosso país. Leia a mensagem que está circulando online:
*BARROSO esta no hotel MABU FOZ DO IGUAÇU* Srs. Patriotas, vamos espalhar para chegar ao comando. Informações de que o Ministro Barroso está no Hotel MABU em Foz do Iguaçu. Esse Hotel fica na reta da fronteira com Poerto Igazu na Argentina. Esse VERME vai tentar fugir
A mensagem se espalhou muito em redes sociais e o print também pululou com força pelo WhatsApp. Porém, é falsa a informação que aponta que o ministro do STF Luís Roberto Barroso está tentando fugir do Brasil e foi para Foz do Iguaçu.
A mensagem já não ajuda muito. Ela tem características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. Além disso, o histórico recente de fake news de “coisas que estão acontecendo no Brasil” já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação.
Ao buscar por qualquer ida de Luís Roberto Barroso a Foz do Iguaçu, nada encontramos sobre o assunto. Com isso, entramos em contato com a assessoria do STF e recebemos a seguinte resposta sobre a fake news:
Tais informações não fazem o menor sentido. O ministro Barroso está em Brasília estudando processos importantes que estão na pauta desta semana. O STF alerta para a importância de não repassar dados publicados em perfis ou sites não confiáveis e com informações alarmistas.
Vale apontar que, ao contrário do que estão alardeando mensagens, não estamos perante uma “intervenção militar” ou qualquer golpe similar. Tudo que está circulando sobre o assunto é ficção e não tem qualquer relação com a realidade.
Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ministro do STF Luís Roberto Barroso foi para Foz do Iguaçu para tentar fugir para a Argentina. O ministro está em Brasília e a mensagem é uma fake news.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
Jornalista e caçador de falcatruas na internet